Como agir - Nota fiscal: "certidão de nascimento" de compra
Ao fazer qualquer compra, o consumidor deve sempre exigir
a nota fiscal ou o cupom fiscal. “Elas são a ‘certidão de nascimento’ em uma
relação de consumo. Portanto, não aceite desculpas, exija-as”, informa Antônio
Carlos Guido Júnior, diretor de Fiscalização do Procon-SP.
Para o advogado especializado em direitos do consumidor, Arystóbulo Freitas, a
não-entrega de nota fiscal ao consumidor pode caracterizar crime. “Havendo
recusa por parte do vendedor, o consumidor deve acionar o gerente ou o
proprietário da loja e exigir o documento. Se eles também a negarem, deve
procurar um posto fiscal da Secretaria Estadual da Fazenda e registrar queixa ou
lavrar Boletim de Ocorrência (B.O.) em uma delegacia de polícia”, acrescenta.
Freitas ressalta ainda que é fundamental estar atento ao documento recebido.
“Quando o fornecedor quer fraudar o Fisco, ele emite qualquer recibo, enganando,
assim, o consumidor”, alerta. A nota e/ou cupom fiscal deve discriminar o
Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), endereço do estabelecimento
comercial, denominação social, inscrição estadual e discriminação da compra com
o valor do produto. Sem a nota fiscal, o consumidor fica impossibilitado de
requerer o conserto do produto na garantia caso ele apresentar defeito.
Para Guido Júnior, do Procon, caso o consumidor não tenha recebido ou tenha
perdido a nota fiscal, se ele pagou a compra com cheque nominal, poderá pedir
cópia ao banco para provar a relação jurídica. Se o pagamento foi feito com
cartão de crédito, é importante que guarde o comprovante. “Havendo recusa na
entrega da nota, é preferível que a compra seja cancelada”, finaliza.
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