A excelência organizacional, grupal e pessoal resulta da conjugação de
múltiplos fatores, tais como: liderança, decisões, planos, recursos, trabalho e
espírito de equipe, comportamentos, habilidades e esforços. Esses elementos são
encontrados no âmbito da organização, da equipe e do indivíduo.
Neste artigo me ocupo apenas do fator equipe. Porém, no lugar de oferecer uma
definição unidimensional ("uma equipe é...") prefiro priorizar sete
características das equipes de alto desempenho:
1 - servir com excelência aos mesmos clientes;
2 - compartilhar valores, metas, planos, lideranças e recursos;
3 - conhecer e aprender a usar as capacidades de cada membro;
4 - comunicar, entender, agir e resolver problemas;
5 - cooperar para competir;
6 - aprimorar as capacidades individuais;
7 - manter constância de propósitos e de desempenho.
Essas características representam um conjunto de lições significativas para
apreender e aplicar com o objetivo de satisfazer clientes e, ao mesmo tempo,
criar uma equipe vencedora. Não basta juntar talentos individuais, treiná-los e
dotá-los de recursos modernos. É preciso construir e reconstruir continuamente a
eficácia da equipe.
O método de ATIVAÇÃO DE CONTEÚDO (aprender de dentro para fora com base em
conhecimentos existentes e experiência acumulada dos membros da equipe) e
HABITUAÇÃO (transformar aprendizagem em comportamentos rotineiros) que
desenvolvi junto com meus parceiros de negócio, tem mostrado-se uma ferramenta
eficaz para promover mudanças que os enfoques tradicionais de treinamento não
conseguem.
CLIENTES COMUNS são um componente obrigatório para definir uma equipe e
nortear os esforços. Todos nós possuímos vários clientes (externos ou internos).
O trabalho da equipe deve contribuir para o sucesso desses clientes. Conhecer as
necessidades, descobrir melhores formas de agregar valor, estreitar o
relacionamento, customizar produtos e serviços é a primeira lição no caminho do
alto desempenho grupal.
Servir com excelência exige COMPARTILHAR VALORES (éticos e profissionais),
METAS e PRIORIDADES (o que fazer), PLANOS (como fazer), LIDERANÇA (coordenação)
e RECURSOS (ferramentas).
Para atender os clientes com excelência a equipe deve CONHECER e APRENDER a
UTILIZAR as CAPACIDADES (pontos fortes) dos seus membros e a COMPENSAR os pontos
fracos, delegando tarefas e poder para as pessoas certas.
COMUNICAR, ENTENDER, AGIR E RESOLVER envolve interagir com os diferentes
públicos e interlocutores, falar e ser entendido, ouvir e entender. A
preocupação é com a troca e processamento de informações que façam o trabalho em
conjunto fluir sem atritos, mal-entendidos e outros ruídos.
COOPERAR PARA COMPETIR. Não sou contra a competição. Ela é humana, motiva e
incita à superação constante do desempenho individual, grupal e organizacional.
A tarefa do líder é orientar a equipe a competir contra os concorrentes pela
preferência dos clientes e inibir a competição interna contra colegas e outras
áreas de trabalho.
Na base de toda organização e grupo social encontramos indivíduos que com
seus dons contribuem para o sucesso nos negócios. Trata-se de um capital de
caráter individual que empregamos a favor dos clientes, da organização e da
equipe. Mesmo sendo o talento pessoal um dom, é preciso continuar a aprimorá-lo
em benefício dos clientes, da equipe e de nós próprios.
Estão lembrados que no início falei em lições? Pois bem, A CONSTÂNCIA DE
PROPÓSITOS E DE DESEMPENHO é a prova definitiva que a equipe fez a lição de casa
com disciplina, inteligência e determinação. A dinâmica de um time vencedor é
feita de consenso (clientes, metas e valores) e de diferenças (capacidades
individuais); como também é feita de indivíduos que se envaidecem quando
elogiados, mas mesmo assim, asseguram a consciência que as maiores realizações
de uma equipe ocorrem quando se abandona o hábito de atribuir créditos
individuais.
É como disse o lendário Henry Ford "Juntar-se é um início; manter-se unidos é
progresso, trabalhar juntos é sucesso".