Negócios / Empreendedorismo - Rede de relacionamentos
Estamos, sem dúvida, na era da tecnologia. A cada dia fica mais difícil
lançar produtos que perdurem durante algum tempo no mercado sem que fiquem
rapidamente obsoletos ou sofram modificações. O que hoje é uma inovação, amanhã
será uma commodity. Hoje, por exemplo, o novo paradigma do momento
chama-se wireless. Uma tecnologia sem fios e sem cabos, que proporciona
alta portabilidade e mobilidade dos produtos eletroeletrônicos, tornando-os,
assim, mais independentes.
Porém, em um mundo interligado através da tecnologia, a conexão mais importante
continua sendo a humana. Essa conexão não permite a ausência de vínculos. Seu
lema é a interdependência. Com o passar do tempo, torna-se mais sólida e
não-obsoleta. Afinal, o que significa relacionar? Relacionar vem de fazer laços,
enlaçar, manter laços com pessoas.
Precisamos aprender a construir relacionamentos em um mundo “tragado” pela falta
de tempo. Ao mesmo tempo em que a tecnologia nos proporciona uma maior
capacidade de nos comunicarmos, ela pode ser inimiga do verdadeiro vínculo que
requer o contato pessoal, o toque e o olho no olho.
Nunca se teve tanto avanço tecnológico na comunicação e, ao mesmo tempo, tanta
distância nos contatos pessoais. Estamos na era do avanço virtual e da solidão
pessoal. Entramos em um processo de “desumanização dos relacionamentos”. Então
você pode dizer: como posso pedir algo ou relacionar-me com quem não vejo e não
sinto em sua real pessoalidade? Talvez pudéssemos afirmar que o avanço
tecnológico na comunicação virtual acabou por gerar um sexto sentido: “a
afetividade virtual”. Ela sente, mas não toca. Imagina, mas não vê. Deseja, mas
não se consuma. Simplesmente não se concretiza na sua totalidade.
Uma proposta que tem se tornado um poderoso meio na conquista e fidelização em
nossa rede de relacionamentos é o CRM – Customer Relationship Management.
Trata-se de uma importante ferramenta do marketing, que auxilia no processo de
relacionamento empresa X cliente. Ela não descarta a tecnologia, ao contrário
disso, a torna indispensável nesse processo de criar vínculos com toda a nossa
massa de consumidores. Seu lema é o marketing 1to1, que busca conhecer
cada cliente na sua individualidade para oferecer-lhe atendimento e soluções
personalizados. Seu objetivo é tratar clientes diferentes de forma diferente.
Seu foco é a relação e não a transação.
Para as empresas que desejam superar o prejuízo relacional, causado pelo
distanciamento e superficialidade que a era tecnológica e a quantidade de
informações nos trazem, o CRM torna-se imprescindível. Ele torna viável o
excelente conhecimento acerca de cada prospect, seus gostos, seus valores, seus
hábitos e suas tendências de compra. Dessa forma, será possível proporcionar
alta qualidade nos serviços e produtos, tornando-se, assim, uma empresa
competitiva no mercado, com o diferencial de um bom atendimento, logrando
sucesso diante do cenário seletivo da atual conjuntura mercadológica.
Confiança não se ganha, se conquista! Não se formam laços da noite para o dia.
Porém, depois de feitos, devem ser alimentados. Quando tivermos uma rede de
relacionamentos forte e bem-alimentada, seremos naturalmente alimentados por ela
também.
|