Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Carreira / Emprego - Identificando e lidando com a Geração Y 

Data: 26/01/2009

 
 

Se você tem mais de 35 anos, atualmente é líder, tem subordinados super ativos, que não gostam de horários rígidos, te questiona em tudo o que você decide, adoram navegar na Internet, são ousados, amam trabalhar, mas não querem que o trabalho seja sua vida, cuidado! Na sua equipe podem ter jovens da Geração Y.

A Geração Y é composta por jovens de até 30 anos, que atingem posições de lideranças cada vez mais cedo. Geralmente, eles são muito responsáveis, adoram tecnologia, não gostam ou não têm paciência para trabalhos muito longos ou demorados. Aliás, para retê-los, divida os objetivos e/ou trabalhos em projetos - pois os mesmos têm começo, meio e fim, além de ter resultados mensuráveis e palpáveis - e, logicamente, cada projeto é encarado como um desafio, desenvolvendo fonte de grande vantagem competitiva e aprendizagem mútua.

O perfil desses profissionais é visto como inovador. Eles trabalham sempre com alegria - o mundo pode estar acabando que eles não se intimidam, continuam a se comportar com espírito de equipe, enfrentando os desafios com serenidade. Eles ficarão preocupados com a situação atual, mas não infelizes.

Uma característica marcante nessa geração é como eles visam a remuneração, pois isto é sinônimo de orçamento; salário é para obrigações. Eles gostam mesmo de bônus por meritocracia e premiação por destaque; ego é o que não falta para eles. Esses profissionais são movidos a feedback e à oportunidade de conquistarem a autonomia.

Essa nova geração tem resistência a trabalhar com rígidas regras de vestimentas, com formalismos exagerados. Esses colaboradores respeitam pessoas e organizações, e gostam de ser respeitados pelo caráter, pela criatividade, pela transparência, pela espontaneidade e, principalmente, por suas conquistas. "Ele se ‘subordina' a vínculos e não a cargos. Ele é mais auto-orientado que hetero-orientado; seu critério de julgamento, portanto, é a consciência e não a obediência" - João Baptista Brandão.

Além de ser muito objetiva, a Geração Y é uma equipe de resultados e não de processos, pois não tem paciência para muitas argumentações e desculpas complexas; quer chegar rápido ao "finalmente". Por isso, líderes dessa geração têm um papel muito importante: a função de "multiplicador com formador". Devem estimular e orientar, para que daqui a vinte anos também se tenha gestores mais plenos, profundos, complexos e maduros. Se você conseguir isso, não será apenas um "belo" líder. Em alguns casos, será também um mágico! (João Baptista Brandão).

Vale a pena desenvolver essa geração na sua equipe; desde que você não tenha medo de sombras, não se sinta ameaçado ou tenha receio de perder seu emprego. Pois, como ampla fonte de inovação, o perfil desses novos profissionais será o dos líderes de grandes corporações em um futuro próximo. O que certamente será um alvo de competitividade.

Não se assuste se alguns começarem uma reunião te chamando de "cara". Isso significa que eles têm cumplicidade com você. Também, pode sair no início de uma frase um leve "meu..." - às vezes com som de "meo". Isso não é falta de respeito, e sim a demonstração de certa confiança de seu subordinado com seu líder. Aliás, vá se acostumando, porque essas gírias irão virar vocabulário corporativo.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Fernanda Costa Oliveira
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
Turismo / ViagensMau atendimento, direitos e deveres do passageiro
Entrevista de empregoA ética ou a ausência dela na seleção de pessoal
Finanças pessoaisAnalfabetismo matemático pode ser a causa do descontrole financeiro
Finanças pessoaisFalta de diálogo sobre dinheiro revela imaturidade do casal
Negócios / EmpreendedorismoMitos do Empreendedorismo
Finanças pessoaisAdequar-se aos preceitos da sustentabilidade é mais fácil e barato do que parece
Carreira / EmpregoAprimore a carreira enquanto planeja a pós-carreira
Modelos de documentosRequerimento: Pedido de transferência de fundos para o exterior
Carreira / EmpregoProfissionais mais experiente x chefes mais novos: saiba como resolver os atritos
Banco / Cheque / ContaAbriu sua primeira conta bancária? Confira algumas dicas!