Uma idéia por si só não é suficiente para a criação de um negócio de sucesso
e que os
empreendedores devem sempre buscar a identificação de oportunidades. Mas
como fazer isso? Quais os passos? Ou, qual o caminho das pedras?
Bem, em primeiro lugar você deve permitir que sua curiosidade fique em evidência
e estar atento(a) a tudo o que ocorre à sua volta, principalmente aos problemas
do cotidiano que muitas pessoas reclamam a respeito, mas ninguém dá a devida
atenção para resolvê-los. O importante aqui é perceber que o problema deve ser
coletivo, ou seja, que não se trate de algo específico seu ou de poucas pessoas.
Explico melhor: um problema só se transformará em oportunidade de negócios
quando muitas pessoas sentirem seus efeitos...
Vamos citar um exemplo. Imagine que no seu
bairro , nos finais de semana, muitas pessoas acordem um pouco mais tarde e
queiram tomar café da manhã fora de casa, mas que não exista na região uma casa
de café para suprir tal necessidade de forma completa, que se diferencie das
padarias ou negócios similares que tentam atender esta demanda. Parece que você
está identificando uma oportunidade aqui... Mas cuidado! Você deve sempre se
certificar de que as pessoas realmente têm esta necessidade ou vontade não
atendida, ou ainda, que não estão satisfeitas com as ofertas existentes na
região. Como? Faça uma pesquisa para saber das preferências das pessoas e
identifique o perfil daqueles que têm este hábito. Procure saber que negócios já
suprem ou tentam suprir esta necessidade e, Bingo, talvez você tenha encontrado,
de fato, uma boa oportunidade de negócios.
Obviamente que antes de criar um negócio você deve fazer um estudo mais
criterioso de
investimento e retorno, de análise da concorrência e, principalmente, do
mercado potencial. Mas o início de tudo se dá pela oportunidade identificada e,
a partir daí, para uma análise mais detalhada. Nunca comece um negócio sem antes
passar pelas fases de identificação da oportunidade e de planejamento e análise
de viabilidade.