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Negócios / Empreendedorismo - Mitos do Empreendedorismo 

Data: 30/05/2007

 
 
Existem muitas crenças errôneas sobre a atividade empreendedora. Estes mitos podem direcionar o empreendedor no caminho errado, tomando decisões que o torne parte das estatísticas de pequenas empresas com mortes prematuras. O objetivo deste texto não é detalhar as causas dos negócios mal-sucedidos, é esclarecer alguns dos mitos que existem mas são completa ou parcialmente falsos.

Mito #1: Uma idéia brilhante o tornará rico. Uma boa idéia é um ótimo começo e dá muito potencial a seu negócio, mas não é nem de longe uma garantia de sucesso. A execução da idéia é até mais importante do que a idéia em si. Uma idéia razoavelmente boa, mas bem executada, terá maior chance de sucesso do que uma idéia brilhante mal executada. Lembre-se de acompanhar todos os aspectos de sua empresa para garantir que sua visão não está indo para o buraco.

Mito #2: Construa um bom negócio e os clientes virão. Os clientes não virão… você precisa ir atrás deles. Não acredite que seu produto irá atrair magicamente compradores e investidores. Existem casos assim, mas são exceção à regra. Dê muita atenção às atividades de vendas e marketing de seu negócio.

Mito #3: Alguem roubará sua idéia se você não a proteger. É importante manter sua propriedade intelectual protegida, mas não torne isso uma neurose. Se você esconder sua idéia de todos, ninguém o ajudará ou investirá em seu negócio. Além disso, se sua idéia é tão original e revolucionária, dificilmente alguém vai copiá-la antes de que se torne um sucesso, e nesta altura você já estará muito à frente. Comparta, discuta, peça ajuda e ofereça parcerias e você terá oportunidade de crescer mais rapidamente.

Mito #4: Sua opinião importa. A opinião que importa é a do cliente! Se você acredita que seu negócio vai revolucionar o setor, deve fazer pesquisas de mercado para confirmar sua visão. Além disso, não tente convencer investidores a gastar dinheiro em você somente baseado em sua opinião. Mostrar empolgação e visão é muito importante, mas o que realmente convencerá os investidores serão os dados e estudos que você exibir em seu plano de negócios.

Mito #5: Modelos financeiros são furados. Os modelos financeiros não são perfeitos… na realidade são somente isso: modelos (que não conseguem prever todas as variáveis da realidade). No entanto, eles servem como uma ótima fonte de referência para entender mais sobre seu plano e sua viabilidade. Mito #6: O que você sabe é mais importante de quem você conhece. Claro que é importante ter conhecimento e idéias. Mas no que se refere a empreendedorismo, se você não tiver os contatos certos para investir em seu negócio, comprar seu produto e lhe ajudar no boca-a-boca, terá muitas dificuldades em chegar ao sucesso. Seus contatos e rede de relacionamentos são um dos ativos mais importantes de seu novo negócio.

Por isso, se você já tem um produto ou serviço, não gaste tempo aperfeiçoando os mínimos detalhes. Ao invés disso, invista seu tempo no relacionamento com pessoas que podem influenciar positivamente seu negócio. Além disso, se você está iniciando um empreendimento sem os contatos corretos, deve ter cuidado para não parecer interesseiro. Antes de tentar vender ou pedir algo, se dedique a criar uma relação de confiança, e ofereça um benefício antes de pedir um favor.

Não seja falso, porque suas reais intenções serão descobertas algum dia, e reconstruir sua imagem será muito mais difícil que mantê-la íntegra.

Mito #7: Seu mestrado ou doutorado é a chave do sucesso. Uma educação avançada irá lhe dar uma base para desenvolver seu produto e gerenciar seu negócio. No entanto, ainda existe uma distância considerável entre o que é ensinado em sala de aula e a prática do empreendedorismo. O empreendedor que se baseia em um conhecimento teórico para executar seu negócio pode passar por muitas dificuldades. Independente de seu grau de educação, você estar ciente que ainda tem muito por aprender e estar aberto a absorver o conhecimento que somente a prática traz.

Em alguns casos esta educação pode até atrapalhar o empreendedor, já poderá ficar cegado por fórmulas e métodos “comprovados” e insistir em ações erradas para seu negócio.

Mito #8: Vou precisar de muito dinheiro para abrir minha empresa. A menos que você queira iniciar uma indústria, isso não é verdade. Mais importante que o dinheiro é sua disposição para trabalhar intensamente. Muitos negócios podem ser iniciados com um investimento muito baixo, e enquanto você não vende seu produto ou serviço para reinvestir na empresa, terá que fazer o trabalho de várias pessoas. Parece difícil, mas se você não abraça seu empreendimento com 100% de sua energia, não terá sucesso… com ou sem dinheiro.

Mito #9: A idéia é a parte mais importante de meu plano de negócios. A idéia somente precisa ser boa, não excepcional. O mais importante é que você encontre a forma correta de executar a idéia, defina quem são e como conquistará seus clientes e planeje o crescimento do negócio. Você também precisa analisar os riscos existentes e como serão mitigados, qual será sua equipe de trabalho e como vencerá a concorrência.

Mito #10: Não ter concorrência é ótimo. Pelo contrário, é péssimo. A menos que sua idéia seja 100% inovadora e revolucionária, a ausência de concorrência pode ser um indicador que não há mercado para seu negócio. Sem concorrência você terá a tendência de acomodação, inovará menos e não dará a devida atenção ao cliente. O ideal é que você tenha concorrentes, mas saiba analisar seus pontos fracos e as brechas em seus serviços e produtos, e saiba explorá-los para ganhar mercado com uma oferta diferenciada e com maior valor agregado.



 
Referência: O gerente.com
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