Carreira / Emprego - Coach, consultor, personal: por que surgiram esses profissionais?
Eles surgiram devido a uma lacuna existente no mercado de trabalho. Atuam
para ajudar outras pessoas a lidarem com situações corriqueiras ou com grandes
questões na carreira. Podem dar os conselhos que quiserem, pois são
'palpiteiros' conceituados. Quem são eles?
Personal stylist, coach, consultor de imagem e muitos outros profissionais que
têm como objetivo principal na carreira ajudar outros profissionais no mercado
de trabalho.
Como eles surgiram? Segundo o coach Renato Ricci, questões como o modo de se
vestir, de falar, de agir, tão exigidas no mercado de trabalho atual, não são
discutidas assiduamente no dia-a-dia. "Esses profissionais surgem da necessidade
que as pessoas têm de trocar informações".
O coach afirma ainda que a ajuda é importante porque é mais fácil promover uma
mudança em uma pessoa quando há troca de conhecimento.
A busca pelo serviço
Segundo explicou Ricci, as empresas não têm nem tempo nem dinheiro para
desenvolver a característica de um líder. Elas querem uma pessoa já formatada.
"A empresa não tolera que a pessoa não dê resultado num espaço curto de tempo",
explicou.
Embora a maioria pense assim, ainda existem aquelas que oferecem serviços de
coach e personal para ajudar a desenvolver um talento. "A empresa ainda dá dicas
ao profissional, com avaliação periódica, que mostre que ele precisa desenvolver
uma habilidade".
Quebra de paradigma
O que Ricci diz ser o mais interessante é que todo o tipo de profissional busca
essas ajudas. "Independente de a empresa pedir ou pagar", afirmou. A busca é
feita por quem precisa tomar uma decisão ou desenvolver uma habilidade.
E isso, de acordo com Ricci, independe de nível hierárquico. "Eu acho que existe
um paradigma de que só executivos e empresários procuram. No passado, eram mais
executivos e empresários, mas hoje é variável. Uma pessoa que acabou um estágio
e foi contratado busca esses profissionais", disse.
No caso dos mais jovens, porém, a iniciativa não parte deles. "É um pai ou uma
mãe que mostra que existe esse tipo de serviço. Mas pessoas de 18 a 23 anos
estão encarando essa ajuda de forma mais natural e quebrando o pensamento de que
quem procura é mais fraco".
Quem são eles?
O coach tem como objetivo principal treinar algumas habilidades do profissional.
"Nosso trabalho é fazer com que o cliente crie habilidades que o ajudem
profissionalmente. Muitas vezes, essa habilidade é conseguir tomar uma decisão
para fazer com que a carreira entre no eixo que ele deseja", explica Ricci.
Já a consultoria de imagem é um processo de desenvolvimento de habilidades e
conscientização da aparência, postura e comportamento social. Ela ajuda a
construir uma marca pessoal, para que o indivíduo seja notado.
"Algumas pessoas, por desconhecimento, acham que a consultoria de imagem é para
poucos privilegiados, mas o trabalho é acessível a todos, da dona de casa ao
empresário", disse Julia Bello, consultora de imagem que atua em Belo Horizonte.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Flávia Furlan Nunes
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