Escrever a biografia já é uma prática comum entre profissionais que ocupam
cargos altos. No meio acadêmico, essa biografia é chamada de memorial. Trata-se
de um recurso interessante, que proporciona à empresa contratante o conhecimento
da personalidade do candidato. Este, por sua vez, transmite suas características
por meio dos acontecimentos que marcaram sua carreira.
Com a biografia, é possível observar o percurso de vida da pessoa, analisando
sua personalidade e os pontos fortes de sua vida, que são expostos de forma
implícita, garante a professora de MBA da Trevisan Escola de Negócios, Lilian
Graziano.
"Ao escrever um memorial ou uma biografia, o profissional registra todos os
desafios que já enfrentou, lembra das pessoas que o ajudaram, se dá conta de
detalhes que não percebia, e analisa suas dificuldades profissionais. Por isso,
esse material pode, inclusive, ser usado para coaching", explica a professora.
"Ele passa tudo a limpo, o que ajuda no auto-conhecimento e tem efeitos
terapêuticos."
Dicas
Qual é o momento certo para escrever uma biografia? Lilian explica que
somente pode escrever quem tiver "uma história para contar", ou seja, aquele
profissional que possui mais experiências, que traçou um longo e interessante
percurso profissional.
Na biografia devem transparecer os diferenciais do escritor. Ou seja, ele deve
contar, por exemplo, sobre a vez em que a empresa enfrentou uma crise que foi
superada graças à sua coragem e à sua visão. Isso conta pontos. O importante,
avalia Lilian, é não escrever frases como "eu sou determinado" ou "eu sempre me
saio bem das crises". "As características do profissional devem estar implícitas
nas histórias", sublinha.
Quando ajuda e quando atrapalha
Ela lembra também que, quando a biografia é escrita com a finalidade de
contratação, é vital "vender o peixe". Isso implica valorizar seus pontos altos.
"Se o candidato tem habilidade para liderar, deve escrever quais situações
demonstram isso", explica.
A biografia bem elaborada somente irá prejudicar o profissional que demonstrar
características que a empresa não está procurando. Por exemplo, caso ele possua
característica empreendedora, é provável que uma companhia com uma estrutura
hierárquica rígida não o contrate.