Os processos organizacionais modernos, ainda que embasados em tecnologia, são
todos decorrentes e dependentes de relacionamento humano. Nesse contexto a noção
de ‘empatia’ tem notável importância. Entretanto, para compreender sua
abrangência, precisamos refletir sobre os sentimentos (ou fenômenos sociais,
sim, porque só ocorrem na presença do outro) ‘antipatia’ e ‘simpatia’, que são
correlatos e igualmente importantes, porque freqüentemente ocorrem juntos.Uma
análise dos conceitos evidencia que:
Antipatia = Vem do grego, ‘antipátheia’, também chegou à nossa língua
e uso pelo latim, ‘antipathia’. Tem o seu significado, uso e aplicação a:
* Aversão espontânea e instintiva; repugnância.
* Com os significados de: 'em frente', 'de encontro a', 'ação contrária',
'oposição', 'contrariedade', 'contra': (antiácido, anticlerical,
antidemocrático).
* Significa 'do, ou pelo lado oposto, ou face oposta'.
Os sentimentos de antipatia podem facilmente derivar em constrangimento,
sabotagem, violência. Tem uma característica interessante porque, num primeiro
momento, ocorre de forma imediata e gratuita, isto é, sem conhecer a outra
pessoa. Só pode ser modificado pela interação e pela convivência.
Empatia = Tendência para sentir o que sentiria, caso estivesse na
situação e nas circunstâncias experimentadas por outra pessoa. Estado de
“sintonia” emocional e cognitiva com outra pessoa, atingido, especificamente,
através da compreensão da situação dessa outra pessoa a partir de dentro, ou
seja, do que essa situação significa para ela. A empatia pode preceder ou não à
simpatia. O papel da empatia é muito discutido, quer na nossa compreensão das
outras pessoas, quer nas nossas respostas éticas.
É uma projeção imaginativa dentro da situação de outra pessoa, especialmente
para a apreciação de suas qualidades emocionais e motivacionais (o que motiva
tal comportamento?). O contágio emocional, pelo qual alguém percebe a emoção
visível de outra pessoa, às vezes inconscientemente e sem referência à sua causa
ou ao seu “objeto”.
A empatia foi considerada uma precondição do pensamento ético e a maior
colaboradora para a união social e para o altruísmo, atribuição de estado
mental, uso da linguagem e interpretação. Comportamento que nos leva a entender
como a outra pessoa age ou pensar daquela maneira. Demonstra que concordamos com
a pessoa (pelo menos a princípio). Quando usamos a empatia reduzimos a carga
emocional, o que nos aproxima da pessoa e possibilita a explanação dos
argumentos.
Ao usarmos a empatia, o obstáculo permanecerá, pois ela apenas prepara para a
aplicação de outros argumentos que superarão o obstáculo.
Exemplos de como usar a empatia:
* Acho que compreendo o que o senhor quer dizer...
* É impossível censurá-lo por...
* Entretanto, seu ponto de vista...
* Este é um pensamento perfeitamente natural...
* Este é um ponto importante a considerar...
* Isto me parece que sim, mas...
* Muita gente tem sentido o mesmo...
* Muitas pessoas pensam assim...
* Penso exatamente como você a esse respeito...
* Poderia parecer, entretanto...
* Posso apreciar sua opinião sobre este ponto...
* Posso perfeitamente entender-lhe o sentimento...
* Posso ver, à primeira vista, porque o senhor...
* Provisoriamente isto sugere que...
* Sem dúvida, você tem boas razões para pensar assim...
* Sim, compreendo sua posição...
* Suas razões, sem dúvida, são bem fundamentadas...
Além dos comportamentos relacionados, há outros que podem ser usados
independentemente de como esteja agindo a pessoa, pois são mecanismos que ajudam
na conquista das pessoas ou na nossa aproximação.
Elogio – quando cumprimentamos a pessoa por alguma coisa que ela se
orgulha. Exemplo: seu filho é um excelente aluno. Nota: tem que ser verdadeiro!
Favor – quando, através de cuidados, amizade ou consideração pelo
cliente, fazemos gentilezas, além da obrigação. Exemplo: “mais tarde eu vou
passar próximo dali, se aceitar, posso levar o livro”.
Identificação – interesses comuns, tanto de natureza social quanto
profissional, que servem para nos aproximar da pessoa. Exemplo:
“coincidentemente, também gosto desse intérprete”. Nota: tem que ser verdadeiro!
Testemunha – palavras usadas para afirmar a aprovação dada por outras
pessoas ao nosso produto / serviço / trabalho ou o resultado positivo conseguido
por outro com o isso. Exemplos: “todos os egressos desse curso hoje ocupam
posições gerenciais”. Nota: tem que ser verdadeiro!
Aprendizagens possíveis:
* A capacidade de se colocar no lugar do outro;
* A percepção daquilo que as pessoas estão sentindo e passando;
* A habilidade de ouvir com carinho e atenção aquilo que estão nos comunicando
através de palavras, gestos ou atos;
* Apreciar e respeitar as diferenças: pessoas, raças, culturas, filosofias,
religiões, formas de pensar etc.
A prática da empatia é de grande importância para a convivência saudável e
harmoniosa entre as pessoas. É a verdadeira inteligência emocional em uso, o que
é importante para as pessoas serem bem-sucedidas nos relacionamentos pessoais e
profissionais.