Negócios / Empreendedorismo - Pesquisa de Satisfação de Clientes
Todos nós sabemos que a Satisfação dos Clientes é essencial para a
sobrevivência das nossas empresas, mas como descobrir se os clientes estão
satisfeitos?
A melhor maneira de descobrir se os clientes estão satisfeitos é perguntando a
eles.
Quando realizamos uma Pesquisa de Satisfação, saber o que perguntar é
importante, entretanto, saber “Como”, “Quando”, e “Com que freqüência” perguntar
também são fatores muito importantes para o sucesso da pesquisa.
Além disso, o aspecto mais importante em Pesquisa de Satisfação de Clientes é
saber o que fazer com as respostas obtidas.
1º. Qual é o melhor momento para realizar uma Pesquisa de Satisfação de
Clientes?
O melhor momento para conduzir uma pesquisa de satisfação com clientes é quando
a experiência do cliente com a sua empresa ainda está fresca. Se você esperar
muito tempo para realizar uma pesquisa, o resultado pode sair destorcido. O
cliente pode esquecer os detalhes da experiência ou até confundir você com outra
empresa.
2º. O que perguntar em uma Pesquisa de Satisfação de Clientes?
Existe uma escola de pesquisadores que afirmam que é necessário fazer apenas uma
pergunta para os clientes, “Você compraria de novo da nossa empresa?”. Mesmo que
seja interessante reduzir ao máximo o número de perguntas feitas ao cliente,
você perde muitas informações quando você faz apenas essa pergunta.
É muito fácil para o cliente responder com um “sim” ou “não” a essa pergunta
sobre comprar de novo da empresa ou não. Para chegar mais perto do comportamento
do cliente e coletar informações sobre o que mudar e o que manter na empresa,
faça as seguintes perguntas:
O quanto você está satisfeito com a compra que você fez?
O quanto você está satisfeito com o serviço que você recebeu?
O quanto satisfeito você está com a empresa em geral?
E mais
O quanto você está motivado a comprar novamente conosco?
O quanto você está motivado a recomendar a nossa empresa a seus amigos?
Pergunte também o que o cliente gostou e não gostou sobre o serviço que comprou
e sobre sua empresa.
3º. Com qual freqüência deve ser feita uma Pesquisa de Satisfação dos
Clientes?
A melhor resposta é, “o freqüente o suficiente para obter a informação
necessária dos clientes, mas não tão freqüente que possa chatear o cliente”. A
verdade é que a freqüência de uma pesquisa está relacionada com a freqüência com
que você se relaciona com os clientes.
4º. O que fazer com as respostas da pesquisa?
Agir. Corrigir as coisas que os clientes reclamaram. Investigar as sugestões e
críticas dos clientes. Melhorar as áreas que mais interessam aos clientes.
Agradecer aos clientes pelos feedbacks recebidos e informá-los sobre as futuras
providências.
Faça Pesquisa de Satisfação de Clientes. É a melhor boa de cristal que você pode
desejar para você.
Referência:
BizRevolution
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