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Negócios / Empreendedorismo - Declaração de nicho 

Data: 01/02/2009

 
 

Todo empreendimento tem um nicho do mercado em sua mira. Seja qual for seu produto ou serviço, ele sempre será direcionado a uma parcela da população em função de certas características e necessidades.

Comunicar adequadamente seu nicho a seus clientes potenciais é um passo crucial em sua estratégia de marketing. Não estou falando de frases de efeito, engraçadas ou chamativas… trata-se de descrever objetivamente seu foco para criar um vínculo imediato com seu público.

No excelente Blog “Discovering Your Inner Samurai“, a Dra Susan L. Reid nos oferece, de forma simples e prática, dicas para criar sua declaração de nicho.  Seguem as dicas, em português:

Uma Boa Declaração de Nicho

  • Destaque o que seu produto ou serviço tem de especial.
  • Expressa a singularidade de seu negócio
  • Explica “Quem somos e qual é nosso compromisso de entrega de valor”.

O Que Fazer e o Que Não Fazer

  • Explicite claramente o nicho-alvo de seu negócio
  • Descreva explicitamente o problema que seu produto ou serviço resolve (para que o potencial cliente automaticamente se identifique neste cenário).
  • NÃO use palavras demais ou rebusque o texto
  • NÃO tente ser tudo para todos – equivale a não ser nada para ninguém.

4 Coisas que Devem ser Incluídas na Declaração de Nicho
 

  • Seu Nicho
  • O problema de seus clientes
  • Sua solução para esse problema
  • Sua promessa

Exemplo

“Eu trabalho com mulheres iniciando um negócio em casa pela primeira vez, que se sentem motivadas mas não sabem por onde começar.  Se você está pronta para tomar os primeiros passos para ter seu próprio negócio,  eu posso ajudar a decidir qual negócio é melhor para você, ajudá-la a identificar seu nicho de mercado e preparar seu negócio para lançamento.”



 
Referência: Empreenda JA
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :