Conciliar o uso da razão e da emoção sempre é bastante difícil tanto na vida
pessoal quanto profissional. Mas, para o líder, quanto de razão ou de emoção ele
deve utilizar na suas decisões? O que é uma gestão racional e uma liderança
emotiva?
De acordo com o psicólogo e consultor sênior da Support Assessoria Empresarial,
Gilberto Moraes, cada vez mais questiona-se a necessidade de um espaço emocional
na empresa, sobretudo no caso daqueles que exercem um papel de liderança.
" Vivemos uma época na qual as empresas precisam de muita criatividade e
inovação. Essas são as tarefas às quais os líderes geralmente se dedicam mais,
para que possam responder e sobreviver às mudanças. Como se sabe, criatividade e
inovação não pertencem totalmente à esfera da mente racional, por isso a razão e
a emoção precisam ser utilizados com equilíbrio".
Liderança Racional x Emocional
Segundo o psicólogo, a liderança racional é aquela em que o comportamento dos
líderes baseia-se mais no controle da operação em curso, nas metas e no
planejamento, e menos na compreensão das necessidades das pessoas.
"Na verdade, creio que, na maioria das vezes, razão e emoção sempre estarão
envolvidas seja qual for a tarefa. Imagine, por exemplo, uma situação de
negociação ou a resolução de um conflito na empresa. Quanto de razão e quanto de
emoção são necessários para resolver o problema de maneira eficaz? Caso, o líder
haja de maneira exclusivamente racional certamente estará fadado ao fracasso".
Por isso, Moraes ressalta que as pessoas precisam compreender que a emoção não
existe para ser evitada, mas sim como um recurso a mais a ser gerenciado.
Programas de gestão
Muitas empresas costumam reunir seus líderes em um hotel para falar sobre as
metas e como esses deveriam agir para cumprir aquilo que a organização deseja.
Porém, na opinião de Moraes, quando esses líderes retornam para a empresa,
grande parte do conteúdo discutido é perdido e ninguém fala sobre o assunto.
"Isso ocorre porque boa parte desses programas não consideram as necessidades
individuais de quem participa".
Como conciliar razão e emoção?
Moraes acredita que a melhor forma de conciliar a razão e a emoção para um líder
é se conhecendo, bem como compreendendo as necessidades de seus colaboradores.
"O primeiro passo é conhecer você mesmo. Depois, tente também compreender as
pessoas, com as quais você, líder, trabalha, desenvolvendo a empatia e a
humildade. O resto deve acontecer naturalmente".