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Vendas - Treinamento de representantes e vendedores 

Data: 15/06/2007

 
 

Um grande desafio e preocupação das empresas tem sido a qualificação da sua força de vendas. Muitas horas de trabalho são direcionadas às atividades de recrutamento, seleção e treinamento dos responsáveis pelo sucesso final da organização. Contudo e apesar das inúmeras técnicas disponíveis no mercado, para cumprir esta função, os resultados não tem sido animadores para a maioria das organizações. A velocidade de atualização tecnológica dos compradores supera, com vantagem, o esforço de treinamento dos vendedores.

A concentração crescente de clientes, reduzindo drasticamente o número de compradores, a competição acirrada pelos melhores pontos de venda e a necessidade permanente de prestação de serviço, agregada a venda, vem fazendo com que os tradicionais vendedores fiquem em desvantagem em relação aos concorrentes mais habilitados.

Penso que uma das razões desta deficiência de desempenho esteja relacionada ao modelo de treinamento utilizado genericamente pelas empresas para a sua força de vendas. Avaliando os programas de atualização técnica dos vendedores, utilizado pelas empresas de sucesso, observamos que alguns procedimentos são comuns a todas elas. Uma das principais características encontradas se refere a periodicidade do treinamento. Observamos que os encontros se dão entre 3 a 4 vezes por ano, com o objetivo de manter um monitoramento constante das carências e dificuldades enfrentadas e corrigi-las rapidamente. Outro aspecto importante é o treinamento específico referente ao conhecimento técnico do produto. Conhecimento este que envolve desde o processo produtivo até as suas aplicações.

Desta forma o vendedor está habilitado a fazer o papel de "fornecedor de soluções", deixando para trás a imagem de simples tirador de pedidos.

Outra modificação importante que ocorre nos clientes é a ampliação do número de decisores com os quais o vendedor precisa negociar. O comprador não decide mais sozinho. A responsabilidade pela decisão de compra é compartilhada com mais e mais pessoas dentro da organização, além de existir a expectativa de que o fornecedor assuma partes importantes do processo, que antes eram exclusivas do cliente.

Os clientes tem cada vez mais acesso instantâneo a inúmeras informações que são utilizadas durante a negociação. Quanto melhor preparado estiver o vendedor menor será a chance de ser surpreendido por dados que ele desconhece.

Pensando nestas necessidade a Württemberg desenvolveu um programa de treinamento "in company" denominado "Força Total para a sua Força de Vendas".

Neste programa são abordados os três temas básicos para que a empresa tenha uma força de vend12 treinada e pronta para fazer frente aos desafios crescentes do mercado.

O primeiro módulo é dedicado ao Conhecimento do Produto. Neste espaço é aprofundado o conhecimento técnico do processo produtivo e das aplicações do produto. O segundo módulo é dedicado a Política Comercial da Empresa, quando se examina o procedimento comercial da organização, o desempenho passado e futuro da força de vendas. O terceiro módulo aborda Técnicas Avançadas de Vendas e Negociação, apresentando aos participantes uma metodologia que compreende desde o planejamento das visitas até o fechamento de negócios e o pós venda . O programa é construído em conjunto com a empresa em reuniões prévias. A principal vantagem deste tipo de treinamento é a participação conjunta da consultoria e dos executivos da empresa durante o evento. As tarefas são distribuídas e os apresentadores da empresa recebem treinamento prévio para desempenharem sua atividade.

Durante três dias os vendedores ou representantes da sua empresa recebem uma carga substancial de informações que além de instrumenta-los para a nova realidade do mercado, reforça o vínculo com a empresa e seus principais executivos.



 
Referência: vendasnet.com.br (Vitor Hugo A. Toss)
Autor: Vitor Hugo A. Toss
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