O uso do telefone no ambiente de trabalho possibilitou a otimização de tempo
na rotina de diversos profissionais. Porém, utilizar este aparelho, com bastante
frequência, por um longo período, pode trazer problemas de saúde.
De acordo com o médico otorrinolaringologista da Unifesp (Universidade Federal
de São Paulo), Manuel de Nóbrega, o uso excessivo do telefone por profissionais
pode causar problemas à saúde. "O profissional que utiliza muito o telefone pode
desenvolver um trauma acústico que causa uma dificuldade para ouvir e também
problemas de voz, como rouquidão, pigarro e tosses contínuas", exemplifica.
Telefone e os problemas auditivos
Na opinião do médico, o problema do uso contínuo do telefone pode ser amenizado,
se o profissional evitar o uso de fones de ouvidos ao utilizar o telefone, dada
a possibilidade de ele desenvolver problemas de audição, ficando com
dificuldades de escutar.
Se não houver jeito, pois o profissional precisa usar fones, o médico aconselha
que a pessoa busque um fone confortável e que cubra todo o seu ouvido, assim ele
evita o contato interno do fone com o ouvido.
Além disso, Nóbrega aconselha que o profissional procure fazer as suas ligações
em um ambiente silencioso e também conte com um serviço telefônico de qualidade,
no qual não haja problemas de ruídos ou interferências.
Telefone e os problemas vocais
No caso da voz, o médico aconselha que os profissionais devem procurar falar
normalmente, sem gritar e sem sussurrar. Outra medida que deve ser tomada é
evitar a exposição ao ar-condicionado. Além de tomar cuidados simples, como se
hidratar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas ou de bebidas geladas e não
fumar.
Se o profissional trabalhar em áreas que exigem o uso contínuo da voz, como é o
caso dos teleatendentes, o médico indica que este profissional procure um
fonoaudiólogo, que irá orientá-lo, indicando alguns exercícios vocais para
amenizar este problema.
Telefone e os problemas posturais
Outro tipo de problema de saúde que o profissional pode desenvolver com o uso
contínuo do telefone, segundo Luiza Cruz, professora de Educação Física e
coordenadora do Prêmio Nacional de Qualidade de Vida -ABQV (Associação
Brasileira de Qualidade de Vida), se refere à postura.
"Por ter o costume de usar o telefone de um lado só, a tendência é que a pessoa
apoie o telefone entre o ouvido e o pescoço. Ao ter esta atitude, por um longo
período, o profissional pode ficar com torcicolo ou com problemas posturais".
Para diminuir este problema, Luiza aconselha que o profissional atenda o
telefone ora usando o ouvido direito ora usando o esquerdo, além de trocar de
lado quando a ligação for longa. Outra maneira de evitar problemas posturais é
atender algumas ligações em pé, para manter a postura ereta. Por fim,
recomenda-se fazer alongamentos durante o dia.