Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Negócios / Empreendedorismo - Como abrir um negócio na internet? 

Data: 19/10/2009

 
 
O e-commerce é hoje um investimento que vem atraindo tanto as grandes, quanto as pequenas empresas

Abrir uma loja no centro da cidade e vender roupas para os moradores, ou, quem sabe, abrir uma loja virtual e vender os mesmos artigos para qualquer lugar do mundo. Estamos falando do e-commerce, nome dado ao comércio através da web, que vem ganhando cada vez mais espaço entre empresas e consumidores.

Certamente, a evolução da internet com tecnologias mais ágeis e interativas vem proporcionando uma maior confiança e satisfação do consumidor com os serviços das lojas virtuais. Dados apresentados pela e-bit mostram que as vendas realizadas pela internet apresentaram crescimento de 27% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2008. Nesse período, o faturamento foi de R$ 4,8 bilhões, e a estimativa é que esse valor ultrapasse os R$ 10 bilhões até o final do ano.

O Diretor-Geral da e-bit, Pedro Guasti, relata que a segurança é um ponto forte para esse crescimento. “Os internautas estão cada vez mais informados e orientados a fazerem uma compra com segurança e a implementação de novas ferramentas gerenciadoras de pagamentos online e de prevenção à fraude trouxeram uma garantia a mais tanto para clientes quanto lojistas, potencializando as oportunidades para lojas de pequeno e médio porte”.

Um exemplo que vem dando certo é a loja virtual ADMShop, veículo on-line especializado em artigos voltado à Administração de Empresas e áreas afins, que está no ar desde 2008. De acordo com o coordenador do ADMShop, Diogo Lins, desde sua implementação, o portal está crescendo a cada mês. “Estava faltando no mercado uma loja especializada em artigos feitos para nós, administradores, e até para pessoas de outras áreas. O ADMShop veio suprir essa carência, oferecendo produtos de alta qualidade e muito bom gosto, sempre tentando inovar, fator imprescindível quando se trata de comércio eletrônico”, ressalta Diogo Lins.

Natan Sztamfater, Diretor da PortCasa.com.br, ressalta que as outros fatores também favorecem as vantagens do varejo on-line. “As facilidades de comprar a um clique e receber o produto com a comodidade e agilidade proporcionada pela internet aumenta a satisfação e a entrada dos consumidores no e-commerce. O parcelamento é um ponto que chama muito a atenção, entrar na loja pela internet, escolher o produto e poder parcelar também ajuda muito no crescimento do comércio eletrônico. É a migração mesmo do real ao virtual”.

Natan Sztamfater enumera 12 dicas fundamentais para quem está querendo aderir ao e-commerce. Confira!

1. Seriedade: Encare a venda online com muita seriedade, o nome é virtual, mas o trabalho é real.

2. Especialização: Procure um nicho para explorar. Quanto mais específico o seu negócio, maior a chance do sucesso na internet.

3. Concorrência: Fuja dos produtos vendidos em grandes magazines.

4. Investimento em tecnologia: Na hora de comprar a sua plataforma de loja virtual, fique atento, nem todas são tão boas quanto parecem. Escolha muito bem o seu parceiro. Tecnologia é muito importante para que uma loja online esteja preparada para um rápido crescimento.

5. Formas de pagamento: inicie o seu site de vendas com o maior número de parcerias (Visa, Mastercard, American Express, entre outros) para facilitar a compra do e-consumidor.

6. Confiabilidade: Esteja na Ebit, consultoria que classifica lojas virtuais no Brasil. Só assim, mesmo ainda pequeno, os clientes irão confiar na sua loja. Não economize nos selos de segurança.

7. Teste seu portal: Antes de colocar o site no ar, faça testes e verifique se a sua entrega chega em pelo menos três dias ao cliente. Fator importantíssimo para satisfação do cliente.

8. Organização: Lembre-se dos pilares de um site de vendas: Atendimento ao cliente, divulgação digital, logística e administrativo.

9. Marcas: Se alie a marcas reconhecidas em suas áreas de atuação para conquistar confiabilidade do e-consumidor e oferecer produtos de qualidade.

10. Estoque: Cuide do seu estoque e da logística para atendimento ágil ao e-consumidor. A primeira impressão é a que fica.

11. Atração e retenção de clientes: Invista em marketing e meça cada detalhe das campanhas digitais, otimize as estratégias dia a dia.

12. Invista: Contrate uma consultoria especializada em vendas online, isso ajuda muito o pequeno empreendedor a errar menos no início.

Então, se você está querendo entrar nesse ramo, lembre-se de ser inovador para conquistar seus clientes. E caso você esteja querendo fazer a sua primeira compra pela internet, verifique a confiabilidade do site. Boas compras!



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Fábio Bandeira de Mello
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :