Você é um profissional com muitos anos de experiência e acha que precisa
reciclar seus conhecimentos? Você é um empresário que conseguiu prosperar, mas
encontra dificuldades para manter a empresa nos trilhos do sucesso? Está
começando a sua vida profissional e quer saber os desafios que terá pela frente?
Se você respondeu sim a pelo menos uma das questões acima, recomendo que leia
esse artigo com atenção, pois ele foi feito sob medida para você.
Vivemos uma época de grandes desafios em que tudo evolui rapidamente. As
pessoas mudaram, os clientes não são mais os mesmos, o modo de gerir empresas e
de ganhar dinheiro também não. Muitos dos que prosperaram tentam resistir às
evidências, como se manter na zona de conforto, fosse possível. A sabedoria de
mudar no tempo e na proporção exata são méritos de poucos. Já os que tentam
resistir a esse cenário, pagam, quase sempre, um preço bem alto. Não importa
qual seja o seu negócio. Ele será sempre um negócio de pessoas e não de produtos
ou serviços.
Durante mais de três décadas, tenho prestado consultoria a várias
organizações em todo o Brasil, entrevistado muitos executivos para posições
estratégicas e, em algumas ocasiões, servindo como coach a empresários
de sucesso. Quase sempre que sou solicitado é porque eles não conseguiram
resolver sozinhos os seus problemas. Até aí nenhuma novidade, pois é assim mesmo
que tem de ser. Afinal de contas, se percebemos o sintoma de uma doença o melhor
mesmo é procurar um especialista para diagnosticar, não é mesmo?
Mas, o que mais chama atenção, é constatar que a maioria das demandas é para
corrigir algo que não vem funcionando bem e poucas vezes para otimizar processos
que estão fluindo naturalmente. Isso induz a crer que estamos sendo mais
corretivos que proativos. Ou seja, como tendemos à zona de conforto, passamos
boa parte do tempo apagando incêndios, quando poderíamos poupar muito mais
energia se estivéssemos sempre realizando pequenos ajustes de rotas em direção
às demandas do mercado.
Você concorda que não vendemos mais produtos e sim soluções? Se você
concordou, e trabalha em uma empresa, vou lançar aqui um desafio: pegue, agora
mesmo, enquanto lê esse artigo, papel e caneta e relacione três ações em
andamento - não as que gostaria de implementar, mas que esteja realizando hoje -
que garantirão sintonia fina com os anseios dos seus clientes, fornecedores e
funcionários.
Feito isso, proponho que selecione mais três pessoas da organização (um
superior, um subordinado e outro do mesmo nível que você) e peça que façam o
mesmo. Daí, recomendo que verifique o seguinte: todos conseguiram identificar os
pontos sugeridos? Os itens afloraram com espontaneidade, ou vocês tiveram que
pensar um pouco antes de encontrá-los? Os tópicos relacionados foram
coincidentes ou houve divergências? Se o exercício revelou sintonia perfeita,
esteja certo de que há uma força motriz poderosa gerando sinergia para levá-lo
aonde deseja, porém se isso não aconteceu é melhor repensar o seu negócio.
Vou tentar ajudar na reflexão sobre o assunto. Partindo do pressuposto que
todos desejamos ter muitos clientes comprando de nós, que clamamos por um
negócio rentável e próspero, desejamos clientes para sempre etc, então sabemos
que respeitar o tempo deles - principalmente para os que vivem nos grandes
centros urbanos - é importante, não é mesmo? Daí, eu pergunto: o que estamos
fazendo para poupar o tempo do nosso cliente?
Recentemente, fui ao dentista para fazer exames preventivos. Marquei o
primeiro horário disponível pela manhã, às 7h30. Foi à forma que encontrei de
ter mais tempo livre para minhas atividades. Li quase tudo que havia na sala de
espera. Eram 8h30 quando ela entrou elegante, perfumada e com os cabelos ainda
molhados para começar o atendimento. Você acha que ela estava preocupada com o
meu tempo? Você acha que eu gostei de esperar tanto e, ainda por cima, ter que
mudar alguns compromissos? Você acha que eu pretendo ser um cliente fiel dela?
Acertou na mosca se respondeu não a todas as questões.
Anualmente, faço uma bateria de exames para saber das minhas condições de
saúde. Da última vez que o fiz, de posse dos exames e com antecedência de uma
semana, marquei a consulta. Chegando lá, também, tive que esperar quase duas
horas para ser atendido. Você acha que aquele médico estava preocupado com as
minhas necessidades? Provavelmente, ele achou que eu fosse seu paciente, mas na
verdade tudo que desejava seria ser seu cliente. Infelizmente, ele não entendeu
assim e, eu não tive outra escolha, senão cobrar dele as duas horas que fiquei
aguardando.
Minha esposa precisou trocar de carro e pediu-me que lhe ajudasse nesta
tarefa. Como não dispúnhamos de muito tempo para visitar as lojas, mantivemos
contatos, por telefone, com meia dúzia de vendedores no intervalo de uma semana.
Adivinhe quantos deles retornaram os nossos telefonemas para nos oferecer um
carro? Acertou se respondeu nenhum, até porque somente um dentre todos se
interessou em pegar o nosso número de telefone. Daí, eu pergunto: eles estavam
preocupados com o nosso problema? Acho que não, não é mesmo?
Nesses tempos, em que a qualidade dos serviços, o atendimento otimizado e o
desejo de manter clientes encantados são as palavras de ordem; ganha aquele cuja
atitude seja capaz de transformar visão em ação e desejo em realidade. E, nesse
contexto, ser apto a atrair para o seu lado pessoas proativas, motivadas, bem
preparadas e abertas a mudanças podem ser o limite entre o céu e o inferno.
Lembre-se que acompanhados vamos mais longe e se pudermos contar com gente
talentosa que vê nas dificuldades oportunidades, seguramente, iremos muito mais
longe ainda e felizes.