Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Em tempos de internet, como multiplicar negócios em tempo real? 

Data: 23/09/2009

 
 

Nunca se comunicou tanto e ao mesmo tempo, nunca houve tanta necessidade de comunicação. Seja quem for, grandes corporações, pequenos empreendedores, bandas de rock ou igrejas, todos, sem exceção intensificaram contato em tempo real e personalizado com seus pares, prospects, fiéis ou fãs.

Para isso, uma ferramenta foi eleita o recurso da vez: o email marketing. Por reunir um conjunto de benefícios, tanto para quem envia, quanto para quem recebe, seu uso cresce exponencialmente. Além de ser ecologicamente correto, mensurável e interativo, entre várias outras vantagens, quando usado com ética (leia-se: “opt-in” - para destinatários que autorizaram o recebimento) atinge resultados surpreendentes.

Entretanto, até por se tratar de uma possibilidade relativamente nova, ainda me deparo frequentemente com erros tão básicos que podem ser considerados verdadeiros “tiros nos pés”. Existem alguns passos e cuidados que são fundamentais para quem quer alcançar ou até superar objetivos.

Para começar, é necessário primeiro avaliar o que deseja comunicar, e para quem. Comunicar-se por e-mail exige seriedade, principalmente se o objetivo final for a efetivação de uma venda. Baseado em uma campanha específica, o próximo passo é criar a sua lista de emails, seu mailing.

Se você deseja se comunicar com fornecedores ou parceiros pode utilizar seu próprio cadastro. Caso o objetivo da campanha seja prospecção de clientes, é necessário montar a lista de endereços. Um bom caminho para isso é utilizar o seu próprio site, incentivando seus visitantes a se cadastrarem para receber novidades. Ou então, fazer promoções ou sorteios, sempre utilizando política de opt-in.

Contrate um bom serviço de envio de emails. Para isso, esteja atento ao provedor e recursos oferecidos, como o editor web para criar seu conteúdo (isso também pode ser feito por uma agência), a possibilidade de agendamento de horários de envio (para que sua mensagem sempre seja disparada exatamente no momento correto sem que para isso você precise ficar de plantão no computador) e os relatórios para acompanhamento de envios e leituras.

Para montar o conteúdo, peça ajuda a profissionais especializados para criar mensagem e design de qualidade. Isso não significa rebuscar, nem mesmo utilizar tecnologias caras. Mas, sim, enviar informações que efetivamente despertem o interesse do público que vai recebê-la.

Com a campanha em mãos, basta importar a sua base de e-mails para o sistema e agendar o horário de envio. A próxima etapa será avaliar o retorno usando as métricas que você desejar. Uma delas pode ser o acompanhamento de vendas até 48 horas após o envio, caso se trate de uma loja virtual, ou as respostas aos seus e-mails.

E uma dica de ouro: para maximizar as possibilidades de sucesso das suas ações na internet, explore todas as informações que você possui, agregando inteligência as suas decisões, comunicando-se com as pessoas que realmente possuem interesse no que você tem a comunicar, utilizando argumentos adequados e no momento certo.

Lance mão de todos os mecanismos possíveis para atualizar diariamente sua base de dados, como pesquisas de satisfação, relatório de estatísticas do seu site (caso o seu provedor não ofereça este recurso, utilize o Google Analytics, que é gratuito e muito eficiente), e informações coletadas durante os contatos com seus clientes.

De posse dessas informações, revise periodicamente as suas regras de negócio, tornando-as cada vez mais abrangentes e tratando todos os casos específicos de forma personalizada. Esse é um trabalho contínuo e cuja importância não deve ser subestimada.

Além disso, é sempre importante lembrar que email marketing é uma ferramenta de “relacionamento”. Ou seja, não há razão para que seja usada unicamente para oferecer produtos e serviços. Suas possibilidades são ilimitadas. E você só vai descobri-las a partir do momento em que lembrar a verdadeira razão de existir dessa importante ferramenta: a conquista “diária” de seu maior patrimônio, o cliente.



 
Referência: Administradores.com.br
Autor: Marcelo Safatle
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :