Carreira / Emprego - Revolução dos Processos: saiba como passar ileso por ela e manter o seu emprego
Quem está há algum tempo no mercado de trabalho já passou por diversas
revoluções e teve de se adaptar. Primeiro, foi a era da globalização, depois
veio a Onda da Reengenharia e agora é a vez da Revolução dos Processos.
Segundo o diretor da KPO Consulting, Paulo Almeida, por conta da referida
revolução, muita gente tem notado que o seu cargo foi repensado, reestruturado,
que suas funções foram alteradas e que, por conta disso, apareceram novas
atribuições.
Dessa forma, diz ele, a Revolução dos Processos tem feito com que muitos
trabalhadores se transformem em "process owner" (donos do processo, na tradução
livre), havendo, assim, a necessidade de se adaptarem.
Explicando a revolução
Mas o que caracteriza a chamada Revolução de Processos? Ainda de acordo com
Almeida, ela prevê uma aproximação maior entre a empresa e o consumidor, fazendo
com que a primeira trabalhe em prol do segundo. Dessa forma, explica, as
empresas saíram da visão vertical para uma visão horizontal.
"As empresas deixaram de ter funções para terem processos. Elas não visam mais
somente os objetivos internos de cada área e sim o todo, a relação da empresa
com o consumidor".
Sobrevivendo ao processo
Para que os profissionais saiam ilesos do novo processo e mantenham seus
empregos, Almeida tem algumas dicas:
- Não confunda atividade com processo. A primeira reflete o trabalho
isolado de cada pessoa na organização e a segunda descreve como a
organização funciona (ou deveria funcionar), para atingir os objetivos do
negócio;
- O cargo pode não refletir exatamente as funções a serem realizadas,
passando a ser apenas utilizado para fins de remuneração e natureza
profissional;
- O profissional terá de desempenhar mais de um papel ao mesmo tempo. Além
de ter de responder a mais de um líder: o funcional e o do processo;
- Seu colega de trabalho também é um cliente. Cada funcionário da empresa
é um cliente-fornecedor interno, que deve se esforçar ao máximo para
garantir tudo aquilo que seus clientes internos necessitam, bem como ser
tratado com respeito, dignidade, rapidez e qualidade;
- É preciso ter comportamento assertivo. O profissional deve aprimorar sua
forma de ver o mundo, seu etilo de comunicação, jeito de negociar, de
liderar e ter postura assertiva na prestação de serviços;
"O profissional deve saber que todo seu trabalho só tem sentido se puder ser
convertido em valor agregado para os clientes da empresa. Para ter sucesso nessa
revolução, é necessário abandonar ideias anteriores, traumas e fracassos do
passado. A visão por processos exige que cada qual se comprometa totalmente com
as inovações e as reestruturações implementadas", avalia o diretor.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Gladys Ferraz Magalhães
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