Networking significa rede de relacionamentos e anda de mãos
dadas com o sucesso nas vendas. As melhores vendas surgem por meio de indicações
de colegas e conhecidos, mas muitos só se lembram de acionar seus contatos
somente na hora de buscar uma nova colocação ou naquele último momento para
atingir uma meta, o que é um grande erro. O networking eficaz é
como uma estrada de mão dupla e deve ser uma relação ganha-ganha. Vamos ver
alguns pontos para construir e fazer o uso eficaz da sua rede e assim ajudar e
ser ajudado.
1. Organize e mantenha atualizado o seu banco de dados. Os softwares
de e-mail com seus catálogos de endereço ajudam em muito nesse caso. Sugiro que
tenha no mínimo os seguintes dados dos contatos: nome completo (coloque em
destaque o nome pelo qual a pessoa gosta de ser chamada), empresa e cargo;
telefone comercial e celular, endereço de e-mail, temas de interesse e data de
aniversário (somente dia e mês de nascimento).
2. Foque a qualidade dos contatos. Procure ter pessoas interessantes e
com quem você pode efetivamente contribuir. Mantenha em dia os contatos de
amigos de escola e da faculdade. Além de você ter mais intimidade o leque de
opções aumenta consideravelmente.
3. Não trate todos os contatos como amigos íntimos. Muito de seus
contatos pode ser pessoas que você conheceu em reuniões, visitas a clientes ou
fornecedores, treinamentos ou ainda em atividades sociais. Não exponha colegas
ao ridículo chamando-os por apelidos indesejáveis ou contando situações íntimas.
Não crie situações de constrangimento sem necessidade.
4. Lidere sem medo. Organize encontros, mas lembre-se que é normal
algumas pessoas aceitarem ou não o seu convite. Deixe bem claro qual é o seu
objetivo em tê-lo como contato e sempre forneça a opção de exclusão do seu banco
de dados.
5. Faça bom uso do e-mail e do MSN. Não perca tempo jogando conversa
fora. O envio de mensagens e fotos de mau gosto pode causar sua demissão e ter
inclusive complicações jurídicas. Não envie mensagens em que nada agregam no
desenvolvimento das pessoas.
6. Mantenha um networking saudável:
* na data do aniversário envie uma mensagem curta e escrita por você. Nada de
cartões virtuais!
* envie artigos de interesse comum a todos os contatos. Temas como vendas,
marketing e gestão de carreira são sempre bem vindos e servem a todos.
* quando o contato faz qualquer tipo de solicitação sempre responda. Mesmo
que você não possa ajudar ele percebe que você se importa.
* quando houver convites para encontros, almoços ou happy hour procure
participar. Nada substitui o contato humano. Dedique um bom tempo para conversar
e conhecer gente nova. Na impossibilidade de participar explique para o
organizador o motivo da sua ausência.
* promova a troca de livros e revistas entre seus contatos. Tanto na hora da
entrega quanto na devolução são bons momentos para uma boa conversa.
* uma excelente opção é dar aulas em faculdades ou trabalhar como facilitador
em programas de treinamento. Repassar conhecimentos é uma forma de se tornar uma
referência na área de atuação e quem sabe uma futura fonte para jornalistas.
* outra excelente opção é parar de postergar e fazer aquele curso tão
desejado. No mínimo, você vai conhecer gente nova, conviver com pessoas com os
mesmos interesses, trocar experiências, conhecer professores e ainda voltar a
estudar de uma forma mais sistematizada.
7. Faça um mapa de seus contatos. Para começar o seu
networking já e partir para a ação a primeira coisa a fazer é o seu
mapa de contatos. Escreva os nomes das pessoas que podem vir a fazer parte da
sua rede. Para facilitar separe os nomes por local ou situação em que você os
conheceu. É importante lembrar que o ideal é colocar os nomes de pessoas que
você se sinta à vontade para poder enviar um e-mail, fazer um contato telefônico
e convites para futuros encontros e atividades sociais.
Comece agora a criar novas oportunidades de vendas e bons negócios!