Currículo (curriculum) - Currículo deve destacar realizações
Primeiro contato entre o candidato a uma vaga e o recrutador, o currículo
deve ser sucinto e destacar as principais competências do profissional e as
realizações alcançadas.
As preferências dos "head- hunters" na construção do currículo foram constatadas
em um levantamento da consultoria Right Management obtido com exclusividade pela
Folha. Consultaram-se 34 "headhunters" e empresas de "hunting" no final de 2007.
O estudo considerou principalmente os currículos de profissionais em nível
hierárquico de gerência média ou superior.
Consenso entre "headhunters" e gestores de recursos humanos, a apresentação
objetiva dos ganhos obtidos na carreira é item praticamente obrigatório. Para
97% dos consultados, o currículo deve destacar as realizações e os resultados
mais expressivos.
A maioria considera importante o detalhamento do número de liderados (85%), da
verba gerenciada (79%) e do reporte (64%) de cada experiência profissional.
"Isso dá uma dimensão do cargo. Só o título não informa o tamanho da posição",
afirma Elaine Saad, diretora-geral da Right Management.
Para Josué Bressane, diretor de recursos humanos da AGV Logística, é fundamental
que o documento mostre os números da carreira do profissional. "O candidato deve
dizer quanto reduziu em custos, melhorou em desempenho ou diminuiu em
"turnover'", explica.
A tática do engenheiro Dalton Wegner da Rosa, 31, foi a de ressaltar
qualificações e resultados no começo do currículo. "Tinha de me "vender"
melhor."
Deu certo: foi chamado para entrevista e obteve a vaga em uma empresa de
construção civil de Santa Maria (RS).
De acordo com Mariá Giulise, diretora-executiva da consultoria Lens & Minarelli,
o documento deve valorizar os aspectos fundamentais da trajetória profissional,
selecionados de acordo com a vaga que o candidato busca.
"Os currículos mais interessantes são os que mostram como a carreira evoluiu e
as competências adquiridas. É um olhar para o futuro: o que o profissional será
capaz de fazer."
O gerente da consultoria Page Personnel Igor Schultz destaca a importância da
concisão e da clareza. "O que mais atrapalha são informações não organizadas.
Temos de bater o olho e ver os nomes das empresas e a formação", aponta.
Referência:
Folha de S.Paulo
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