Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Por que estimular a Diversidade? 

Data: 16/03/2010

 
 

Quando as empresas passaram a investir em Diversidade, alguns acreditavam que se tratava apenas de um modismo corporativo e que, logo, cairia no esquecimento. Contudo, a realidade mostra que quem apostou em formar equipes com profissionais com competências diferenciadas enfatiza que a Diversidade traz benefícios significativos ao ambiente corporativo. Vale ressaltar que muitas organizações conseguem mensurar o impacto da Diversidade no dia a dia organizacional através de ferramentas como, por exemplo, pesquisa de clima organizacional. A seguir algumas ótimas razões para as empresas investirem no "universo diverso".

1 - Quando a empresa conta com profissionais que apresentam uma bagagem de conhecimento e de experiências diferentes, no dia a dia essas pessoas tendem a se unirem para realizar as atividades. É nesse momento que o estímulo ao espírito de equipe faz-se presente.

2 - Conviver com pares que têm focos de visão diferenciados faz aflorar propostas diferenciadas e até mesmo surpreendentes para determinados colaboradores. Quando isso ocorre, as pessoas precisam defender suas propostas, suas idéias e para isso, é preciso que o funcionário saiba manifestar seu ponto de vista junto aos colegas de trabalho. O profissional precisa ser assertivo - competência comportamental muito valorizada pelo mercado.

3 - Ao ficar diante com uma equipe instituída em uma política da diversidade, não pode e nem deve dizer "sim" a tudo o que acontece em seu departamento, pois isso anula o potencial de cada indivíduo. A maioria das pessoas, que convive com um público diverso, perde da inibição porque sempre está manifestando sua opinião, inclusive os profissionais considerados tímidos.

4 - A disseminação e a troca conhecimentos entre os membros de uma equipe diversa é uma realidade comprovada. Supondo que um colaborador precise realizar um trabalho com outros colegas. Esses, por sua vez, pertencem às gerações "X" e "Y". Certamente a atividade agregará valor aos dois.

5 - A Diversidade possibilita ao profissional a capacidade para lidar com situações inesperadas e se adaptar a novas situações. Afinal, quanto mais amplo for o "leque" de colegas, mais contribuições diferenciais surgirão seja no campo técnico ou comportamental.

6 - Há que acredite que é o dono da verdade. Mas, quando o profissional convive diariamente com a Diversidade observa que sua realidade é apenas uma em um milhão e que todos (independentemente de sexo, idade, religião, raça) possuem experiências que podem levar uma pessoa a repensar seu comportamento diante de terceiros.

7 - As pessoas que convivem com um ambiente diverso estão em um ambiente propício ao desenvolvimento do potencial criativo. A troca de informações, de experiências sem dúvida alguma estimula a criatividade dos talentos.

8 - Existem profissionais que sempre conviveram com as mesmas pessoas e poucas foram as oportunidades de rever valores, quebrar paradigmas e até mesmo preconceitos. Quando convivem com colaboradores com outras experiências, expectativas de vida pessoal ou profissional vão ao encontro de novos aprendizados, pois sabem que sempre há algo a ser agregado à sua bagagem.

9 - Outro benefício gerado pela Diversidade é a melhoria do clima organizacional, o diverso abre as portas a amizades, aprendizados, experiências que quando "somados" são um estímulo significativo à motivação dos profissionais.

10 - Em um ambiente onde a Diversidade é comum que as pessoas revelem seus potenciais como, por exemplo, a liderança. Há gestor que só toma consciência do seu potencial para geris pessoas quando está diariamente com profissionais que exigem dele flexibilidade, doação, disposição para novos aprendizados, assertividade - todas essas características valorizadas em um líder.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Patrícia Bispo
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :