Clique aqui para ir para a página inicial
 

Pular Links de Navegação
»
Home
Contato
Calculadoras
Consultoria
Conteúdo
Cotações
Perfil/Testes
Serviços
Parceiros
Mapa site
[HyperLink1]
Cadastrar
 
    
Assuntos

Total de artigos: 11132
    

 

 

Saúde - Postura errada no trânsito leva a dores crônicas e até mesmo lesões 

Data: 27/10/2008

 
 
Estima-se que o brasileiro dispense cerca de 2 horas e 36 minutos por dia no trânsito, de acordo com um levantamento realizado pelo Citigroup. Por conta disso, o país perde 5% em produtividade e os cidadãos, cerca de 33 dias por ano.

E os pontos negativos não se restringem a essas perdas. O mal posicionamento em carros, ônibus e no metrô leva muitas pessoas a ter problemas com a saúde que vão de dores a lesões.

De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Ginástica Holística (ABGH) e diretora do Instituto de Correção Postural que leva o seu nome, Patrícia Lacombe, é crescente o número de pacientes que vinculam dores crônicas à permanência em congestionamentos típicos dos grandes centros urbanos.

Como sentar corretamente?

A fim de prevenir problemas de saúde decorrentes da postura errada, a fisioterapeuta indica que "o primeiro passo é acomodar-se corretamente, independentemente do meio de locomoção, sentando sobre os ísquios - ossinhos do bumbum".

Quando um indivíduo mediano senta incorretamente, aumenta em 50 quilos a pressão sobre o disco L5, localizado na região lombar. Essa pressão, com o passar do tempo, ocasiona dores de cabeça, lombalgias e até hérnia de disco.

Além de se dirigir aos condutores, as dicas também devem ser seguidas pelos passageiros e acompanhantes, a fim de estabelecer o correto empilhamento da coluna, protegendo-a contra lesões.

Ajuste do retrovisor

Além disso, a especialista lembra que, primeiro, o motorista deve se sentar de forma correta sobre os ísquios, mantendo pernas e braços a uma distância que evite tensões desnecessárias, para somente depois fazer os ajustes no carro, como arrumar o retrovisor interno.

A fisioterapeuta explica que detectar dificuldades em relação ao retrovisor durante a viagem indica que a postura não está mais correta.

"Nesse caso, o motorista deve se alinhar novamente, ao invés de reajustar o espelho", complementa a Lacombe.

Otimizando o tempo

No caso de o congestionamento ser intenso, a ponto de o veículo ter de parar, a especialista indica que as pessoas utilizem o tempo perdido para realizar alguns exercícios preventivos.

"Pequenos movimentos podem fazer milagres na prevenção de dores musculares e articulares, além de problemas circulatórios", aponta. Então, confira alguns exercícios possíveis de realizar dentro do automóvel:
  • Para prevenir problemas nos joelhos: sentado, cruze uma das pernas sobre a outra fazendo um "4" e incline levemente o corpo para frente (mantendo a coluna reta). Mantenha a posição por 30 segundos e repita com a outra perna.
     
  • Tracionar a coluna, ganhar espaço entre as vértebras e solicitar musculatura profunda: sentado com a coluna alinhada sem encosto e com os pés paralelos, cruze as mãos na região da nuca. Quando soltar o ar respirado, faça uma tração em direção ao teto ao mesmo tempo em que apóia os pés no chão. Repita três vezes.
     
  • Favorecer relaxamento da musculatura cervical: sentado com as pernas cruzadas ou apoiadas no banco, segure a pela da região cervical , atrás do pescoço, como um grande beliscão, e então, faça cinco vezes o movimento de "sim" com a cabeça.

    Em seguida, na mesma posição, faça cinco vezes movimentos de "não" com a cabeça para as laterais.


 
Referência: InfoMoney
Aprenda mais !!!
Abaixo colocamos mais algumas dicas :

Assunto:Perguntas:
SaúdeA voz como instrumento de trabalho
Salário e negociação na carreiraE quando a promoção prometida não vem...o que fazer?
Carreira / EmpregoProfissional: sete pontos importantes sobre sucesso!
Modelos de documentosContrato - Particular de Compra e Venda - Estabelecimento Comercial
Finanças pessoaisFGTS: Imóveis, ações e aids permitem que trabalhador saque FGTS
ImóveisVai receber um possível comprador do seu imóvel? Saiba causar boa impressão
SaúdeCliente deve ser indenizado, se tratamento estético não tiver resultado esperado
ImóveisAntes de reformar seu imóvel, elabore um contrato para não ter de pagar mais
Ações / Bolsa de ValoresImposto de renda - Cálculo para recolhimento de IR: Como é definida a base sobre ganho de capital com ações?
AposentadoriaPrevidência Social - Quais são os requisitos da aposentadoria por tempo de contribuição - proporcional ou integral?