Carreira / Emprego - Em tempos de internet, como multiplicar negócios em tempo real?
Nunca se comunicou tanto e ao mesmo tempo, nunca houve tanta necessidade de
comunicação. Seja quem for, grandes corporações, pequenos empreendedores, bandas
de rock ou igrejas, todos, sem exceção intensificaram contato em tempo real e
personalizado com seus pares, prospects, fiéis ou fãs.
Para isso, uma ferramenta foi eleita o recurso da vez: o email marketing. Por
reunir um conjunto de benefícios, tanto para quem envia, quanto para quem
recebe, seu uso cresce exponencialmente. Além de ser ecologicamente correto,
mensurável e interativo, entre várias outras vantagens, quando usado com ética
(leia-se: “opt-in” - para destinatários que autorizaram o recebimento) atinge
resultados surpreendentes.
Entretanto, até por se tratar de uma possibilidade relativamente nova, ainda me
deparo frequentemente com erros tão básicos que podem ser considerados
verdadeiros “tiros nos pés”. Existem alguns passos e cuidados que são
fundamentais para quem quer alcançar ou até superar objetivos.
Para começar, é necessário primeiro avaliar o que deseja comunicar, e para quem.
Comunicar-se por e-mail exige seriedade, principalmente se o objetivo final for
a efetivação de uma venda. Baseado em uma campanha específica, o próximo passo é
criar a sua lista de emails, seu mailing.
Se você deseja se comunicar com fornecedores ou parceiros pode utilizar seu
próprio cadastro. Caso o objetivo da campanha seja prospecção de clientes, é
necessário montar a lista de endereços. Um bom caminho para isso é utilizar o
seu próprio site, incentivando seus visitantes a se cadastrarem para receber
novidades. Ou então, fazer promoções ou sorteios, sempre utilizando política de
opt-in.
Contrate um bom serviço de envio de emails. Para isso, esteja atento ao provedor
e recursos oferecidos, como o editor web para criar seu conteúdo (isso também
pode ser feito por uma agência), a possibilidade de agendamento de horários de
envio (para que sua mensagem sempre seja disparada exatamente no momento correto
sem que para isso você precise ficar de plantão no computador) e os relatórios
para acompanhamento de envios e leituras.
Para montar o conteúdo, peça ajuda a profissionais especializados para criar
mensagem e design de qualidade. Isso não significa rebuscar, nem mesmo utilizar
tecnologias caras. Mas, sim, enviar informações que efetivamente despertem o
interesse do público que vai recebê-la.
Com a campanha em mãos, basta importar a sua base de e-mails para o sistema e
agendar o horário de envio. A próxima etapa será avaliar o retorno usando as
métricas que você desejar. Uma delas pode ser o acompanhamento de vendas até 48
horas após o envio, caso se trate de uma loja virtual, ou as respostas aos seus
e-mails.
E uma dica de ouro: para maximizar as possibilidades de sucesso das suas ações
na internet, explore todas as informações que você possui, agregando
inteligência as suas decisões, comunicando-se com as pessoas que realmente
possuem interesse no que você tem a comunicar, utilizando argumentos adequados e
no momento certo.
Lance mão de todos os mecanismos possíveis para atualizar diariamente sua base
de dados, como pesquisas de satisfação, relatório de estatísticas do seu site
(caso o seu provedor não ofereça este recurso, utilize o Google Analytics, que é
gratuito e muito eficiente), e informações coletadas durante os contatos com
seus clientes.
De posse dessas informações, revise periodicamente as suas regras de negócio,
tornando-as cada vez mais abrangentes e tratando todos os casos específicos de
forma personalizada. Esse é um trabalho contínuo e cuja importância não deve ser
subestimada.
Além disso, é sempre importante lembrar que email marketing é uma ferramenta de
“relacionamento”. Ou seja, não há razão para que seja usada unicamente para
oferecer produtos e serviços. Suas possibilidades são ilimitadas. E você só vai
descobri-las a partir do momento em que lembrar a verdadeira razão de existir
dessa importante ferramenta: a conquista “diária” de seu maior patrimônio, o
cliente.
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