Nunca se falou tanto sobre a importância do trabalho em equipe como agora. A
procura por indivíduos que tenham habilidade para trabalhar em conjunto é cada
vez maior, sendo apontada como uma competência essencial. Equipe não é somente o
conjunto de pessoas que atuam juntas num determinado projeto, cada qual na sua
função. O significado é mais profundo: a idéia é que cada integrante saiba qual
é a sua parte no grupo, mas que leve em consideração o todo, valorizando o
processo inteiro e colaborando com idéias e sugestões.
E o resultado da meta estabelecida, seja num projeto empresarial, num grupo
voluntário ou numa sala de aula, não é mérito somente do líder. É mérito de
todos! Faz parte do ser humano o sentimento de pertencer, integrar algo maior
que ele próprio e assumir um ideal comum. Portanto, cada integrante de uma
equipe precisa ter consciência de que seu trabalho é importante para seu grupo e
se sentir valioso para ele.
Trata-se de uma sensação de comunidade em que todos se conhecem, se encaixam,
se sentem seguros e amadurecem. Manter uma equipe coesa, no entanto, não é
tarefa das mais fáceis. Afinal, trata-se de lidar com seres humanos e saber
conciliar suas diferenças. Tomemos como exemplo o corpo humano. É uma perfeita
equipe! Cada órgão tem o seu funcionamento, mas se um deles apresenta algum
problema, todo o organismo se estrutura para funcionar da melhor forma possível,
tentando minimizar a situação e se esforçando para encontrar um caminho para
solucioná-la.
Equipe é isso. Ela tem um líder natural, mas também tem que ter tripulantes e
não passageiros. Os passageiros apenas ficam encostados à janela do avião,
esperando a aterrissagem. Já os tripulantes colaboram para o sucesso da
aterrissagem, porque cada um tem a sua função também. E todas elas são peças
fundamentais para que esse avião possa decolar e aterrissar. O dia-a-dia nos
toma tanto tempo que corremos o risco de deixar passar chances únicas em nossas
vidas. Temos que ser e não esperar ser, ou seja, as pessoas têm que ser
dispostas, principalmente para discutir diferentes assuntos.
Além disso, é necessário que cada um tenha também flexibilidade, capacidade
de tratar as informações racionalmente e emocionalmente. Emocionalmente porque
todos nós teremos que aprender, daqui para frente, a liderar e sermos liderados
por dois princípios: o masculino (como sempre foi) e o feminino, que vem se
destacando nas relações interpessoais, principalmente, no trabalho em equipe e
na importância da intuição também nos negócios. Isso habilita a pessoa a aceitar
críticas honestas e opiniões conflitantes, ou seja, dá mais jogo de cintura e
flexibilidade para receber e dar feedback. Equipes que encorajam esse tipo de
prática vão aproveitar ao máximo as habilidades individuais de seus membros. E
se quisermos que as nossas equipes sejam melhores e cumpram os seus objetivos,
cada integrante deve se preparar para ser, individualmente, o melhor. Mas, há um
fator extremamente importante também e que poucos discutem.
Como é a vida de um líder diante disso?
O líder, o chefe, o supervisor, enfim, aquele que estiver no comando do
negócio ou da ação, geralmente não é visto como alguém que também tem fraquezas,
medos, incertezas e que tem em suas mãos o destino de cada membro da equipe e
dos negócios. Muitas vezes ele é visto como o tirano, como o que tem problemas
em casa, o que não sabe se relacionar com o resto do mundo, o intransigente, o
mal-amado, o egoísta, o marionete da empresa.
No fundo, ele é como qualquer ser humano, e ainda tem seu pescoço à disposição
da empresa, caso a equipe não consiga atingir suas metas. Viver sob este tipo de
pressão, diariamente, não é nada fácil, e se ainda tem que motivar, controlar e
solucionar até problemas de relacionamento dentro de uma equipe, imagine como é
o comportamento dessa pessoa. Você que é líder, veja um pouco mais sobre o que é
ser líder e perceba as oportunidades, pois como diria Napoleão Bonaparte: “A
capacidade pouco vale sem a oportunidade!”
- Mantenha-se sempre receptivo à mudança. Tratá-la como sua inimiga o fará
fracassar;
- Mantenha seus colaboradores envolvidos com as mudanças, tanto quanto
você estiver. Elas podem ser vencidas com muito trabalho e inteligência,
desde que todos estejam juntos;
- Encare sua realidade, seus desafios e problemas. Só assim é possível
virar o jogo;
- Gerencie menos. Assim você delega tarefas, instaura a confiança e o
respeito ao trabalho dos outros e terá tempo para se dedicar aos assuntos
mais importantes.
- O bom humor e a educação são fundamentais para qualquer ambiente
organizacional. Isso proporciona um ambiente leve, produtivo e criativo;
- Estimule a criatividade e abra caminho para receber idéias, sugestões e
críticas. Isso é crucial para o futuro dos negócios;
- Faça elogios, reconheça o bom desempenho dos membros de sua equipe.
Assim a equipe se tornará mais motivada, unida e comprometida com os
desafios e resultados.
- Não tema contrariar o senso comum. Decisões ousadas, que sejam baseadas
na realidade da empresa, mercado ou negócios, são o caminho para o sucesso.
- Trate bem as pessoas e dê oportunidade para que sejam ouvidas e se
sintam dignas e pertencentes à empresa. Dessa maneira você multiplicará
líderes!
- Um líder deve ser humilde. Só assim ele terá chances de ser um bom
líder.