Carreira / Emprego - Liderança não se conquista: se constrói!
Quem exerce uma função de liderança, por exemplo, precisa ter consciência do
alcance de seus gestos e de suas palavras.Cada vez mais, o mundo fala em
competências - no plural. Isso significa que, além do pleno domínio de sua
atribuição principal, o profissional moderno deve apresentar qualidades
adicionais, que dizem respeito a fatores como postura, ética, resistência a
pressões etc.
Quem exerce uma função de liderança, por exemplo, precisa ter consciência do
alcance de seus gestos e de suas palavras. O líder é um guia, um exemplo para a
equipe. Queixar-se da empresa, agir com arrogância, explodir nos momentos de
crise ou "enrolar" os clientes são comportamentos negativos, decepcionantes, que
prejudicam o desempenho de todos.
Ninguém se torna supervisor, gerente, diretor ou presidente por acaso. Algum
diferencial importante fez aquela pessoa se destacar. No entanto, não basta ter
alcançado uma vitória: é preciso manter a conquista. Ninguém é o cargo que
exerce - a pessoa apenas está lá! Por isso, quem chegou a alguma posição precisa
se esforçar sempre, ou até mais, para não sofrer um declínio profissional - e,
quanto mais ambiciosas são as metas estabelecidas, maiores são os desafios
impostos.
O líder de uma equipe deve se empenhar continuamente na busca de bons
resultados. A ele cabe a responsabilidade de manter o grupo motivado e disposto
a fazer o melhor. Estudos indicam que conservar um cliente satisfeito demanda
metade do investimento necessário para captar um novo - por outro lado, trazer
de volta um contrato perdido custa o dobro do que foi gasto para conquistá-lo da
primeira vez. Os líderes que sabem disso e compartilham com a equipe o
compromisso de captar e manter clientes atingem os melhores resultados.
Por isso, tenha ou não um cargo de liderança, cultive e promova a paciência e a
habilidade para lidar com todos os tipos de pessoas - essas qualidades são
essenciais para dirimir crises! Incentive o envolvimento e o empenho, transforme
as crises em oportunidades e encare as críticas como alertas úteis, que
sinalizam a necessidade de aprimoramento.
Fomente também o respeito incondicional. Lembre-se: qualquer colaborador, por
mais humilde que seja, faz parte do todo, e sua contribuição positiva ajuda na
construção das vitórias conjuntas.
Não podemos esquecer que, além da importância da técnica, temos que, a cada dia,
investir mais nos treinamentos comportamentais. Muitas vezes, contratamos
colaboradores pela técnica, e os demitimos por comportamento.
O profissional do futuro deve estudar muito, e fazer com que seus colaboradores
se aprimorem. E, principalmente, ele deve se lembrar de que não existe "sorte"
na carreira: as vitórias dependem de dedicação, ética e resultados sustentáveis.
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