"O segredo da existência humana consiste não somente
em viver, mas ainda encontrar o motivo para viver” Dostoievski
A motivação ainda é um grande desafio para as empresas, e cada vez mais deve
ser preocupação pois é o combustível que nos faz funcionar.
Por meio da motivação há melhoria nos processos internos, dos produtos,
envolvimento e comprometimento.
Quando a empresa realiza pesquisa de satisfação, é visível que a
produtividade aumenta, quando as pessoas são motivadas de forma particular,
através do desenvolvimento de suas capacidades, do reconhecimento dos objetivos,
das tarefas e de seu valor, tanto por parte da chefia como pelo grupo que
pertence.
Não esquecendo da recompensa através do seu salário, premiações, entre outras
coisas etc.
Hoje o valor do trabalho está passando por transformações e sofrendo uma
quebra de seus paradigmas. Cada pessoa deve ser motivada de forma diferente,
pois cada qual tem necessidades e emoções distintas. O homem é um ser
insaciável, uma vez satisfeita uma necessidade, automaticamente surgirão outras,
por isso, é importante que a empresa diversifique os benefícios, adequando-os de
acordo com as necessidades dos funcionários.
Muitos empresários acreditam que a motivação é obtida através de salários,
além disso costumam dizer: “Aqueles que não estiver contente, que vá buscar
outra oportunidade melhor outra oportunidade melhor. Isso é muito perigoso para
a empresa. Em uma dessas vezes, o funcionários sai, encontra e convida os demais
criando a ciranda da desmotivação interna.
Podemos dizer que o envolvimento e a motivação das pessoas com seu trabalho,
tem diminuído com o passar dos tempos ou vêm sofrendo um pseudo aumento,
principalmente, considerando o medo de perder o emprego ou realizando atividades
por obrigação, sem sentido.
Antigamente, vivíamos num contexto diferente, onde as pessoas dedicavam-se de
corpo e alma ao trabalho e estavam dispostos a encarar desafios.Com o passar do
tempo, houve uma mudança. Um os aspectos críticos da motivação é a redução ou o
excesso na jornada de trabalho levando a uma saturação psicológica do
trabalhador.
Hoje o desafio do profissional de recursos humanos é motivar as pessoas a
crescerem, juntamente com a organização. Caso isso não aconteça, o caos estará
instalado.
Não adianta somente oferecer panacéias de benefícios no final do ano, como
churrascos, cestas de natal ou outros benefícios.
Com esses recursos, o processo motivacional funcionará somente por um curto
período.
É preciso pensar no que o funcionário gostaria de ganhar e não o que você
gostaria de dar.
Nessa situação temos que ser flexíveis para mantermos competitivos, assim
como os benefícios oferecidos pelas organizações. A motivação precisa ser
encarada como forma de valorizar o funcionário, que deve se sentir parte
integrante da empresa e não simplesmente um seguidor de regras.
Outro dia estava almoçando com um cliente, e na empresa estão com um programa
de benefícios diferenciado, há um rol de benefícios obrigatórios e um outros
optativos.
No rol dos optativos está a Bolsa de Estudos, questionei os motivos e
assinalei o seguinte cuidado: Será que vocês não estão “matando” a competência,
inteligência da organização colocando-o como optativo? Deverá ser incentivado o
uso deste benefício.
Para que a motivação funcione é preciso que o funcionário esteja , também,
disposto a se motivar, vontade de trabalhar, principalmente que goste do que
faz.
O papel da empresa nesse processo é o de propiciar condições e incentivos.
Neste momento devemos supor que as necessidades básicas, tais como moradia,
alimentação, saúde, transporte, estão sendo supridas satisfatoriamente , apesar
de não garantirem a motivação, somente mas evitando apenas a insatisfação.
Para garantir a motivação, é preciso outros estímulos, como integração
social, valorização pessoal e profissional. Isso será possível através de
treinamento que propicie seu desenvolvimento, a aquisição de novos desafios,
possibilidade de criação de novos métodos de trabalho, serviços, produtos, etc.
Cabe ressaltar que o relacionamento com os colegas de trabalho e chefia é um
fator importantíssimo na motivação.
Outro fator importante é o relacionamento com os colegas de trabalho e
chefia. O que percebemos, é que nem sempre os chefes ou líderes estão preparados
para motivar sua equipe, haja visto o que presenciamos durante os treinamentos.
Com pequeno investimento em treinamento determinadas atitudes podem ser
modificadas, tanto por parte das chefias quanto da equipe de trabalho.
Neste caso, os programas de incentivos poderão ser uma ferramenta poderosa da
motivação, possibilitando a melhoria na produtividade, o aumento e o
comprometimento dos colaboradores.
Outro aspecto que se sobressai no ambiente organizacional é a competição. Ela
dará bons resultados quando bem administrada.
A formação de líderes e a estimulação da criatividade também são aspectos
importantes para as organizações. Assim, é necessário das liberdade para o
funcionário criar novas formas de trabalho, produtos e serviços, proporcionando
o comprometimento com a empresa.
Quando as organizações negam a possibilidade de criar o resultado é o
descomprometimento, desmotivação e o emburrecimento generalizado.
Nos programas de treinamento que desenvolvemos, percebemos que há vários
funcionários que gostam de desafios e são criativos, mas muitas vezes são
desestimulados pela equipe de trabalho, chefias centralizadoras.
O medo de errar e da punição é predominante na maioria dos cenários das
organizações. É importante lembrar que o indivíduo criativo é regido pela auto
realização, está atento a tudo o que acontece. Além disso busca desafios, cria o
novo, busca soluções criativas para os problemas, tornando-se motivante e auto
motivador.
O desafio ao uso da criatividade no trabalho leva à motivação, favorecendo a
participação ativa. Quando se bloqueia a inteligência criativa há o desinteresse
de participar, opinar e envolver-se mais.
Motive por metas
- Estabeleça metas claras e atingíveis. Pouco adianta uma
meta inatingível, ou facilmente atingível, no lugar de incentivar gera
frustração, elas deverão ser desafiadora;
- Divulgue a todos - Estabeleça a regra do jogo para
todos , não importa quantas pessoas participam do programa, e possibilite
meios de atingir as metas. Estimule a criação de slogans, campanhas, etc;
- Propicie condições físicas, tecnológicas, materiais e
psicológicas para a conquista;
- Envolva - Há metas que abrange somente um departamento,
outras vários, ou até a empresa toda;
- Propicie um clima interno de incentivo - Por intermédio
de quadro de aviso, intranet, lembretes, exemplos: se o primeiro
classificado for ganhar uma viajem para uma cidade de praia, poderá colocar
fotos da praia, pessoas se divertindo, no quadro, música do lugar, bonés do
local, etc;
- Distribua prêmios adequadamente - Saiba que existem
pessoas que possibilitaram para que outros atinjam a meta, pois há
trabalhadores que não são notados: ex. auxiliares, secretárias, etc;
- Comemore - Formalize o acontecimento através de um
jantar, uma festa, reunião comemorativa, etc, guarde surpresa quanto aos
primeiros ganhadores.