Carreira / Emprego - Confira os dez erros mais comuns na primeira reunião de negócios
Ser um profissional novo na empresa já é um desafio, afinal você não conhece
seus colegas de trabalho e precisa mostrar resultados. Neste ambiente diferente,
a primeira reunião de negócios pode representar um desafio e tanto.
"Antes da primeira reunião de negócios, o profissional precisa entender o objeto
da negociação, ou seja, ter clareza do que a empresa vai tratar naquele
encontro. Por isso, é fundamental que o novato saiba o maior número de
informações possíveis do interlocutor. Assim, se a reunião for com
representantes de outra empresa, procure conhecer o histórico e a missão desta
companhia", destaca o consultor do Idort/SP, José Nunes Gentil.
Além disso, o consultor listou os dez erros mais comuns que um colaborador pode
cometer na sua primeira reunião de negócios:
- Marca Registrada - Falar mais do que ouvir logo de cara pode
causar muita antipatia, o ideal é ser comedido;
- Silêncio Absoluto - Por outro lado, Gentil ressalta que não
participar da reunião ou fazer gestos involuntários durante o encontro, como
uma careta pode parecer falta de interesse;
- Confrontar - Ao invés de falar eu não concordo com isso, porque
não comentar o "e se nós...", mostrando outras possibilidades concretas para
o tema em discussão;
- Eu prometo! - Prometer e não cumprir é um erro bastante comum
para os iniciantes que querem mostrar serviço a qualquer custo;
- Racional demais - Imaginar que para que hajam mudanças na empresa
basta colocá-las no papel é um grande equívoco. O profissional precisa ter
consciência de que qualquer mudança gera uma alteração no comportamento da
equipe e deve estar preparado para isso. Exemplo: se a empresa opte por um
novo software, por mais que ele seja para aumentar a produção, levará um
certo tempo para que isso ocorra;
- Tudo no seu ritmo - As pessoas têm ideias diferentes e formas de
raciocínio diversas. Porém, em reuniões os novatos tendem a aceitar as
ideias ou projetos dos colegas que são mais parecidos com as suas
percepções, resistindo os antagônicos;
- Complexo de inferioridade - Decidir não opinar na reunião por ter
vergonha ou não se achar capacitado é bastante frequente para os novatos da
casa. Por isso, se você ficou com dúvidas de um processo discutido no
encontro, pergunte;
- Negociação é tudo igual - Achar que todo o seu conhecimento em
negociação pode ser aplicado à toda e qualquer discussão é um erro.
Lembre-se de que cada empresa possui a sua peculiaridade de mercado;
- No túnel do tempo - Comparar os métodos de negociação aplicados
na sua empresa anterior deve ser evitado. Mencione esses procedimentos
apenas se lhe for perguntado;
- Crer 100% nas opiniões - Um fato ou estimativa não há o que
contestar, mas uma opinião sim, por isso sempre consulte outros pontos de
vista sobre determinado assunto;
Como amenizar?
Cometeu algum destes tropeços? Uma das saídas para amenizar esses erros, segundo
o consultor, é pedir um feedback para dois ou três colegas que participaram da
reunião.
"Pergunte como foi a reunião e o que aquela pessoa achou do seu desempenho. Mas
cuidado! Se o ambiente no qual você convive parece uma guerrilha, não peça
feedback, pois você pode ter uma visão distorcida da sua participação", conclui
Gentil.
Referência:
InfoMoney
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Autor:
Luana Cristina de Lima Magalhães
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