O sucesso profissional depende de dois fatores fundamentais: preparação e
oportunidade.Nunca o planejamento de carreira foi tão importante para os
novos advogados quanto na atualidade. Traçar metas, escolher caminhos e planejar
ações é uma formula segura para obter sucesso profissional. De um lado é preciso
estar preparado adequadamente, pois os desafios são muitos, de outro, é
necessário estar antenado no mercado para buscar novas opções e aproveitar as
oportunidades que se abrem em setores emergentes, ou seja, é preciso se
antecipar às tendências.
“Como governos tropeçamos entre crises e pacotes de
impacto, arrastando-nos para o futuro sem planos, sem esperança, sem visão.”
(Alvim Toffler, A terceira onda)
Existem quatro passos indispensáveis a uma preparação adequada e ao
aproveitamento das oportunidades que o mercado possibilita. São eles:
- Elaborar um plano de carreira
- Pesquisar o mercado e as oportunidades
- Desenvolver competências essenciais
- Definir ferramentas de marketing pessoal
O Plano de CarreiraPara elaborar um plano de carreira eficaz, é
necessário definir seus objetivos estratégicos, pessoais e profissionais, criar
uma estratégia gerencial e determinar uma estratégia de marketing.
O objetivo estratégico
para definir este objetivo, o profissional precisa fazer as seguintes
perguntas: como quero ser nos próximos 3, 5 ou dez anos? Como quero trabalhar?
Por conta própria, em algum grande escritório de advocacia ou no departamento
jurídico de uma grande empresa? Quero me preparar para concursos públicos?
Quanto dinheiro quero ter e qual o tamanho do meu sonho? Qual minha grande
paixão profissional? Qual o meu negócio? Como conciliar minha paixão, minhas
habilidades e as possibilidades de mercado?
Exemplo de um plano de carreira de sucesso:O jogador Kaká, da seleção
brasileira e do Milan, que foi escolhido o melhor jogar do mundo em 2007, é um
exemplo de profissional que teve sua carreira planejada precocemente, e, ao
contrário de muitos outros atletas, conseguiu se tornar um sucesso, em grande
parte, devido à forma como sua trajetória profissional foi planejada desde cedo.
Segundo reportagem da revista VOCÊS/A, (Edição 58, abril de 2003), o pai, Sr.
Bosco Izecson Pereira Leite, começou a se preocupar com a carreira do jogador
quando Kaká ainda estava nas categorias de base do São Paulo.
Pereira Leite percebeu que poderia contribuir com a carreira do filho,
elaborando um projeto profissional. Para isto, procurou ajuda do administrador
Wagner Ribeiro que tinha bom transito no mundo do futebol. Com o passar do tempo
e a evolução da carreira, vieram outros profissionais até se chegar à
configuração que existe hoje: um verdadeiro staff de profissionais experientes
cuidam das diversas áreas profissionais do jogador, como a imagem, os contratos
publicitários, o lado emocional, etc.
Desde o início, segundo Pereira Leite, foram traçados objetivos e metas de
curto, médio e longo prazo. A tabela abaixo retrata as metas definidas pelo
grupo que assessorou o jogador, coordenados pelo pai.
Plano de Metas que foi traçado
- Ser efetivado no time principal do São Paulo
- Tornar-se titular do time
- Jogar o mundial Sub-20 pela seleção
- Ser convocado para a seleção principal
- Ser titular da seleção
- Disputar a copa do mundo
- Ser campeão mundial
- Transferir-se para um grande clube da Itália ou Espanha
Como se sabe, praticamente todas as metas foram alcançadas com êxito.
Estratégia gerencial
Uma importante ferramenta gerencial que pode ser utilizada com sucesso na
carreira de um profissional é o ciclo PDCA, abreviação das palavras em inglês
Plan (planejamento), Do (execução), Check (verificação) e Action (ação
corretiva). Através da utilização deste conceito, um profissional consegue
planejar as ações necessárias ao desenvolvimento de sua carreira e executá-las
conforme o planejado, verificando os resultados obtidos e realizar ações
corretivas sobre os resultados que não forem adequados.
Com esta estratégia gerencial, um profissional conseguirá crescer
continuamente, tornando-se cada vez mais competitivo e atender melhor as
expectativas de seus clientes ou empregadores.
Estratégia de marketingExistem três objetivos principais em uma
estratégia de marketing. Primeiro é preciso desenvolver ações para captar
continuamente novos clientes em potencial, depois será necessário saber
conquistá-los, transformando-os em clientes efetivos e, finalmente, construir um
relacionamento duradouro com estes clientes.
Conhecimento do mercado e das oportunidades e tendênciasÉ preciso
pesquisar o mercado de atuação e descobrir todos os seus “segredos”. Comece
analisando a concorrência, os principais profissionais de sucesso do setor e
suas aptidões. Estude as tendências, as oportunidades e descubra as áreas em
expansão. Encontre um ou mais nichos que possam ser explorados e descubra tudo
que puder sobre o perfil dos clientes que formam este nicho de mercado.
É possível realizar esta pesquisa de diversas maneiras. Através de livros e
revistas, na internet, participando de congressos, encontros e nas entidades de
classe. Os professores das universidades são importante fonte de informação,
assim como os escritórios onde fizer estágio e, claro, em conversas com
profissionais mais antigos.
Algumas áreas onde reconhecidamente é possível encontrar ótimas oportunidades
de negócios na advocacia são: telecomunicações, energia, petróleo e gás, mercado
de capitais, fusões e aquisições, meio ambiente, agronegócios, terceiro setor,
infra-estrutura e direito do consumidor. É provável que nestas áreas, os novos
profissionais poderão pesquisar e descobrir ótimas oportunidades.
Desenvolvimento de competências essenciaisMuitas das competências que
são essenciais aos profissionais de sucesso estão relacionadas à Inteligência
emocional. As sete competências essenciais são:
- Comunicação
- Relacionamento interpessoal
- Bom humor
- Capacidade de produzir conhecimento
- Trabalho em equipe
- Motivação
- Criatividade
Segundo estudos realizados pelo psicólogo Daniel Goleman, autor do livro “A
Inteligência Emocional”, (Editora Campus/Elsevier, 1995), 90% da diferença entre
as pessoas que obtém grande sucesso pessoal e profissional, e aquelas com
desempenho apenas mediano, se deve a fatores relacionados a competências
comportamentais, mais do que às habilidades aprendidas na escola.
Dentro de um plano de carreira, é necessário que o profissional procure
desenvolver estas competências Em qualquer área da atividade humana, pessoas com
estrutura emocional sólida, conseguem melhor produtividade, e, por isto,
destacam-se entre as demais.
Existe um estudo do professor John Kotter, da Universidade de Harvard,
apresentado no livro “As Novas Regras” (Editora Makron Books, 1997). Ele
acompanhou um grupo de 115 alunos desta universidade, durante 20 anos, após sua
formatura em 1974. Comparou o desempenho profissional deles no final deste
período, com as notas obtidas pelos mesmos, ao concluírem o curso. O resultado,
ao contrario do que se esperava, mostrou que não havia ralação positiva entra as
notas obtidas, e o sucesso profissional alcançado pelos participantes. Ou seja,
os melhores alunos não foram os que obtiveram maior sucesso, e sim aqueles que
tinham melhor inteligência emocional.
Definir ferramentas de marketing pessoalAlgumas ferramentas de
promoção pessoal que podem ser utilizados por um profissional da área jurídica
em inicio de carreira são:
- Construir sua networking ou rede de relacionamentos profissionais a
partir da universidade. Esta rede de contato possibilitará que o novo
profissional possa receber indicação de novos clientes e até mesmo obter
informações de negócios ou de oportunidades de trabalho.
- Desenvolver parcerias com colegas de faculdade, com outros advogados e
com profissionais de áreas correlatas para proporcionar uma troca circular
de informações e clientes, sempre resguardando os limites impostos pelo
código de ética da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
- Participar ativamente de entidades de classe e eventos, para conseguir
visibilidade pessoal e profissional.
- Escrever artigos sobre assuntos de interesse público em sua área de
conhecimento, publicando-os em sites, jornais e revistas.
- Ministrar palestras sobre temas que interessam a membros de associações
e entidades de classe.
- Criar e utilizar o cartão de visitas de forma dinâmica.
- Utilizar os recursos da internet, criando blogs pessoais e participando
de comunidades profissionais.
O plano deve começa na universidadeConcluímos nosso
pensamento sugerindo aos profissionais que busquem elaborar um plano de carreira
como condição fundamental para o sucesso profissional o mais cedo possível. Este
plano deve ser iniciado desde o período acadêmico, pois quanto antes ele tiver
inicio, mais cedo poderá gerar resultados na carreira. No entanto, aqueles
profissionais que, mesmo depois de formados, não tiverem um plano, poderão
desenvolvê-lo a qualquer momento em sua trajetória profissional. Seguramente o
plano de carreira é uma poderosa ferramenta para alcançar o sucesso.