Todo empreendimento tem um nicho do mercado em sua mira. Seja qual for seu
produto ou serviço, ele sempre será direcionado a uma parcela da população em
função de certas características e necessidades.
Comunicar adequadamente seu nicho a seus clientes potenciais é um passo
crucial em sua estratégia de marketing. Não estou falando de frases de efeito,
engraçadas ou chamativas… trata-se de descrever objetivamente seu foco para
criar um vínculo imediato com seu público.
No excelente Blog “Discovering Your Inner Samurai“, a Dra Susan L. Reid nos
oferece, de forma simples e prática, dicas para criar sua declaração de nicho.
Seguem as dicas, em português:
Uma Boa Declaração de Nicho
- Destaque o que seu produto ou serviço tem de especial.
- Expressa a singularidade de seu negócio
- Explica “Quem somos e qual é nosso compromisso de entrega de valor”.
O Que Fazer e o Que Não Fazer
- Explicite claramente o nicho-alvo de seu negócio
- Descreva explicitamente o problema que seu produto ou serviço resolve
(para que o potencial cliente automaticamente se identifique neste cenário).
- NÃO use palavras demais ou rebusque o texto
- NÃO tente ser tudo para todos – equivale a não ser nada para ninguém.
4 Coisas que Devem ser Incluídas na Declaração de Nicho
- Seu Nicho
- O problema de seus clientes
- Sua solução para esse problema
- Sua promessa
Exemplo
“Eu trabalho com mulheres iniciando um negócio em casa pela primeira vez, que
se sentem motivadas mas não sabem por onde começar. Se você está pronta para
tomar os primeiros passos para ter seu próprio negócio, eu posso ajudar a
decidir qual negócio é melhor para você, ajudá-la a identificar seu nicho de
mercado e preparar seu negócio para lançamento.”