Em tempos de instabilidade financeira, o ponto inicial para uma trajetória
profissional de sucesso é a elaboração de um eficiente plano de carreira. Mas
como elaborá-lo? O que avaliar?
De acordo com o diretor geral da Trabalhando.com.br, Renato Grinberg, traçar
metas, perceber qualidades pessoais e defeitos, além de trabalhar com a hipótese
de mudanças é importante neste momento.
Autoconhecimento
Para estabelecer um plano de carreira eficaz, Grinberg ressalta que o primeiro
passo a ser seguido é não só conhecer as suas habilidades, mas, sobretudo, suas
limitações.
"Avalie os seus valores, defeitos, conhecimentos, interesses, características
profissionais e pense em uma maneira de potencializá-los. No caso de fatores
negativos, como pouca paciência e ansiedade, é preciso entender porque eles
estão presentes e procurar controlar esses fatores".
Metas
Já o segundo passo para alcançar a tão sonhada ascensão profissional é criar,
planejar, pensar e repensar suas metas.
"Acredito que, nesta fase, o profissional deva enxergar longe. Com um objetivo
pré-estabelecido, fica mais fácil não desanimar diante de possíveis obstáculos.
Mire os seus sonhos e procure os meios para realizá-los", diz Grinberg.
De olho nas mudanças
Se, antes da crise mundial, já era esperado do profissional a elaboração de um
plano de carreira que contasse com o inesperado, agora, saber lidar com as
mudanças repentinas chega a ser uma questão de sobrevivência no mundo
corporativo. Na opinião do especialista, mesmo com objetivos estabelecidos, a
pessoa deve preparar-se psicologicamente para um obstáculo a mais ou uma rota
inesperada.
"Esteja certo de que você viverá diversas mudanças de paradigma no decorrer de
sua carreira, portanto celebre e aproveite essas mudanças para se destacar, no
lugar de resistir a elas. Características como flexibilidade, para conseguir
adaptar-se a ambientes diversos, e espírito empreendedor, que dá uma visão do
todo, são fundamentais para um bom profissional se destacar em sua carreira",
conclui Grinberg.