No meio organizacional que exige cada vez mais dos profissionais, centralizar
atividades em torno de si pode significar o fracasso de um projeto ou mesmo
"comprar" uma passagem rumo ao estresse. Por essa razão, cada vez mais as
lideranças buscam descentralizar atividades e delegam aos seus subordinados
tarefas que quando somadas, resultarão em uma equipe que atenda às expectativas
da organização. O problema é que alguns gestores simplesmente "descarregam" as
atividades sem terem a preocupação de saber se o profissional conseguirá ou não
realizar o trabalho solicitado. A seguir algumas dicas que podem ajudar os
talentos da sua equipe a atingir ou superar metas.
1 - Antes de delegar uma atividade a um colaborador, veja se
ele realmente tem condições de realizá-la. Isso, porque ele pode estar com
outras ações que precisam ser entregues com urgência. Para que não ocorra
imprevistos e o trabalho não seja entregue na data prevista, converse com o
profissional.
2 - Para que o desempenho do colaborador seja positivo, o
gestor precisa determinar as prioridades. Caso contrário, a pessoa que recebeu a
atividade pode tentar fazer tudo "ao mesmo" tempo e não concluir trabalho algum
até as dadas estabelecidas.
3 - Quando delegar uma atividade, pergunte ao subordinado se
ele tem alguma dúvida. Reveja os pontos mais "delicados" a serem cumpridos.
4 - Ao repassar uma atividade ao membro da sua equipe, o
gestor deve estar disposto a ouvir o profissional, se durante o processo surgir
algum imprevisto que comprometa o andamento do trabalho. Mas, lembre ao
profissional que ele tem livre arbítrio para tomar iniciativas.
5 - Para atender a todos os profissionais que fazem parte da
sua equipe, estabeleça um dia e um horário em que eles poderão consultá-lo. Isso
evitará que questões pequenas acumulem-se e se tornem um problema grande no
final do percurso. Escolha um dia em que o movimento do seu departamento seja
mais tranqüilo, pois assim quem tiver dúvidas ou enfrenta alguma dificuldade,
terá a oportunidade solucionar pendências.
6 - Os canais de comunicação interna são "bem vindos" a
qualquer momento. Utilize, por exemplo, o e-mail corporativo, para disseminar
uma informação relevante ao andamento da performance da sua equipe.
7 - Os liderados também podem e devem utilizar o e-mail
corporativo para tirar dúvidas tanto com o gestor quanto com os demais colegas
de trabalho. Isso pode ser feito, caso a pessoa precise de algum documento que
pode ser enviado em anexo, por exemplo.
8 - Se uma atividade for prioridade absoluta e o volume de
trabalho do colaborador for significativo, nada impede que o gestor convide
outro liderado para dar suporte ao colega em enfrenta um "sufoco" temporário.
9 - O reconhecimento é um dos fatores que influencia os
membros da equipe a enfrentarem desafios e a superá-los. Por isso, na qualidade
de gestor, fazer um elogio a um membro da sua equipe pode fazer a diferença na
performance do profissional.
10 - Quando uma equipe conquista uma vitória, essa deve ser
celebrada entre todos os membros, já que cada um executa sua atividade para que
os objetivos sejam alcançados. Contudo, se um projeto não obteve o êxito
esperado, é o momento de o que ocorreu e isso também devem ser compartilhados
por todos, pois isso permitirá que novas estratégias sejam adotadas. Vitórias ou
erros fazem parte do dia a dia de qualquer empresa.