Carreira / Emprego - 10 formas de aumentar o seu valor corporativo
Conheça dez maneiras práticas e inteligentes de ser um profissional de
autêntico valor para as empresas. Quando você tem mais a oferecer, é mais fácil
melhorar sua situação profissional.
Não agüento mais essa história de 'pessoas com maior valor agregado'. Agregado a
quê, meu filho? Veja bem, se o valor é agregado, é porque o valor foi anexado,
ajuntado. Quer dizer, o valor não é da pessoa, é um apêndice, algo que não lhe
pertence. E isso é bem diferente de pessoas com valor intrínseco, inerente. Pois
são essas, de valor intrínseco, que realmente fazem a diferença.
Valor não é um penduricalho que forma o que a pessoa tem. Valor forma o ser. A
gente até diz 'eis aí alguém que tem valor (ou de valor)'. Mas o que ocorre é
que alguém tem valor porque 'é' de um jeito ou 'é' de outro. Porque seus
hábitos, seus pensamentos, suas palavras, seu comportamento resultam em alguém
que agrega mais produtividade, leveza, simpatia, rapidez, genialidade, inovação
à empresa que trabalha ou à comunidade que convive. Veja, então, que a pessoa
agrega conquistas à empresa por causa do valor que tem. As empresas ficam mais
valiosas por causa dos talentos que têm em seus quadros. O correto, portanto, é
dizer 'pessoas de valor agregam mais', e não 'pessoas têm valor agregado'. Já o
valor inerente existe porque você agrega à sua vida novas competências e
habilidades, atitudes positivas e mais conhecimento. Estamos certos, então?
Posto isso, vamos ver agora dez maneiras de você SER um profissional de maior
valor e, conseqüentemente, agregar mais à sua empresa, ser disputado a peso de
ouro. Não, a peso de diamante que, afinal, tem muito mais valor. Leia a lista
abaixo e agregue essas práticas e idéias à sua vida, para que possas agregar
mais à sua empresa, família e comunidade.
- Foque nos resultados: Desculpe-me, mas palavras são palavras,
promessas são promessas, explicações são explicações, mas só o resultado
quantifica e qualifica quem você é.
- Relacione-se: Escute-me! É impossível crescer sem harmonizar com
os outros, aceitando-os como são, sejam eles colegas, superiores, liderados
ou clientes.
- Coopere: Esteja sempre pronto a servir e ajudar os outros. Isso
tem um impacto enorme na sua imagem.
- Seja proativo: Não espere. Antecipe-se, mova-se. Vá lá e faça.
- Aprenda: Atualize-se constantemente em conhecimentos gerais e
específicos de sua função.
- Mude: Abra sua mente para o novo. E faça isso antes que você seja
mudado.
- Inove: Pergunte-se constantemente 'e por que não?'. Use sua
imaginação. Em tempos de crise, ela é mais valiosa que o conhecimento.
- Motive-se: Nada de esperar o melhor momento, a melhor
circunstância para se sentir bem, para se motivar. Sinta-se bem a partir de
seus pensamentos positivos, para assim criar bons momentos e circunstâncias
melhores para sua vida.
- Discipline-se: Principalmente para determinar-se a fazer o que
precisa ser feito, e não somente o que gosta de fazer.
- Comprometa-se: Não basta querer nem estar convencido de que algo
precisa ser feito. Tem que se comprometer com a ação, aceitar que você
precisa renunciar algo em benefício do que tanto deseja, do que tanto quer.
- Ame: É isso mesmo. Você precisa também desenvolver o amor. E a
razão é simples. Quem ama faz melhor e faz pelos interesses corretos. E por
amar tanto a possibilidade de fazer pelo outro, acaba fazendo mais. Ou você
não notou que acabei por colocar 11 maneiras, ao invés de 10, como tinha
prometido?
|