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Motivação - Colaboração faz toda a diferença 

Data: 25/11/2008

 
 
As organizações estão em constante processo de mudança e isso significa que, cada vez mais, é indispensável contar com equipes eficazes. Nesse contexto, cada empresa busca uma alternativa que seja condizente com sua realidade e cultura. Isso foi o que ocorreu no início de 2008, com a IT Mídia ao lançar a campanha “Colaboração – Atitudes que fazem a diferença” – uma iniciativa que tem como principal finalidade envolver todos os funcionários para a responsabilidade de alcançar os objetivos, ter ação de colaborar e realmente fazer a diferença.

A partir desse trabalho, a organização objetivou motivar, reconhecer e valorizar os resultados em todos os níveis. A IT Mídia é uma empresa de Mídias de Negócios. Oferece fornecimento de soluções integradas de comunicação, constituídas por publicações impressas e digitais, portais na Web, eventos segmentados por atuação de mercado, pesquisas e estudos setoriais. Atua ainda nos setores de maior crescimento na economia nacional e mundial: Tecnologias da Informação, Finanças e Saúde. Conta com 70 profissionais em seu quadro.

De acordo com Jemima Freitas, analista de RH, a campanha trabalhou três pilares: econômico, social e ambiental, pois a filosofia interna acredita que para crescer, a organização precisa ser sustentável. O incentivo veio da avaliação do impulso da valorização do potencial individual na busca pelos resultados e como isso impacta no todo, nos grupos. As pessoas, nesse caso, ficam alinhadas para onde a empresa vai e se comprometem, sentem-se motivadas a alcançar as metas, uma vez que fazem parte da estratégia corporativa.

Além da área de Recursos Humanos, o departamento de Marketing Corporativo também está diretamente envolvido na campanha “Colaboração – Atitudes que fazem a diferença”. O papel da área de RH é criar métricas para avaliação do envolvimento e do reconhecimento individual e por grupos na organização, trabalhando em conjunto com o Marketing Corporativo com ações para sustentação da campanha. A participação da diretoria financeira também tem sido importante para auxiliar as metas anuais, a definição de números e os percentuais de bônus.

A campanha – Na prática mensalmente ocorre uma avaliação para saber se a organização e a unidade atingiram os números desejados e se empresa também alcançou este número no mês. “A partir de então, elaboramos um quizz - um jogo de perguntas e respostas - e enviamos para os colaboradores responderem como o objetivo de realizarmos o reconhecimento por resultado. Premiamos apenas as unidades que trouxeram este resultado. Temos uma métrica para premiação que varia de acordo com o percentual atingido de 80, 90 e 100%. Distribuímos pontos que podem ser trocados por prêmios do site ou os colaboradores fazem a troca dos pontos por premiação em dinheiro”, explica Jemima Freitas.

Paralelamente, a IT Mídia desenvolveu mais dois projetos: Profissional do Futuro, que é um projeto de Responsabilidade Social que fica sob a responsabilidade do Marketing Corporativo e ações para o pilar Ambiental, no qual atualmente são trabalhados os 5Rs - um dos conceitos mais novos no setor ambiental, ou seja: Repensar, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Reduzir. Em julho, para incentivar o “Reduzir”, foi realizada uma ação de entrega de um squizze para todos os colaboradores com o objetivo de reduzir a utilização de copos plásticos na IT Mídia. No entanto, referente ao pilar econômico, a maior meta é o atingimento do EBTIDA - que mostra o potencial de caixa de um negócio, pois indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais, que será mensurado no fechamento do ano.

Além das unidades entregarem os números trazendo também eficiência nos custos, individualmente, os colaboradores têm avaliações por objetivos que foram desenhadas juntamente com os gestores no início de 2008, que devem ser cumpridas ao longo do ano nos âmbitos organizacionais e autodesenvolvimento. Isso, comenta Jemima Freitas, traz um envolvimento significativo não só com a campanha, mas com a responsabilidade de cada com o alcance dos objetivos. A chave da campanha é a comunicação, ou seja, não deixar as pessoas esquecerem o tema, permear a iniciativa com todas as outras ações internas possíveis. Para acompanhar todo esse trabalho foi desenvolvido um cronograma anual com ações que podem ser realizadas.

As premiações – A campanha “Colaboração – Atitudes que fazem a diferença” oferece premiações através de pontos, semelhantemente às milhas acumuladas através das linhas aéreas. Existe um hotsite, onde o funcionário pode escolher prêmios no catálogo ou também transformar os pontos em dinheiro e retira-los em forma de cartão. “Os colaboradores tem acesso a um catálogo de prêmios chamado ‘O melhor da Vida’, que traz premiações como, por exemplo: vôo de balão, massagem a quatro mãos, aula de mergulho, aula de circo, um jantar em um restaurante diferente, SPA, vôo de planador. São coisas que geralmente não compramos, mas com certeza se temos oportunidade de acesso, proporcionará uma experiência única, um prêmio. Como os pontos são acumulativos, podem ser trocados a qualquer tempo e quantos mais pontos, melhores as experiências que se pode vivenciar”, complementa a analista de RH.

Segundo Jemima Freitas, a receptividade da campanha tem sido considerada muito positiva. Além de envolver todos os profissionais nos pilares ambientais e de responsabilidade social, a iniciativa também trouxe a valorização individual, pois as pessoas contam hoje não só com uma premiação mensal, mas têm grande expectativa no bônus anual. A organização, comemora ela, conseguiu trazer um tema que chama a atenção e, portanto, envolve os colaboradores. Quando questionada sobre os benefícios que a campanha “Colaboração – Atitudes que fazem a diferença”, a analista de RH destaque que essa ação trouxe uma conscientização da necessidade de sinergia entre as áreas, do trabalho grupal e individual de cada um, bem como estimulou o comprometimento das lideranças com o desempenho nos resultados.

A implantação – Como a Uma vez que a IT Mídia não tinha um programa Participação nos Lucros ou remuneração variável para toda companhia, inicialmente ocorreu uma discussão para decidir se a premiação seria realizada por níveis ou igualitariamente. A empresa optou por fazer um diferencial nos níveis táticos, gerenciais e estratégicos. “Tínhamos também uma dificuldade inicial com o Programa de Reciclagem em função da logística interna e maior conscientização dos colaboradores: esclarecer o que é ou não reciclável. Neste caso, ainda estamos trabalhando a importância da prática, reforçando o tema nas ações internas e contando com apoio de parceiros”, explica Freitas.

O programa da IT Mídia tem foi avaliado e para seus coordenadores possui um impacto positivo em virtude dos temas abordados e da adesão dos colaboradores, principalmente por que são levadas em conta ações individuais. A forma de mensuração ocorre através dos quizzes enviados, pois a organização procura fazer questionamentos relativos às dúvidas que possam surgir referentes à campanha e como as pessoas a estão entendendo. Também é disponibilizado um espaço para sugestões e críticas que são levadas em consideração cada vez que surgem.

Para manter os funcionários em total sintonia com a “Colaboração – Atitudes que fazem a diferença”, além do lançamento oficial, mensalmente são enviados boletins informativos sobre a campanha que abrangem todos os pilares. São veiculados dados financeiros, posicionamento da companhia versus as metas anuais, bem como ações como foco no lado ambiental, como o projeto de reciclagem e outras informações. Em datas comemorativas, por exemplo, no Dia das Mães a organização deu um presente que era feito de material reciclado, reforçando além da data um dos pilares da campanha.

Por fim, Jemima Freitas ressalta a importância de iniciativas como essas são relevantes para a Gestão de Pessoas, pois: incentiva a aproximação dos colaboradores com a liderança; estimula o alinhamento com as estratégias da companhia; permite a avaliação de como cada um contribui com a organização e como se vê dentro dessa estrutura, como percebe sua importância para as estratégias e resultados. “Principalmente na IT Mídia que temos um modelo de negócio diferenciado. Como temos avaliações individuais, também acompanhamos a evolução das pessoas na organização, conseguimos identificar quem realmente tem se destacado, afinal, como diz a chamada da campanha, as atitudes fazem toda a diferença. E tocamos em um ponto que vem cada vez mais sendo exigido nas organizações: o reconhecimento pelos resultados individuais”, conclui a analista de RH.



 
Referência: rh.com.br
Autor: Patrícia Bispo
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