Cartão de crédito - Dicas para evitar fraudes no uso do seu cartão de crédito ou débito
Cada vez mais os cartões de crédito e débito têm conquistado espaço como o meio
de pagamento preferido do consumidor ao sair às compras. Existem várias razões
que justificam a preferência do consumidor, que deve tomar alguns
cuidados simples, para evitar a ação de fraudadores.
Na maioria dos casos, estamos falando de rever hábitos simples do dia-a-dia.
Manter o cartão em local
seguro, solicitar sua devolução logo após o uso em uma compra e conferir
se o cartão devolvido é realmente o seu, podem prevenir alguns golpes. A melhor
forma de prevenir qualquer problema é vigiar seu cartão o tempo todo, tratando-o
como um bem valioso.
Não compartilhe seus dados
Evite emprestar o seu cartão para terceiros e não forneça dados pessoais,
como senha e números de contas. Esse procedimento deve ser mantido mesmo em se
tratando de parentes e pessoas de confiança. Afinal, elas podem não ser tão
cuidadosas com o seu cartão, que pode acabar caindo em mãos erradas.
Grande parte das
fraudes acontece por descuido do próprio cliente que, sem querer,
compartilha seus dados pessoais. Esse é o caso, por exemplo, das pessoas que
respondem a e-mails fraudulentos pedindo informações e dados pessoais, pois
acreditam estar respondendo a uma solicitação do banco
emissor do cartão. Nunca é demais lembrar: as instituições financeiras
não pedem esse tipo de informação por e-mail. Na dúvida, antes de responder esse
tipo de mensagem, entre em contato direto com a instituição e informe-se sobre a
idoneidade da comunicação.
Evite passar o número do seu cartão de crédito, em voz alta, em locais públicos,
como aeroportos, shoppings etc. Fique atento: muitos ladrões ganham sua vida
perambulando em locais cheios de gente, à procura deste tipo de oportunidade.
Fique atento nas compras
Nunca deixe seu cartão como "garantia" em estabelecimentos comerciais: você
pode até conhecer o dono, mas não tem como garantir a idoneidade de todos os
funcionários.
Ao efetuar o pagamento em um estabelecimento comercial, procure olhar o que está
sendo feito com seu cartão. Preste atenção para ver se o funcionário não copia
dados de seu plástico ou se vai a um local afastado para efetuar a transação.
Nas compras feitas sem a presença física, como pela internet ou telefone,
confirme se a comunicação está realmente sendo feita com o estabelecimento
desejado. Só forneça dados do cartão após certificar-se da idoneidade do
solicitante. Se você não pretende comprar o produto ou contratar o serviço, não
forneça o número de seu cartão ou senha, independentemente da forma de
abordagem.
Anote os dados do seu cartão
Assim que receber o seu cartão de crédito ou débito, copie os números dele e
guarde-os em casa junto com o telefone da central de atendimento do banco
emissor. Esse telefone pode ser obtido na fatura do seu cartão, no verso do
cartão, ou no próprio site da instituição. Ter esses números em mãos facilita o
procedimento de bloqueio do cartão em caso de perda, ou roubo.
Caso seja necessária a substituição, desbloqueie o novo cartão e destrua
imediatamente o antigo. Não se esqueça de assinar no local indicado, para que o
lojista possa conferir com seu documento de identidade. Guarde todos os recibos
de suas compras, especialmente de caixas automáticos, supermercados e postos de
gasolina. Assim, ao receber sua fatura, você poderá examiná-la
cuidadosamente.
Cuide bem do seu amigo!
Para aumentar o tempo de vida de seu companheiro de compras, alguns cuidados
devem ser tomados. Em primeiro lugar, guarde seus cartões em local onde fiquem
protegidos do calor e dos raios solares.
Além disso, evite amassá-los e dobrá-los. O atrito com metais, inclusive clipes,
também não é indicado. Por fim, não danifique (riscos, contato com campos
magnéticos ou aparelhos eletrônicos etc.) a tarja magnética ou chip de seu
cartão.
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