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Carreira / Emprego - 10 formas de aumentar o seu valor corporativo 

Data: 12/12/2008

 
 

Conheça dez maneiras práticas e inteligentes de ser um profissional de autêntico valor para as empresas. Quando você tem mais a oferecer, é mais fácil melhorar sua situação profissional.

Não agüento mais essa história de 'pessoas com maior valor agregado'. Agregado a quê, meu filho? Veja bem, se o valor é agregado, é porque o valor foi anexado, ajuntado. Quer dizer, o valor não é da pessoa, é um apêndice, algo que não lhe pertence. E isso é bem diferente de pessoas com valor intrínseco, inerente. Pois são essas, de valor intrínseco, que realmente fazem a diferença.

Valor não é um penduricalho que forma o que a pessoa tem. Valor forma o ser. A gente até diz 'eis aí alguém que tem valor (ou de valor)'. Mas o que ocorre é que alguém tem valor porque 'é' de um jeito ou 'é' de outro. Porque seus hábitos, seus pensamentos, suas palavras, seu comportamento resultam em alguém que agrega mais produtividade, leveza, simpatia, rapidez, genialidade, inovação à empresa que trabalha ou à comunidade que convive. Veja, então, que a pessoa agrega conquistas à empresa por causa do valor que tem. As empresas ficam mais valiosas por causa dos talentos que têm em seus quadros. O correto, portanto, é dizer 'pessoas de valor agregam mais', e não 'pessoas têm valor agregado'. Já o valor inerente existe porque você agrega à sua vida novas competências e habilidades, atitudes positivas e mais conhecimento. Estamos certos, então?

Posto isso, vamos ver agora dez maneiras de você SER um profissional de maior valor e, conseqüentemente, agregar mais à sua empresa, ser disputado a peso de ouro. Não, a peso de diamante que, afinal, tem muito mais valor. Leia a lista abaixo e agregue essas práticas e idéias à sua vida, para que possas agregar mais à sua empresa, família e comunidade.

  1. Foque nos resultados: Desculpe-me, mas palavras são palavras, promessas são promessas, explicações são explicações, mas só o resultado quantifica e qualifica quem você é.
  2. Relacione-se: Escute-me! É impossível crescer sem harmonizar com os outros, aceitando-os como são, sejam eles colegas, superiores, liderados ou clientes.
  3. Coopere: Esteja sempre pronto a servir e ajudar os outros. Isso tem um impacto enorme na sua imagem.
  4. Seja proativo: Não espere. Antecipe-se, mova-se. Vá lá e faça.
  5. Aprenda: Atualize-se constantemente em conhecimentos gerais e específicos de sua função.
  6. Mude: Abra sua mente para o novo. E faça isso antes que você seja mudado.
  7. Inove: Pergunte-se constantemente 'e por que não?'. Use sua imaginação. Em tempos de crise, ela é mais valiosa que o conhecimento.
  8. Motive-se: Nada de esperar o melhor momento, a melhor circunstância para se sentir bem, para se motivar. Sinta-se bem a partir de seus pensamentos positivos, para assim criar bons momentos e circunstâncias melhores para sua vida.
  9. Discipline-se: Principalmente para determinar-se a fazer o que precisa ser feito, e não somente o que gosta de fazer.
  10. Comprometa-se: Não basta querer nem estar convencido de que algo precisa ser feito. Tem que se comprometer com a ação, aceitar que você precisa renunciar algo em benefício do que tanto deseja, do que tanto quer.
  11. Ame: É isso mesmo. Você precisa também desenvolver o amor. E a razão é simples. Quem ama faz melhor e faz pelos interesses corretos. E por amar tanto a possibilidade de fazer pelo outro, acaba fazendo mais. Ou você não notou que acabei por colocar 11 maneiras, ao invés de 10, como tinha prometido?


 
Referência: curriculum.com.br
Autor: Paulo Angelim - Você S.A
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :