As organizações estão em constante processo de mudança e isso significa que,
cada vez mais, é indispensável contar com equipes eficazes. Nesse contexto, cada
empresa busca uma alternativa que seja condizente com sua realidade e cultura.
Isso foi o que ocorreu no início de 2008, com a IT Mídia ao lançar a campanha
“Colaboração – Atitudes que fazem a diferença” – uma iniciativa que tem como
principal finalidade envolver todos os funcionários para a responsabilidade de
alcançar os objetivos, ter ação de colaborar e realmente fazer a diferença.
A partir desse trabalho, a organização objetivou motivar, reconhecer e
valorizar os resultados em todos os níveis. A IT Mídia é uma empresa de Mídias
de Negócios. Oferece fornecimento de soluções integradas de comunicação,
constituídas por publicações impressas e digitais, portais na Web, eventos
segmentados por atuação de mercado, pesquisas e estudos setoriais. Atua ainda
nos setores de maior crescimento na economia nacional e mundial: Tecnologias da
Informação, Finanças e Saúde. Conta com 70 profissionais em seu quadro.
De acordo com Jemima Freitas, analista de RH, a campanha trabalhou três
pilares: econômico, social e ambiental, pois a filosofia interna acredita que
para crescer, a organização precisa ser sustentável. O incentivo veio da
avaliação do impulso da valorização do potencial individual na busca pelos
resultados e como isso impacta no todo, nos grupos. As pessoas, nesse caso,
ficam alinhadas para onde a empresa vai e se comprometem, sentem-se motivadas a
alcançar as metas, uma vez que fazem parte da estratégia corporativa.
Além da área de Recursos Humanos, o departamento de Marketing Corporativo
também está diretamente envolvido na campanha “Colaboração – Atitudes que fazem
a diferença”. O papel da área de RH é criar métricas para avaliação do
envolvimento e do reconhecimento individual e por grupos na organização,
trabalhando em conjunto com o Marketing Corporativo com ações para sustentação
da campanha. A participação da diretoria financeira também tem sido importante
para auxiliar as metas anuais, a definição de números e os percentuais de bônus.
A campanha – Na prática mensalmente ocorre uma avaliação para saber se
a organização e a unidade atingiram os números desejados e se empresa também
alcançou este número no mês. “A partir de então, elaboramos um quizz - um jogo
de perguntas e respostas - e enviamos para os colaboradores responderem como o
objetivo de realizarmos o reconhecimento por resultado. Premiamos apenas as
unidades que trouxeram este resultado. Temos uma métrica para premiação que
varia de acordo com o percentual atingido de 80, 90 e 100%. Distribuímos pontos
que podem ser trocados por prêmios do site ou os colaboradores fazem a troca dos
pontos por premiação em dinheiro”, explica Jemima Freitas.
Paralelamente, a IT Mídia desenvolveu mais dois projetos: Profissional do
Futuro, que é um projeto de Responsabilidade Social que fica sob a
responsabilidade do Marketing Corporativo e ações para o pilar Ambiental, no
qual atualmente são trabalhados os 5Rs - um dos conceitos mais novos no setor
ambiental, ou seja: Repensar, Reutilizar, Reciclar, Recusar e Reduzir. Em julho,
para incentivar o “Reduzir”, foi realizada uma ação de entrega de um squizze
para todos os colaboradores com o objetivo de reduzir a utilização de copos
plásticos na IT Mídia. No entanto, referente ao pilar econômico, a maior meta é
o atingimento do EBTIDA - que mostra o potencial de caixa de um negócio, pois
indica quanto dinheiro é gerado pelos ativos operacionais, que será mensurado no
fechamento do ano.
Além das unidades entregarem os números trazendo também eficiência nos
custos, individualmente, os colaboradores têm avaliações por objetivos que foram
desenhadas juntamente com os gestores no início de 2008, que devem ser cumpridas
ao longo do ano nos âmbitos organizacionais e autodesenvolvimento. Isso, comenta
Jemima Freitas, traz um envolvimento significativo não só com a campanha, mas
com a responsabilidade de cada com o alcance dos objetivos. A chave da campanha
é a comunicação, ou seja, não deixar as pessoas esquecerem o tema, permear a
iniciativa com todas as outras ações internas possíveis. Para acompanhar todo
esse trabalho foi desenvolvido um cronograma anual com ações que podem ser
realizadas.
As premiações – A campanha “Colaboração – Atitudes que fazem a
diferença” oferece premiações através de pontos, semelhantemente às milhas
acumuladas através das linhas aéreas. Existe um hotsite, onde o
funcionário pode escolher prêmios no catálogo ou também transformar os pontos em
dinheiro e retira-los em forma de cartão. “Os colaboradores tem acesso a um
catálogo de prêmios chamado ‘O melhor da Vida’, que traz premiações como, por
exemplo: vôo de balão, massagem a quatro mãos, aula de mergulho, aula de circo,
um jantar em um restaurante diferente, SPA, vôo de planador. São coisas que
geralmente não compramos, mas com certeza se temos oportunidade de acesso,
proporcionará uma experiência única, um prêmio. Como os pontos são acumulativos,
podem ser trocados a qualquer tempo e quantos mais pontos, melhores as
experiências que se pode vivenciar”, complementa a analista de RH.
Segundo Jemima Freitas, a receptividade da campanha tem sido considerada
muito positiva. Além de envolver todos os profissionais nos pilares ambientais e
de responsabilidade social, a iniciativa também trouxe a valorização individual,
pois as pessoas contam hoje não só com uma premiação mensal, mas têm grande
expectativa no bônus anual. A organização, comemora ela, conseguiu trazer um
tema que chama a atenção e, portanto, envolve os colaboradores. Quando
questionada sobre os benefícios que a campanha “Colaboração – Atitudes que fazem
a diferença”, a analista de RH destaque que essa ação trouxe uma conscientização
da necessidade de sinergia entre as áreas, do trabalho grupal e individual de
cada um, bem como estimulou o comprometimento das lideranças com o desempenho
nos resultados.
A implantação – Como a Uma vez que a IT Mídia não tinha um programa
Participação nos Lucros ou remuneração variável para toda companhia,
inicialmente ocorreu uma discussão para decidir se a premiação seria realizada
por níveis ou igualitariamente. A empresa optou por fazer um diferencial nos
níveis táticos, gerenciais e estratégicos. “Tínhamos também uma dificuldade
inicial com o Programa de Reciclagem em função da logística interna e maior
conscientização dos colaboradores: esclarecer o que é ou não reciclável. Neste
caso, ainda estamos trabalhando a importância da prática, reforçando o tema nas
ações internas e contando com apoio de parceiros”, explica Freitas.
O programa da IT Mídia tem foi avaliado e para seus coordenadores possui um
impacto positivo em virtude dos temas abordados e da adesão dos colaboradores,
principalmente por que são levadas em conta ações individuais. A forma de
mensuração ocorre através dos quizzes enviados, pois a organização
procura fazer questionamentos relativos às dúvidas que possam surgir referentes
à campanha e como as pessoas a estão entendendo. Também é disponibilizado um
espaço para sugestões e críticas que são levadas em consideração cada vez que
surgem.
Para manter os funcionários em total sintonia com a “Colaboração – Atitudes
que fazem a diferença”, além do lançamento oficial, mensalmente são enviados
boletins informativos sobre a campanha que abrangem todos os pilares. São
veiculados dados financeiros, posicionamento da companhia versus as metas
anuais, bem como ações como foco no lado ambiental, como o projeto de reciclagem
e outras informações. Em datas comemorativas, por exemplo, no Dia das Mães a
organização deu um presente que era feito de material reciclado, reforçando além
da data um dos pilares da campanha.
Por fim, Jemima Freitas ressalta a importância de iniciativas como essas são
relevantes para a Gestão de Pessoas, pois: incentiva a aproximação dos
colaboradores com a liderança; estimula o alinhamento com as estratégias da
companhia; permite a avaliação de como cada um contribui com a organização e
como se vê dentro dessa estrutura, como percebe sua importância para as
estratégias e resultados. “Principalmente na IT Mídia que temos um modelo de
negócio diferenciado. Como temos avaliações individuais, também acompanhamos a
evolução das pessoas na organização, conseguimos identificar quem realmente tem
se destacado, afinal, como diz a chamada da campanha, as atitudes fazem toda a
diferença. E tocamos em um ponto que vem cada vez mais sendo exigido nas
organizações: o reconhecimento pelos resultados individuais”, conclui a analista
de RH.