Profissão que começou a se difundir no Brasil há cerca de quatro anos, o
coach - termo em inglês para treinador - ainda causa dúvidas quanto a sua função
e formação. De acordo com o gerente no Brasil da DDI (Development Dimensions
International), Neil Suchman, ele é como um psicólogo pessoal dos executivos,
mas não tem a relação baseada em encontros de terapia.
O coach surgiu porque as empresas viram que outras técnicas, como leitura de
livros e novos cursos, não adiantavam mais para o desenvolvimento dos
executivos. Porém, uma pessoa acompanhando esses profissionais diretamente seria
mais eficiente. "A função é ajudar de maneira pessoal o executivo. Para fazer
transições de uma responsabilidade para outra ou entre estratégias. O coach
ajuda para que [a transição] seja mais positiva. Para ter melhor resultado nos
negócios", afirmou.
O profissional ainda ajuda o executivo a se tornar um líder. "Porque uma coisa é
ser gestor e outra é ser líder". A diferença é que o primeiro precisa somente de
conhecimento técnico e de experiência, mas o líder precisa mostrar resultados
por meio das pessoas ou aprender como gerenciar os membros da equipe.
Procedimento
Em um primeiro momento, o coach faz o diagnóstico das competências e
personalidades do executivo. "Existem profissionais que fracassam por
características da personalidade e não por causa das habilidades, quando é muito
perfeccionista, irredutível ou quer ser o centro das atenção, por exemplo".
Depois, ele analisa e interpreta os dados coletados no diagnóstico, com base nas
responsabilidades da pessoa e nas estratégias do negócio, e ajuda com um
feedback. Os programas de coaching duram de seis meses a um ano e meio. No
começo, o profissional conversa a cada quinze dias e, com o tempo, a freqüência
vai diminuindo.
As análises devem levar a uma conclusão, que será concretizada em um plano de
metas para o profissional.
Formação
Em geral, trabalham com serviço de coaching profissionais que ocupam posições
gerenciais na área de RH (Recursos Humanos) ou que já estiveram à frente da
diretoria de multinacional. "Tem que ser uma pessoa com experiência de vida e
profissional, normalmente são sêniores. Deve entender muito bem do ser humano,
porque trabalha com pessoas, e fazer o papel de psicólogo".
Existem cursos internacionais para a profissão, como os da WABC (Worldwide
Association of Business Coaches) e da ICC (International Coaching Community). No
Brasil, existe o ICI (Integrated Coaching Institute), que também oferece cursos.
Mas, de acordo com Suchman, nada se compara com a experiência.