Define-se integração admissional a adaptação do novo colaborador em uma
organização, a que, para ele é um novo e diferente ambiente de trabalho. Todos
nós sabemos que devemos nos adaptar às mudanças, mas sabemos também que a
mudança, mesmo as que deveriam ser positivas, nos trazem medos, do que ainda não
se conhece ou do que não se sabe fazer. A situação da admissão no meio
organizacional é um exemplo de mudança positiva ao novo colaborador, porém é
inevitável que o mesmo sofra o temor da tão grande novidade que é o novo cenário
de trabalho.
A integração admissional não só visa amenizar o receio do desconhecido ao
novo colaborador, mas também visa dar todo o conhecimento sobre a organização.
Entre eles estão: histórico e visão da organização, missão e até os processos de
trabalho que atingirão o novo funcionário em suas atividades direta e
indiretamente.
Falhas frequentes na gestão da integração admissional -
Sabemos que um colaborador alinhado com a visão, missão e valores da organização
pode trazer muito mais produtividade em suas atividades e consequentemente a
toda empresa. Partindo desse ponto de vista, a missão, visão e valores éticos
esclarecidos aos funcionários devem ser fatores muito prezados para a Gestão de
Pessoas.
Quanto mais remadores de um mesmo barco remam para o mesmo lado, mais viável
fica o destino correto deste meio de transporte. Da mesma forma é a organização
em relação aos seus colaboradores. Quando todos estão com a mesma vontade,
"motivo de fazer" e mesma motivação, a organização está no caminho para chegar
aos bons resultados. E devemos lembrar que estes fatores que levam a organização
aos bons resultados são produzidos por iniciativas da própria empresa e uma das
ferramentas é a gestão da integração admissional.
A exposição da corporação para um novo colaborador não está relacionada ao
marketing interno. A integração deve ter como base informações fieis ao que
realmente é a organização em todos os aspectos, entre eles: clima
organizacional; processos internos de trabalho; cultura organizacional e valores
da organização que são, de fato, conservados pelos funcionários. Caso as
informações divulgadas na integração não sejam fieis, a empresa e sua Gestão de
Pessoas estarão propiciando uma contradição.
Um suposto exemplo é o fato de o colaborador ser informado na integração que
a questão do horário é muito prezada pela organização, porém quando este inicia
suas atividades nota que a atual equipe não preza este ponto tanto assim. No
suposto exemplo, como fica a imagem da organização na visão do colaborador
quando esta diz uma coisa irreal logo na admissão?
Definimos então, que a empresa é mais confiável na visão do funcionário,
quando prega somente o que vive do que quando a base da integração é o marketing
interno da organização que também deve existir.
Antecedentes da integração admissional - Como vimos acima, é
muito importante que a companhia, quando for gerir e formular a integração, não
se baseie em informações irreais e sim em coisas que realmente acontecem naquela
organização. Porém muitas vezes a organização não tem em mãos as suas próprias
características formadas ou formalizadas.
O primeiro passo na gestão da integração admissional é o relato do histórico,
dos valores, da visão e missão. A gestão destes itens é muito importante para a
gestão da integração e pode não ser muito fácil. Mas o estágio que realmente
dará trabalho será a integração das ideias tão conceituais da alta administração
com o cotidiano dos colaboradores.
Depois disso, é relevante o envolvimento da equipe. A seleção dos novos
colaboradores deve estar alinhada com a gestão da integração admissional.
Algumas das características dos candidatos deverão ser baseadas na visão da
organização. A boa gestão da integração admissional é diferencial competitivo.