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Carreira / Emprego - Socorro para um home officer 

Data: 18/05/2009

 
 

Vamos agora tratar de um tema delicado para quem está vivendo o dia-a-dia do trabalho a partir de sua casa. Certamente o trabalho está fluindo de maneira mais agradável em muitos pontos de vista: diminuem os deslocamentos desnecessários, estamos próximos das pessoas e dos ambientes mais importantes de nossas vidas e tudo tende a nos levar ao campo da alta produtividade, certo?

A resposta depende do momento que estamos colocando em foco. Nossos companheiros home officers têm reportado que, em alguns momentos de crise e de problemas considerados por muitos como eventos corriqueiros, se sentem completamente desamparados e com saudade da turma do helpdesk.

Não há mais a quem pedir socorro nas incertezas, na inexperiência a respeito de algum tema, processo ou desenvolvimento de um trabalho e principalmente quando ocorre algum contratempo. Agora é com você!

A estrutura das empresas, independentemente do tamanho, nos proporciona respaldo e amparo confortável, e isto nos tira de situações bastante difíceis causadas pelas questões mais triviais e prosaicas que vivemos nas tarefas profissionais. Em muitas situações, basta chamar alguém para que possamos, com tranquilidade, lidar com os transtornos tecnológicos. Nem vamos falar da falta que faz os processos de discussão em grupos, reuniões ou mesmo rápidas conversas que possibilitam o entendimento e o desenvolvimento de soluções que nos tiram de outros tipos de enrascadas.

Note que não haverá retorno, pois as empresas inspiradas pelos movimentos tecnológicos, pela necessidade de redução de custos e mesmo levadas pelas ondas de novidades do mercado estão enviando hordas de funcionários para trabalhar a partir de casa. Às vezes, dando continuidade aos contratos de trabalho e mudando apenas as formas de atuação; em outras vezes, empurrando executivos a desenvolverem atividades "independentes".

Muito rápido vamos percebendo que temos problemas com disciplina, gestão do tempo, como solucionar panes nos computadores, gerenciamento de softwares, administração de arquivos e documentos, além de muitas outras pequenas coisas do dia-a-dia que não nos damos conta enquanto contamos com uma estrutura preparada para suportar e resolver tudo isto.

Logo que comecei minhas atividades em home office concentrei todas as minhas tarefas em meu laptop e como não é muito raro não estruturei rotinas de backups. Nas empresas onde atuei, todos os arquivos eram guardados regularmente na rede da empresa, portanto, qualquer problema os profissionais do Suporte Técnico recuperavam os trabalhos e a vida continuava sem prejuízo maior do que alguns instantes de espera.

Pois bem, durante a instalação de um software de cálculo financeiro, houve uma incompatibilidade qualquer e meu principal equipamento de trabalho parou de funcionar. Não havia a quem recorrer. Sequer uma pesquisa rápida na internet eu conseguia fazer, então o jeito foi procurar alguém que tivesse maior conhecimento que eu neste tipo de problema. O resumo da ópera é que tive meu equipamento reformatado e uma imensa "dor de cabeça" para restaurar todo padrão de trabalho que tinha até antes do evento instalação de novo software.

Este é apenas um exemplo de situações que fui descobrindo aos poucos. Perdi muito tempo procurando documentos virtuais e impressos. Programei mal meu tempo de reuniões. Para ser agradável com ex-colegas, participei de conversas e reuniões, das quais, hoje, gentilmente declino a participar.

As fichas caíram e eu comecei a entender que seria necessário um bom planejamento de trabalho que incluísse parceiros especialistas em áreas vitais, para assim evitar desperdício de tempo com anomalias que não fazem parte de minha especialidade.

Resolvido o problema técnico e com uma ou duas madrugadas adentro de trabalho, coloquei tudo em ordem novamente, entretanto, sem desconsiderar as mudanças que deveriam ser feitas para garantir segurança, qualidade no trabalho e qualidade de vida que, afinal, é o meu grande objetivo nesta aventura de trabalhar a partir de casa.

Parti à procura de um bom parceiro tecnológico que me ajudasse no planejamento e uso de meu equipamento, fiz cursos básicos e li muito sobre manutenção e uso de softwares e hardwares e outras geringonças que iria fatalmente ter que utilizar. Fiz uma rápida revisão do meu planejamento financeiro, adotei as práticas de segurança definidas pelo meu parceiro tecnológico, o que inclui uma rigorosa rotina de backups de todos os arquivos importantes.

Lembro a todos os home officers e àqueles que pretendem enveredar por este caminho que não existem bombeiros para te ajudar nestas horas. No aconchego de uma empresa você disca o "193" do Helpdesk e alguém resolve seu problema enquanto você trabalha em outro assunto. Nossa realidade é outra: o bombeiro custa tempo e dinheiro. Não vale a pena tentar aprender o que esta turma já sabe, portanto, prepare-se e organize-se para contar com eles quando precisar. Encare como uma espécie de seguro.

A tecnologia, principalmente, é uma grande aliada de todos nós e precisa estar disponível o tempo todo, assim como outros dispositivos que necessitam de energia e conhecimento de uso. Faça dela sua aliada e lembre-se de que a tecnologia deve servir você e não o contrário.



 
Referência: RH.com.br
Autor: Márcio Silva
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :