Carro / Veículo - Compra de carro usado requer cuidado do consumidor
Carros usados: “Acompanhamento de um mecânico na hora da compra pode evitar
problemas futuros
Os cuidados na compra do zero quilômetro, apesar de não fugir de possíveis
problemas de funcionamento após a compra, são menos preocupantes que a compra de
carros usados. Mas na hora de adquirir um usado deve-se levar sempre em
consideração que há um certo desgaste que pode até variar, dependendo do tempo
de uso e dos cuidados do antigo proprietário.
Para garantir uma boa compra e evitar dores de cabeça futuras, o gerente de
oficina Paulo Sérgio Carvalho aconselha ao comprador levar à loja um mecânico de
sua confiança. “Um bom profissional pode identificar possíveis maquiagens, como
batidas que podem comprometer a estrutura do carro e prejudicar o alinhamento,
por exemplo. É importante verificar também os equipamentos de segurança,
conferir cada detalhe e não deixar de fazer um test-drive completo, que teste
marchas e freios, no plano, em ladeiras, retas e curvas”, enumera Carvalho,
ressaltando que o usado normalmente pode apresentar um ou outro problema que
pode ser negociado com a concessionária.
O advogado Célio Bonani, especializado em Direito do Consumidor, adverte que é
preciso muita atenção quanto à documentação do veículo, conferir os comprovantes
de pagamento do IPVA e do DPVAT, além do Certificado de Registro e Licenciamento
de Veículos e do Recibo de Venda. “Conferir também se o número do chassi é o
mesmo que consta no documento de propriedade do veículo. Além de verificar no
Detran do estado a existência de multas relacionadas ao veículo”, explica o
advogado.
Outra atenção é com relação ao período de garantia. Se tiver comprado um carro
usado e ele começar a apresentar problemas, ele será sua segurança. Bonani
revela que normalmente as concessionárias garantem por três meses o
funcionamento do motor e da caixa de câmbio. “Entretanto, o Código de Defesa do
Consumidor estabelece garantia mínima de três meses, a partir da compra, para os
vícios aparentes, sem limitação, a uma determinada parte do veículo. Além disso,
se os problemas não forem de fácil constatação, o prazo legal para reclamação é
também de 90 dias, a partir da percepção do defeito”, informa.
Deve-se fazer uma reclamação à concessionária. A empresa tem 30 dias para
solucionar o problema. Passado esse prazo, você pode exigir: a troca do veículo
por outro similar, a devolução do dinheiro pago ou um abatimento proporcional do
preço.
Independente da opção escolhida, pode pedir uma indenização por danos sofridos.
“Se enfrentou problemas com a compra do veículo, entre em contato com a empresa,
narrando o caso e exigindo uma das soluções apresentadas. Não havendo solução
amigável, recorra à Justiça”, recomenda Bonani.
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