Vamos agora tratar de um tema delicado para quem está vivendo o dia-a-dia do
trabalho a partir de sua casa. Certamente o trabalho está fluindo de maneira
mais agradável em muitos pontos de vista: diminuem os deslocamentos
desnecessários, estamos próximos das pessoas e dos ambientes mais importantes de
nossas vidas e tudo tende a nos levar ao campo da alta produtividade, certo?
A resposta depende do momento que estamos colocando em foco. Nossos
companheiros home officers têm reportado que, em alguns momentos de
crise e de problemas considerados por muitos como eventos corriqueiros, se
sentem completamente desamparados e com saudade da turma do helpdesk.
Não há mais a quem pedir socorro nas incertezas, na inexperiência a respeito
de algum tema, processo ou desenvolvimento de um trabalho e principalmente
quando ocorre algum contratempo. Agora é com você!
A estrutura das empresas, independentemente do tamanho, nos proporciona
respaldo e amparo confortável, e isto nos tira de situações bastante difíceis
causadas pelas questões mais triviais e prosaicas que vivemos nas tarefas
profissionais. Em muitas situações, basta chamar alguém para que possamos, com
tranquilidade, lidar com os transtornos tecnológicos. Nem vamos falar da falta
que faz os processos de discussão em grupos, reuniões ou mesmo rápidas conversas
que possibilitam o entendimento e o desenvolvimento de soluções que nos tiram de
outros tipos de enrascadas.
Note que não haverá retorno, pois as empresas inspiradas pelos movimentos
tecnológicos, pela necessidade de redução de custos e mesmo levadas pelas ondas
de novidades do mercado estão enviando hordas de funcionários para trabalhar a
partir de casa. Às vezes, dando continuidade aos contratos de trabalho e mudando
apenas as formas de atuação; em outras vezes, empurrando executivos a
desenvolverem atividades "independentes".
Muito rápido vamos percebendo que temos problemas com disciplina, gestão do
tempo, como solucionar panes nos computadores, gerenciamento de softwares,
administração de arquivos e documentos, além de muitas outras pequenas coisas do
dia-a-dia que não nos damos conta enquanto contamos com uma estrutura preparada
para suportar e resolver tudo isto.
Logo que comecei minhas atividades em home office concentrei todas
as minhas tarefas em meu laptop e como não é muito raro não estruturei
rotinas de backups. Nas empresas onde atuei, todos os arquivos eram
guardados regularmente na rede da empresa, portanto, qualquer problema os
profissionais do Suporte Técnico recuperavam os trabalhos e a vida continuava
sem prejuízo maior do que alguns instantes de espera.
Pois bem, durante a instalação de um software de cálculo financeiro,
houve uma incompatibilidade qualquer e meu principal equipamento de trabalho
parou de funcionar. Não havia a quem recorrer. Sequer uma pesquisa rápida na
internet eu conseguia fazer, então o jeito foi procurar alguém que tivesse maior
conhecimento que eu neste tipo de problema. O resumo da ópera é que tive meu
equipamento reformatado e uma imensa "dor de cabeça" para restaurar todo padrão
de trabalho que tinha até antes do evento instalação de novo software.
Este é apenas um exemplo de situações que fui descobrindo aos poucos. Perdi
muito tempo procurando documentos virtuais e impressos. Programei mal meu tempo
de reuniões. Para ser agradável com ex-colegas, participei de conversas e
reuniões, das quais, hoje, gentilmente declino a participar.
As fichas caíram e eu comecei a entender que seria necessário um bom
planejamento de trabalho que incluísse parceiros especialistas em áreas vitais,
para assim evitar desperdício de tempo com anomalias que não fazem parte de
minha especialidade.
Resolvido o problema técnico e com uma ou duas madrugadas adentro de
trabalho, coloquei tudo em ordem novamente, entretanto, sem desconsiderar as
mudanças que deveriam ser feitas para garantir segurança, qualidade no trabalho
e qualidade de vida que, afinal, é o meu grande objetivo nesta aventura de
trabalhar a partir de casa.
Parti à procura de um bom parceiro tecnológico que me ajudasse no
planejamento e uso de meu equipamento, fiz cursos básicos e li muito sobre
manutenção e uso de softwares e hardwares e outras geringonças
que iria fatalmente ter que utilizar. Fiz uma rápida revisão do meu planejamento
financeiro, adotei as práticas de segurança definidas pelo meu parceiro
tecnológico, o que inclui uma rigorosa rotina de backups de todos os
arquivos importantes.
Lembro a todos os home officers e àqueles que pretendem enveredar
por este caminho que não existem bombeiros para te ajudar nestas horas. No
aconchego de uma empresa você disca o "193" do Helpdesk e alguém
resolve seu problema enquanto você trabalha em outro assunto. Nossa realidade é
outra: o bombeiro custa tempo e dinheiro. Não vale a pena tentar aprender o que
esta turma já sabe, portanto, prepare-se e organize-se para contar com eles
quando precisar. Encare como uma espécie de seguro.
A tecnologia, principalmente, é uma grande aliada de todos nós e precisa
estar disponível o tempo todo, assim como outros dispositivos que necessitam de
energia e conhecimento de uso. Faça dela sua aliada e lembre-se de que a
tecnologia deve servir você e não o contrário.