Os melhores motivadores não são as pessoas com o maior talento, de acordo com
matéria publicada na revista "Incentives". As qualidades pessoais importam mais.
Veja quais são as principais qualidades que um departamento de vendas deve ter
se quiser conquistar os melhores resultados possíveis:
1- Visão: uma visão clara sobre o que você quer que aconteça no seu
departamento, e um plano para transformar essa visão em realidade.
2- Comunicação: a habilidade de comunicar-se, o que significa reconhecer
as características pessoais de cada profissional dentro da equipe.
3- Mente aberta: um líder motivador deve ser o primeiro a admitir seus
próprios erros, bem como aceitar que as idéias de outras pessoas podem ter muito
valor.
4- Empatia: Você precisa preocupar-se tanto com as tarefas realizadas
pelas pessoas quanto pelas próprias pessoas. Ou seja, elas devem sentir que,
embora o trabalho seja muito importante para você, elas também são.
5- Personalidade Aberta: você deve gostar de lidar e falar com gente se
quiser trabalhar com vendas! Deixe todos saberem que você está pronto para o que
der e vier caso ocorra algum problema.
6- Bons exemplos: muitas vezes, a melhor forma de motivar alguém é
deixá-la ver um superior arregaçando as mangas e ajudando a fazer o que tiver
que ser feito.
7- Contribuições: você deve dar a todos a chance de contribuir. Pessoas
que participam ativamente da solução de problemas no trabalho, geralmente, estão
mais satisfeitas com seu trabalho e são bem mais produtivas. Como supervisor de
alguém, você pode agir como um técnico, estimulando de maneira que as pessoas
resolvam alguns problemas, e, reconhecendo seus esforços.
8- Entusiasmo: caso vá organizar um programa de incentivos, lembre-se que
existem 3 fases:
a) Estabelecer sua necessidade.
b) Estabelecer seu funcionamento.
c) Estabelecer o entusiasmo para que ele ocorra.