Em qualquer projeto, de qualquer porte, o gerenciamento da comunicação é um
fator fundamental. Comunicação interna com a equipe, comunicação com o cliente,
comunicação com outros stakeholders do projeto.
A quantidade de ferramentas disponíveis para gerenciar esta comunicação é
enorme, suficiente para atender a qualquer gosto e necessidade. Em função das
características do projeto, certas ferramentas terão mais eficiência, eficácia e
aplicabilidade que outras. No entanto, uma ferramenta extremamente prática e
ágil que praticamente não vejo em projetos é o blog.
Como assim o blog? Aquele diário virtual?
Sim, é disso mesmo que estou falando. Até pouco tempo atrás, ao falar de
blogs era necessário explicar que não se tratava de algo de adolescentes, e que
muitas empresas e profissionais se beneficiam da ferramenta. Hoje em dia, isso
raramente é necessário. Grande corporações, pequenas empresas, consultores,
governantes, e qualquer outra categoria que você imaginar já adotaram o uso de
blogs na comunicação. Esqueça aqueles sites com textos corridos que machucam a
vista (e muitas vezes a mente)… estou falando de blogs com conteúdo e design
profissionais que não deixam empresa alguma passar vergonha.
Ainda assim, aonde estão os blogs nos projetos? Porque gerentes de projeto
não adotam esta ferramenta com maior frequência? Se os benefícios ou o uso não
estão claros, vou listar 3 possíveis categorias de blogs em projetos:
1) Comunicação Interna com a Equipe
Um blog seria especialmente útil para a comunicação com equipes grandes e
distribuídas. Informações importantes do projeto, atualizações das atividades,
orientações gerais, notícias setoriais importantes para o projeto, informações
sobre o cliente, entre outros, poderiam ser incluídos. O blog poderia ser
atualizado não apenas pelo gerente de projeto, mas também por outros membros da
equipe, seguindo uma estrutura pré-determinada de inserção de conteúdo. A
segurança seria garantida através do requerimento de senha para acessar o blog,
com níveis diferenciados de acesso.
2) Comunicação com o Cliente
O mesmo tipo de comunicação que pode ser feita com a equipe interna através
do blog pode ser feita com o cliente (e com a mesma segurança de informação e
controle de acesso). O blog é especialmente útil quando os contatos dos
clientes são diversos, distribuídos e com dificuldade de agenda. O blog se
torna um repositório de informações prático para consultas e comentários do
cliente.
3) Comunicação com Stakeholders
Seria o uso mais tradicional de um blog. Vamos supor que o projeto é um
grande empreendimento que trará benefícios para uma região, mas cuja construção
representa alguns aborrecimentos para a comunidade. O blog poderia ser usado
para comunicar as medidas de mitigação dos riscos, avisar sobre dias e horários
em que haverá mais barulho e movimentação de caminhões, e fornecer outras
informações importantes e úteis para o público. Este mesmo conceito pode ser
aplicado a qualquer outro tipo de stakeholder, sempre pensando em como o blog
pode ser usado em seu benefício, ajudando no apoio ao projeto.