Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Consumidor - Corte nos gastos? Nem todas as pessoas deixam de fazer compra emocional 

Data: 29/05/2009

 
 

Com a crise econômica, muito se fala sobre o corte nos gastos dos consumidores, que estão deixando de lado a compra de produtos considerados supérfluos e as marcas mais caras, para priorizar os produtos mais essenciais.

Porém, essa não é a única escolha das pessoas e muitas delas não desistem das compras emocionais nesse período. Não se trata de gastar sem pensar, cortando o que puder dos gastos considerados mais essenciais.

"Detectamos uma tendência que chamamos de 'Consciaction', ou seja, pessoas que estão economizando em produtos commodities - que não trazem tanto valor agregado ou emocional - para gastar mais com os que trazem valor emocional", considera o fundador e diretor-geral da Voltage, Paulo Roberto Al-Assal.

Consumidores são diferentes
Para o diretor, não se pode apontar um comportamento padrão para os consumidores, principalmente em um período de crise. "As nossas pesquisas mostram que há diferentes perfis de consumo e que os consumidores reagem de formas distintas diante da crise econômica. Alguns, inclusive, adotam um perfil de consumo diferente do convencional e mostram-se dispostos a experimentar; aproveitam a oportunidade de investir no novo, independente do preço", explica.

Para Al-Assal, essa tendência pode ser verificada em todas as classes sociais. "Nesse contexto, a propaganda e a construção da marca devem estar alinhadas a essa tendência, pois estamos na era do lado direito do cérebro, o lado emocional", completa.



 
Referência: Infomoney
Autor: Roberta de Matos Vilas Boas
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :