Quando se fala em gestão de carreira, um aspecto muito importante é o
marketing pessoal. Quem vem acompanhando nossos artigos já recebeu algumas dicas
para cuidar da sua imagem profissional, seja enquanto está empregado, procurando
emprego ou em seu próprio negócio.
As regras básicas a ser seguidas são as mesmas do marketing empresarial:
conhecer bem o produto e seus diferenciais competitivos; saber o que quer o
cliente; planejar a campanha e divulgar o que tem de melhor.
Em nossa vida profissional, isso significa buscar o autoconhecimento,
identificar suas áreas de excelência, pesquisar o mercado, manter-se atualizado,
desenvolver novas habilidades, cultivar sua rede de relacionamentos e manter-se
visível.
Estes dois últimos aspectos têm muito a ver com o marketing pessoal.
Preservar as relações que construiu ao longo de sua carreira e se fazer
conhecido e acessível para estas pessoas é o melhor caminho para elevar sua taxa
de empregabilidade. Basta lembrar que 70% das recolocações no mercado de
trabalho são feitas por indicação de pessoas conhecidas.
No livros sobre marketing pessoal, há uma infinidade de características
apontadas como chave para o sucesso: simpatia, inteligência, bom-humor,
aparência, criatividade, postura, confiança, etc. Mas, em meio a todas as dicas,
o que realmente funciona para uma boa imagem é: ser atencioso e disponível;
compartilhar suas realizações; manter contato com pessoas do círculo atual e
ex-colegas; exercitar a memória para lembrar de cada uma delas; ter paciência
caso não seja atendido; ter uma vida social ativa e ser criativo, mas sem
exageros.
Impactos na carreira
Cada uma destas medidas tem sua importância. Já conheci executivos que não
souberam avaliar o impacto negativo de não atender as pessoas quando elas
precisavam. Nem é o caso de prometer emprego, mas pelo menos dar uma resposta a
quem pede. Quando estes executivos se viram em busca de um novo posto, estavam
quase condenados ao esquecimento.
Compartilhar nossos sucessos é outra dificuldade na cultura judaico-cristã em
que fomos educados. Aprendemos que é "feio" nos autopromover, mas outros povos,
como os americanos, fazem isso muito bem, e sem cair no ridículo.
Manter um pequeno banco de dados sobre sua rede de contatos também é muito
útil. Seja em fichas, no computador ou na memória. Quanto mais informações
reunir, melhor para associar o nome à pessoa.
Todo mundo gosta de ser lembrado. E você pode, perfeitamente, ligar para
desejar um feliz aniversário a cada conhecido. Estará agindo com sinceridade, e
não fazendo um networking oportunista. Da mesma forma, procure estar disponível
para atender os chamados. "Pois é dando que se recebe", já ensinava São
Francisco de Assis.
Enfim, se a propaganda é a alma do negócio, não há porque guardar segredo
sobre o que temos a oferecer. Claro que o marketing pessoal deve ser feito
sempre de maneira elegante. E como diz um estilista, "elegância é a arte de se
fazer notado sem querer aparecer".