Torne sua busca por emprego mais dinâmica e produtiva gerenciando
corretamente seu tempo. Siga dicas especiais e mãos à obra
Quando se está desempregado é mais fácil lidar com o tempo disponível para
cumprir tarefas e procurar trabalho, certo? Nem sempre. Organizar o tempo a seu
favor na corrida por uma vaga exige planejamento e disposição. Jaime Wagner,
fundador e diretor da PowerSelf, empresa especializada em administração do tempo
com foco no desenvolvimento pessoal, revelou ao Empregos.com.br
dicas preciosas de como aproveitar melhor o tempo na busca por uma recolocação.
Ele explicou que, hoje em dia, é possível identificar nas pessoas a “doença do
tempo”, que se manifesta das seguintes maneiras: falta de tempo, medo de perder
tempo e possuir tempo sobrando. “No caso específico da busca de emprego, é
preciso evitar o terceiro sintoma, quando a pessoa não sabe o que fazer com o
tempo que sobra”.
Antes de colocar em prática as dicas, é preciso estar realmente motivado e
disposto a fazer mudanças em seu comportamento. “O que não se pode fazer é
deixar-se paralisar pelo desemprego. A responsabilidade é toda sua. Não adianta
chorar, pois ninguém irá carregá-lo”. Portanto, faça uma profunda auto-avaliação
e mapeie as dificuldades a serem superadas. “A busca pelo emprego é um
empreendimento como outro qualquer, por isso você deve se conscientizar e andar
com as próprias pernas”.). Ainda segundo Wagner, “nenhuma pessoa tem tantas
limitações que a impeçam de se planejar melhor e conquistar seus objetivos”.
Se já estiver motivado suficientemente para transformar seu modo de lidar com
o tempo e tornar a busca por emprego mais ágil e promissora, confira as dicas e
boa sorte:
- Separar compromissos de ações: Uma coisa são compromissos
já agendados e que têm de ser cumpridos; outra são ações importantes, como
enviar currículos e pesquisar vagas, mas que você pode realizar sozinho e
planejar o momento de execução. Separar esses dois tipos de evento é uma das
chaves para dinamizar seu dia-a-dia e ajudá-lo a cumprir seus planos. O melhor a
se fazer é colocar os compromissos, como entrevistas de emprego e dinâmicas de
grupo já marcadas, em uma agenda (de preferência semanal) e as ações listadas em
um outro caderno. Assim, fica bem mais fácil planejar o dia seguinte ou até o
resto da semana.
- Priorizando as ações: Com os compromissos já agendados,
agora é hora de organizar o cumprimento das ações. Você deve listá-las de acordo
com sua importância ou urgência: classifique-as em “A” se forem importantes e
urgentes (que têm alto valor e prazo a serem cumpridas. Execute-as no mesmo dia,
de preferência); “B” quando possuem importância, mas têm limite de data
flexível; e “C”, quando não forem tão essenciais e pouco urgentes. Para ele, as
pessoas pecam na execução de tarefas do tipo “B”, pois acabam esquecendo-se
delas por causa do prazo mais longo – como uma inscrição de processo seletivo ou
concurso, por exemplo.
- Não estipular prazos: Não pense que ao decidir uma data
fixa para atingir seu objetivo você se sairá melhor. O prazo pode ser irreal e
frustrá-lo caso não consiga o tão sonhado emprego. Lembre-se, mais uma vez, de
que o fato de estar procurando trabalho já é um investimento – você está se
dedicando hoje para alcançar o resultado de amanhã.