ACOMPANHANDO OS BASTIDORES DE SEU SHOW
Há quem ainda imagine que sua responsabilidade como profissional de vendas se
limita a realizar a venda ou tirar o pedido. Mero engano. Vender é relativamente
fácil. Conquistar e manter o cliente fazendo com que ele retorne ou o indique, é
outra história.
Não há segredos para conseguir conquistar seu cliente e fazer com que ele
continue a retornar e a indicar você ou sua empresa. Há atitudes! Com tantas
inovações e tecnologias à disposição, caso o cliente queira, não precisa de
acesso direto a um profissional de vendas. Então, você que tem um relacionamento
de alto contato com o cliente, ou seja, direto com seu cliente, tenha atitude e
diferencie-se.
Acredite, atender o cliente e realizar a venda é apenas o primeiro ato que
deverá acontecer nesse palco. Você precisa se envolver com os processos
existentes “atrás das cortinas”, ou seja, nos “bastidores” de seu show de venda,
pois um “ato” errado leva tudo por água abaixo.
Veja algumas dicas de como acompanhar melhor suas vendas e ser ovacionado por
seus clientes ao final de seu espetáculo:
1) Esteja sempre disposto e satisfeito com o que faz. Seu cliente quer
se sentir feliz com o que está adquirindo e não ter pavor do terror que passará
ou do drama que irá fazê-lo cair em lágrimas. Para você e para o cliente, as
vendas têm que ser prazerosas.
2) Verifique se o cliente possui cadastro, se está certo e se há
alguma informação importante a adicionar (data de aniversário, casamento, etc),
que possa contribuir para estreitar o relacionamento. Procure colaborar para que
o cadastro seja agilizado. Cada segundo de espera e desperdiçado pelo cliente
tem a duração de horas, em sua percepção. Ninguém gosta de esperar.
3) Se for venda de balcão que precise de algum embrulho, dê a dica
para o responsável, do tipo de embalagem que seria necessário considerando o
perfil do cliente, motivo da compra, presente para quem etc.
4) Acompanhe seu cliente até a porta de saída. Mostre iniciativa e
cordialidade e não se esqueça de agradecer-lhe por ter realizado a compra.
5) Se o produto foi entregue por transportadora, ligue para o cliente
para saber se foi bem atendido, se o recebeu no prazo combinado e em perfeito
estado.
6) Após alguns dias ou semanas, entre em contato e verifique se o
produto está atendendo às expectativas dele. Caso tenha alguma novidade,
aproveite para convidá-lo a retornar e conhecê-la pessoalmente.
7) Verifique pessoalmente se o cadastro foi preenchido adequadamente,
se a embalagem se encontra em perfeitas condições, se a forma de pagamento está
de acordo com o combinado, se a mercadoria saiu e foi entregue na data prevista.
Se todos os processos que envolvam outras áreas como financeiro, logística,
expedição, cobrança entre outras, funcionaram perfeitamente, buscando cada um
não apenas fazer sua tarefa, mas desenvolver um trabalho de equipe, com foco no
cliente.
E sempre que tiver qualquer contato com seu cliente, seja pessoalmente ou por
telefone, faça anotações de tudo o que ele falou e qual foi sua impressão. O que
gostou, elogiou, reclamou, questionou e assim por diante. Com essas informações
você poderá conhecer seu cliente cada vez melhor e aumentar a possibilidade de
que ele retorne com maior freqüência e melhor ainda, o indique.