Este deve ser o maior sonho das empresas: contratar um profissional ideal.
Aquele que se enquadra perfeitamente dentro de um perfil para ocupar um
determinado cargo na empresa. Mas como e onde encontrar um profissional ideal?
Basta um currículo com excelentes cursos e experiência profissional? Muitas
empresas acreditam que isso não é o suficiente e optam por aplicar testes de
contratação para descobrir melhor o perfil do candidato.
Uma das opções do mercado é o Perfil Caliper, que consiste numa avaliação de
personalidade que analisa o potencial do candidato e a possível adaptação a um
cargo ou equipe. Geraldo Recchia, diretor-presidente da Caliper, diz que o
Perfil Caliper existe há 45 anos e foi criado nos Estados Unidos, de onde parte
todo o resultado do teste. Ainda segundo Recchia, são 150 questões que definem
as competências profissionais do candidato, como: liderança, tomada de decisões,
administração do tempo e outras.
Desde sua origem, o Perfil Caliper veio modificando-se e aperfeiçoando-se com o
tempo. E para a aplicação do teste há duas maneiras: pode ser aplicado pelo
método on-line, demorando cerca de uma hora e meia; ou no formato impresso
(questionário), levando cerca de duas horas para o candidato a um determinado
cargo responder as questões.
“Quem aplica o teste é o Departamento de Recursos Humanos da empresa. Hoje, as
concessionárias são as que mais procuram o nosso perfil”, comenta Geraldo
Recchia. A cada seção, seis ao total, há explicações iniciais de como fazer. “O
candidato, dessa forma, não tem dúvidas ao responder o que o Perfil Caliper
pede”, comenta o diretor.
As vantagens do Perfil Caliper são: 85% de índice de acerto potencial; difícil
de ser burlado; identifica, inclusive, o que pode e não ser treinado na empresa;
indica previsão de potencial de sucesso da pessoa e orienta a empresa. “A
verdade é que, mesmo aplicando o Perfil Caliper, a empresa não pode esquecer a
lição de casa no dia-a-dia, de dar valor e cuidar desse funcionário”, argumenta.
Mais opções – Outro teste que pode ser aplicado nas empresas é o PPA
(Análise de Perfil Pessoal), através do qual é possível obter, em pouco tempo,
muitas informações – sobre como o profissional se comporta em momentos de
pressão, por exemplo.
Compõem o PPA aproximadamente 24 questões, para as quais o candidato deve dar
notas de 1 a 4, conforme sua identificação, ou melhor, identificando o que mais
e o que menos se parece com ele.
Existe ainda o método DISC, uma das ferramentas mais usadas no mundo para a
avaliação e desenvolvimento da personalidade de candidatos. Também é composto de
24 questões, que podem ser resolvidas em aproximadamente 20 minutos.
No DISC, cada pergunta oferece ao candidato quatro opções, ou seja, quatro
alternativas, que consistem em adjetivos como “bravo” ou “entusiasta”, por
exemplo. Em outras seções são apresentadas frases, o que torna o questionário
mais compreensível. O resultado é abrangente, podendo ser lido e interpretado
para revelar detalhes da personalidade de um indivíduo.
Entre as opções apresentadas, e outras que também existem à disposição, cabe à
sua empresa decidir qual o melhor teste a ser aplicado às novas contratações,
aumentando as chances de contratar o melhor profissional para as vagas
oferecidas e diminuindo, consequentemente, os índices de turnover na
equipe.