Passamos grande parte dos dias trabalhando, lidando com pessoas, equipes e
com nossos superiores. Freqüentemente somos pegos de surpresa em situações
alheias às nossas estimativas, ao planejamento, fora de nosso controle.
Desenvolvemos nossas atividades muitas vezes sem todos os recursos
operacionais necessários, sem estrutura, com equipamentos defasados, sem ar
condicionado, com quedas de conexões constantes e para completar, quase
sempre dependemos da formalização de determinada tarefa de alguém que não
possui o mesmo ritmo que o nosso, gerando atrasos que nos trazem correrias,
retrabalhos e horas extras.Se ao ler o parágrafo acima você teve uma sensação de déjà vu minha sugestão
é a seguinte: sorria!
Ficar irritado, impaciente, rabugento e agressivo não melhorará em nada os
resultados em seu ambiente de trabalho, ao contrário, sua aparência de pouca
simpatia causará distância dos colegas, os clientes reclamarão de você e seus
superiores afirmarão que você não possui equilíbrio emocional e nem capacidade
para trabalhar com as ferramentas disponíveis. Toda organização terá algo a mais
para se melhorar, seja em qualificação de seus profissionais, seja em
procedimentos ou estrutura. Assim como nós, as empresas passam por processos
constantes de melhorias e muitas destas são realizadas em longo prazo.
Há vários estudos realizados sobre a importância do bom humor no ambiente de
trabalho. O psicólogo norte-americano James Lin afirma que “quem ri junto,
trabalha melhor” pois as energias positivas vindas do bom humor e do sorriso
proporcionam a melhoria no ambiente de trabalho.
É certo também que as pessoas bem humoradas e sorridentes desencadeiam um
clima mais amigável e participativo dentro do ambiente de trabalho, até pelo
fato de que todos se sentem com vontade de se aproximarem, dialogarem e trocarem
informações. Já esta situação ocorre de forma contrária em lugares contaminados
pelo mau humor das pessoas inibindo quaisquer acessos positivos e carismáticos
de terceiros.
Um ambiente bem humorado torna-se mais criativo e produtivo enquanto um meio
mal humorado é pessimista, menos flexível e pouco criativo, apresentando ainda
grandes resistências a mudanças, e desta forma, limitado em seus resultados
devido à falta de motivação em buscar alternativas estimulantes para realização
das atividades.
Apesar da importância do bom humor no espaço de trabalho, é necessário que
esteja presente também nos níveis hierárquicos mais elevados, pois são as
referências para toda a equipe de colaboradores. Se os próprios Diretores de uma
empresa, por exemplo, forem extremamente fechados e mau-humorados irão refletir
em toda sua equipe, parte dessa imagem, minimizando o bom clima entre os
subordinados e automaticamente, reduzindo a criatividade, produtividade,
satisfação e motivação.
Para se conseguir o bom humor em um ambiente de trabalho, além de ser um
traço do perfil de cada indivíduo, é necessário reconhecer algumas condições que
geram a satisfação profissional e também influenciam na escolha dos candidatos.
Irei relacionar algumas:
- Busque uma profissão em que possa desenvolver diariamente o que você sabe
fazer de melhor, e com a qual mais se identifica;
- Busque sua felicidade. Não deixe para depois, não esconda seus sentimentos.
Lute pelo que realmente acredita;
- Se há alguma situação em que se sinta desconfortável, resolva-a o quanto
antes. Guardar este desconforto, apenas aumentará seu desgaste;
- Aja sempre com naturalidade, seja você mesmo;
- Capacite-se com freqüência. Participe de cursos, palestras, treinamentos,
seminários. O aprendizado é importante para manter-se atualizado e competitivo,
além de melhorar sua criatividade;
- Saiba ser tolerante com quem ainda não compreendeu seu temperamento ou seu
estilo de vida. Faça amigos, seja pró-ativo e participativo.
Conte uma piada, converse, fale sobre algo que achou interessante e sorria.
Revele seu carisma e simpatia para todos aqueles que dividem seu espaço. Mas
lembre-se: sempre com moderação.