Pesquisa realizada pelo ISE (Instituto Superior da Empresa) aponta que 36%
dos diretores gerais e de RH (Recursos Humanos) que responderam ao estudo
consideram a pouca iniciativa por parte dos funcionários um dos problemas mais
relevantes para as empresas.
Segundo o professor do departamento de Gestão de Pessoas do ISE, Cesar
Bullara, a pouca iniciativa tem relação com o engajamento do colaborador, que só
se conquista quando a empresa também se engaja e se compromete com o
funcionário.
“A gente só se compromete naquilo que achamos que vale a pena, que nos
complemente de um modo, ou que a gente percebe um conjunto de valores”, disse
Bullara.
Interesse dos funcionários
De acordo com o professor, para o funcionário se comprometer com a empresa,
é necessário que haja três fatores, os quais a companhia precisa reconhecer:
salário, satisfação e enriquecimento pessoal.
A remuneração deve ser equivalente ao nível profissional do colaborador e a
satisfação, estar relacionada ao tipo de tarefa que o funcionário realiza. Além
disso, ele precisa sentir que o que faz vale a pena e que os valores da
organização têm relação com os seus.
Contratação
Para 68% dos diretores que responderam a pesquisa, contratar um funcionário
é o problema mais relevante. Isso porque é difícil encontrar uma pessoa adequada
para o cargo, ainda mais quando se trata da substituição de um profissional que
era valioso para a empresa.
Segundo o professor, essa dificuldade sempre estará presente, porque o
mercado está cada vez mais competitivo.
Outros problemas
Ainda na pesquisa, diretores gerais e de RH apontaram outros problemas, como
falta de compromisso por parte dos funcionários (27%), absenteísmo (23%),
dificuldade para conciliar trabalho e família (17%), resistência dos
funcionários à mobilidade geográfica (15%) e baixas por stress (9%).