Sua empresa resolveu realizar uma pesquisa de clima organizacional. Para
tanto, já direcionou uma série de recursos: tempo dos funcionários que se
encarregarão de sua execução - caso seja feita internamente - ou valor a ser
pago a uma assessoria especializada - se for efetuada de forma externa - e
gastos com a impressão dos formulários, tabulação de dados, análise das
respostas, confecção dos gráficos e relatórios, e assim por diante.
Tudo está perfeito e preparado para que o resultado final seja um sucesso,
não é? Entretanto, ficou faltando observar um PEQUENO detalhe: os colaboradores
de sua empresa estão tão motivados quanto a diretoria, em relação a essa
pesquisa? Você tem certeza de que a participação será suficientemente
significativa?
Para que uma pesquisa - seja de que tipo for - tenha sucesso, o ponto de
partida é que haja um número mínimo de pessoas que dela participem. Do
contrário, os resultados não serão expressivos e confiáveis.
Evite distorções - Lembre-se de um aspecto que é
fundamental: a participação dos funcionários na pesquisa de clima é, obviamente,
NÃO OBRIGATÓRIA e SIGILOSA. Só fará parte do processo quem quiser.
E aqui damos de cara com um problema. Pode ser que os colaboradores mais
entrosados com os objetivos da empresa e confiantes em sua administração, de
fato, queiram responder aos questionários. Já os descontentes podem se negar a
fazê-lo. E aí, como será possível detectar o porquê do descontentamento deles?
Isso pode acarretar uma DISTORÇÃO nos resultados, levando à conclusão de que o
clima na empresa apresenta-se mais positivo do que realmente está na realidade.
Estimulando e motivando - A dica aqui é: prepare a empresa
para a realização da pesquisa de clima. Motive e estimule os funcionários a
participarem. Como fazer isso? Uma forma interessante é aplicar um mecanismo que
os publicitários costumam utilizar quando fazem o lançamento de um novo produto
ou de uma promoção: a campanha teaser.
O objetivo é criar um certo "suspense", despertando a curiosidade das pessoas
sobre o que está acontecendo. Uma forma simples e barata de fazer isso é
espalhar por locais variados da empresa cartazes com ilustrações e dizeres do
tipo "está ensolarado?", "está nublado?", "está chuvoso?", fazendo uma
brincadeira com a ideia de "clima". Deixe esses cartazes por um período - uma
semana é o suficiente - e só então revele do que se trata, substituindo-os por
outros que citam especificamente que a empresa fará uma pesquisa de clima
organizacional e ressaltando que a participação de todos é fundamental.
Outro exemplo de campanha do tipo teaser, só que um pouco mais
sofisticada e, portanto, também mais cara, é efetuar na corporação uma espécie
de "caça ao tesouro". Uma série de pistas, que vão sendo distribuídas de maneira
criativa a todos os funcionários, a cada um ou dois dias, permitirá que no final
da semana descubram o nome do evento que será realizado (PESQUISA DE CLIMA) e
percebam o quanto seu envolvimento é essencial. Se a empresa puder dispor de
alguns recursos a mais, é interessante fazer o sorteio de brindes entre aqueles
que acertarem a resposta.
Fizemos, há algum tempo, uma campanha desse tipo para um cliente, com base no
tema "O Código Da Vinci" e foi um verdadeiro sucesso, despertando o interesse
dos colaboradores e incentivando-os a participarem mais ativamente da pesquisa.
Caso todos os funcionários tenham acesso a computadores, é possível elaborar a
campanha de motivação por meio da intranet. Às vezes, uma sequência de e-mails
já basta para se obter um bom resultado, desde que sejam bem elaborados, com um
visual atrativo e um texto inteligente e criativo.
Sinceridade - Ao elaborar o material de apoio que será utilizado como
estímulo na fase anterior à realização da pesquisa, seja sincero e admita que
sua organização, assim como qualquer outra, tem pontos positivos e negativos,
mas está disposta a ouvir com seriedade e isenção de ânimos a opinião de cada
um, para que possa haver melhorias concretas.
Deixe claro também que o processo será completamente sigiloso. Nenhum
participante terá que se identificar. Dessa forma, evitam-se mal-entendidos e
boatos. Isso porque quem tem experiência na realização de pesquisa de clima sabe
que, mesmo em empresas onde há um ambiente de abertura na exposição de ideias e
opiniões, sempre podem existir pessoas que veem com desconfiança esse tipo de
iniciativa, achando que se trata de uma "caça às bruxas" para localizar
descontentes e puni-los. E o que é pior: elas às vezes acabam "contaminando"
outros colegas com esse tipo de pensamento. Acreditem, isso de fato acontece.
Efetuar palestras de esclarecimento, abrangendo a totalidade dos
colaboradores da empresa - se necessário, divididos em grupos - também pode ser
uma ação importante. Durante esses eventos, será possível reforçar os conceitos
expostos acima, dar detalhes sobre a forma e prazo de preenchimento e devolução
dos questionários e desfazer dúvidas. Se isso não puder ser feito por meio de
palestras, coloque avisos com essas informações, em locais diversos e visíveis
da empresa.