Carreira / Emprego - Às vezes, dói: como lidar com a verdade no feedback e nos negócios?
Apesar dos riscos, como o de ser mal compreendido pelos colegas, usar a
franqueza no ambiente de trabalho é sempre a melhor alternativa. Mas o
profissional deve tomar cuidado quando for falar a verdade.
"O que pode gerar problemas são as verdades provisórias e eventuais mentiras
camufladas de bons argumentos", afirmou o coach executivo e de equipes, Carlos
Cruz. Ele explicou que, quando é franco, o profissional tira as pessoas da
famosa zona de conforto e, por isso, elas ficam mais suscetíveis a conflitos.
De acordo com ele, o ser humano só diz o que é verdade ou mentira baseado no
próprio conhecimento, na experiência vivida e no que ele acredita. No ambiente
de trabalho, porém, é preciso ter como referência os fatos para comunicar as
verdades em mente.
No feedback
O feedback é um momento propício para falar a verdade. O processo só se torna
útil, porém, se alguns cuidados são tomados:
- Seja descritivo, e não avaliativo: evitar julgamento ao relatar uma
situação reduz a necessidade de se reagir defensivamente;
- Quebre a resistência: reconheça algo positivo antes de dizer a verdade
ao outro, caso seja pertinente;
- Seja específico, ao invés de genérico: em vez de dizer a alguém "você
é...", descreva seu comportamento em determinada situação;
- Foque no comportamento que o outro pode modificar: caso contrário, terá
um colega de trabalho frustrado;
- Seja oportuno: dê um feedback logo após o comportamento em questão, mas
é importante observar a abertura do outro para ouvi-lo;
- Seja pontual: quanto mais objetivo for, mais impacto vai gerar e maiores
as possibilidades de melhorias;
- Seja franco: quanto mais franqueza tiver na comunicação e menos enrolar,
mais segurança você terá para falar a verdade.
Nos negócios, comunique a verdade quando for agregar valor ao trabalho e traga
informações úteis para o crescimento dos negócios. Além disso, lembre sempre de:
- Basear-se em fatos;
- Apresentar soluções, ao invés de relatar problemas;
- Evitar triangulação na comunicação, ou falar de um terceiro que não
esteja presente na reunião;
- Estimular o debate colocando hipóteses para as verdades em questão;
- Focar em resultados.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Flávia Furlan Nunes
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