Negócios / Empreendedorismo - Como abrir um negócio na internet?
O e-commerce é hoje um investimento que vem atraindo tanto as grandes, quanto as
pequenas empresasAbrir uma loja no centro da cidade e vender roupas para os moradores, ou, quem
sabe, abrir uma loja virtual e vender os mesmos artigos para qualquer lugar do
mundo. Estamos falando do e-commerce, nome dado ao comércio através da web, que
vem ganhando cada vez mais espaço entre empresas e consumidores.
Certamente, a evolução da internet com tecnologias mais ágeis e interativas vem
proporcionando uma maior confiança e satisfação do consumidor com os serviços
das lojas virtuais. Dados apresentados pela e-bit mostram que as vendas
realizadas pela internet apresentaram crescimento de 27% no primeiro semestre
deste ano em relação ao mesmo período de 2008. Nesse período, o faturamento foi
de R$ 4,8 bilhões, e a estimativa é que esse valor ultrapasse os R$ 10 bilhões
até o final do ano.
O Diretor-Geral da e-bit, Pedro Guasti, relata que a segurança é um ponto forte
para esse crescimento. “Os internautas estão cada vez mais informados e
orientados a fazerem uma compra com segurança e a implementação de novas
ferramentas gerenciadoras de pagamentos online e de prevenção à fraude trouxeram
uma garantia a mais tanto para clientes quanto lojistas, potencializando as
oportunidades para lojas de pequeno e médio porte”.
Um exemplo que vem dando certo é a loja virtual ADMShop, veículo on-line
especializado em artigos voltado à Administração de Empresas e áreas afins, que
está no ar desde 2008. De acordo com o coordenador do ADMShop, Diogo Lins, desde
sua implementação, o portal está crescendo a cada mês. “Estava faltando no
mercado uma loja especializada em artigos feitos para nós, administradores, e
até para pessoas de outras áreas. O ADMShop veio suprir essa carência,
oferecendo produtos de alta qualidade e muito bom gosto, sempre tentando inovar,
fator imprescindível quando se trata de comércio eletrônico”, ressalta Diogo
Lins.
Natan Sztamfater, Diretor da PortCasa.com.br, ressalta que as outros fatores
também favorecem as vantagens do varejo on-line. “As facilidades de comprar a um
clique e receber o produto com a comodidade e agilidade proporcionada pela
internet aumenta a satisfação e a entrada dos consumidores no e-commerce. O
parcelamento é um ponto que chama muito a atenção, entrar na loja pela internet,
escolher o produto e poder parcelar também ajuda muito no crescimento do
comércio eletrônico. É a migração mesmo do real ao virtual”.
Natan Sztamfater enumera 12 dicas fundamentais para quem está querendo aderir ao
e-commerce. Confira!
1. Seriedade: Encare a venda online com muita seriedade, o nome é virtual, mas o
trabalho é real.
2. Especialização: Procure um nicho para explorar. Quanto mais específico o seu
negócio, maior a chance do sucesso na internet.
3. Concorrência: Fuja dos produtos vendidos em grandes magazines.
4. Investimento em tecnologia: Na hora de comprar a sua plataforma de loja
virtual, fique atento, nem todas são tão boas quanto parecem. Escolha muito bem
o seu parceiro. Tecnologia é muito importante para que uma loja online esteja
preparada para um rápido crescimento.
5. Formas de pagamento: inicie o seu site de vendas com o maior número de
parcerias (Visa, Mastercard, American Express, entre outros) para facilitar a
compra do e-consumidor.
6. Confiabilidade: Esteja na Ebit, consultoria que classifica lojas virtuais no
Brasil. Só assim, mesmo ainda pequeno, os clientes irão confiar na sua loja. Não
economize nos selos de segurança.
7. Teste seu portal: Antes de colocar o site no ar, faça testes e verifique se a
sua entrega chega em pelo menos três dias ao cliente. Fator importantíssimo para
satisfação do cliente.
8. Organização: Lembre-se dos pilares de um site de vendas: Atendimento ao
cliente, divulgação digital, logística e administrativo.
9. Marcas: Se alie a marcas reconhecidas em suas áreas de atuação para
conquistar confiabilidade do e-consumidor e oferecer produtos de qualidade.
10. Estoque: Cuide do seu estoque e da logística para atendimento ágil ao
e-consumidor. A primeira impressão é a que fica.
11. Atração e retenção de clientes: Invista em marketing e meça cada detalhe das
campanhas digitais, otimize as estratégias dia a dia.
12. Invista: Contrate uma consultoria especializada em vendas online, isso ajuda
muito o pequeno empreendedor a errar menos no início.
Então, se você está querendo entrar nesse ramo, lembre-se de ser inovador para
conquistar seus clientes. E caso você esteja querendo fazer a sua primeira
compra pela internet, verifique a confiabilidade do site. Boas compras!
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