Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Finanças pessoais - Dica de uma milionária: quer ser rica? Saiba o que quer e trace um plano 

Data: 18/09/2009

 
 

Nada de cortar cartões de crédito, deixar de comprar o sapato que gostou ou deixar de fazer aquela viagem só para economizar. Para Kim Kiyosaki, autora do livro "Mulher Rica", ficar milionária não é abdicar das coisas boas da vida. Ao contrário, é viver a vida que se quer.

Porém, segundo Kim, muitas mulheres priorizam a sua vida financeira apenas quando passam por situações extremas, como um divórcio. "A qualidade de vida de uma mulher cai 45% no primeiro ano de separação", afirmou Kim, em palestra realizada na Expo Money 2009, em São Paulo.

No entanto, deixar a vida financeira em segundo plano não é apenas falta de interesse. "As mulheres não foram preparadas, como os homens, para cuidar de suas próprias finanças", considera. Por isso, para elas, o caminho rumo à riqueza parece ser mais árduo que para eles.

Caminho do ouro
Não tem jeito. Para Kim, ou as mulheres traçam um plano para alcançar a independência financeira concreta, ou vão continuar trabalhando o resto da vida para ter uma vida que não querem ou dependerão sempre de alguém.

Segundo a autora, que desistiu da carreira em Marketing para atuar no mercado imobiliário, não importa o lugar do mundo, os problemas que impedem que as mulheres sejam independentes financeiramente são parecidos. "Não é só o medo de errar, de perder dinheiro, é o medo de lidar com ele".

Porém, se conseguir ser rico fosse tão simples, todo mundo seria. "Precisamos entender o que queremos e traçar um plano", afirma. "Investir não é tão complicado quanto parece, só é preciso alguma educação financeira e empenho".

Para ser rica
Antes de colocar tudo no papel, Kim dá a dica: "o mais importante é saber qual investimento é melhor para você, mas é preciso que você goste, que você se interesse".

Para facilitar, ela lista quatro grandes investimentos possíves: negócios (investimento em empresas); mercado imobiliário; papéis (ações, títulos) e commodities. "Veja o que é melhor para você, o que se encaixa no seu perfil".

Kim afirma que investir "não é nenhum bicho de sete cabeças" e lembra que errar é normal e que é preciso aprender com os erros. "O primeiro investimento é sempre um salto no escuro".

Depois de definido o tipo de investimento que se quer fazer, é preciso entender tudo sobre ele. A autora ressalta que são necessárias muita pesquisa e informação sobre o investimento que você escolheu.

Além disso, para ela é preciso entender que não se acumula dinheiro apenas para gastar, é preciso ter fluxo de caixa. "A ideia é que entre mais dinheiro do que saia. É isso que vai te dar liberdade".

Autoconhecimento
Agora está tudo certo: você decidiu o investimento certo para você, começou a investir e entendeu que o volume de dinheiro que entra tem que ser maior do que o que sai. Vou ser rica? Não, ainda. Para Kim, tudo pode parecer certo no papel, mas na prática pode dar errado caso um detalhe não seja visto com atenção: olhar para si mesmo.

"É preciso entender que, para que a minha vida mude, eu preciso mudar", afirmou. "O mundo está mudando e se não mudarmos junto, vamos ficar trás". Por isso, antes de traçar seus planos rumo à riqueza, se pergunte: o que você mudaria na sua vida? O que é preciso para que ela mude? "A única pessoa que controla o seu destino é você", reforçou a milionária.

Mulheres brasileiras à frente
Kim comentou que as mulheres no mundo todo estão se tornando cada vez mais empreendedoras e as brasileiras não são diferentes. "As brasileiras tem grande espírito empreendedor e estão no caminho certo".



 
Referência: InfoMoney
Autor: Equipe InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Carreira / EmpregoQuase 90% das empresas concedem telefone celular! Saiba usar o benefício
Negócios / EmpreendedorismoZonas de conforto que destroem empresas
13° salárioCom planejamento financeiro, você pode multiplicar o seu 13º salário
Carreira / EmpregoNunca é tarde para recomeçar: saiba o que fazer para mudar de área
SaúdeCâncer de Próstata: como se prevenir?
Negócios / EmpreendedorismoAspectos fundamentais na construção de um processo de database marketing.
Negócios / EmpreendedorismoComo micro e pequenas empresas podem participar de uma licitação
Carreira / EmpregoVoltou a trabalhar na mesma empresa? Atente à postura!
Investimentos / FundosDicas: De consumidor a poupador
Investimentos / FundosNova regulamentação de títulos de capitalização