Com a idéia de que o comprometimento pode fazer com que produzam mais, 67%
dos profissionais que se consideram engajados afirmaram que podem causa impacto
na rentabilidade da empresa onde trabalham, de acordo com pesquisa realizada com
90 mil profissionais em 18 países pela consultoria em recursos humanos Towers
Perrin.
A pesquisa ainda concluiu que apenas 27% dos profissionais que não se sentem
engajados acreditam exercer a mesma influência. Em todo o Brasil, 37% das
pessoas entrevistadas disseram estar comprometidas e dispostas a dar "algo
mais", para ajudar suas empresas a ser bem-sucedidas.
Influências
De acordo com o consultor sênior da Towers Perrin no Brasil, Eduardo Prado,
é crucial enfatizar a importância do comprometimento da força de trabalho nos
resultados de uma empresa. "Um dos principais achados do estudo é que a
organização em si é a que mais influencia o engajamento dos empregados",
afirmou.
A pesquisa mostrou ainda que os valores pessoais e fatores como experiência no
trabalho provocam menor impacto no engajamento do que aquilo que a empresa faz.
Enquanto no mundo o interesse sincero da alta administração no bem-estar dos
empregados foi apontado como o principal estímulo, no Brasil foi a recompensa
oferecida pela organização em reconhecimento do atendimento excepcional a
clientes.
"As opiniões das pessoas sobre a empresa são também moldadas mais pelas ações e
afirmações da alta administração do que pelo que é dito e feito pelos chefes
diretos dos indivíduos".
Recompensa
O estudo mostrou ainda que os profissionais querem dar mais de si para suas
empresas e para seu trabalho, mas também querem uma visão mais clara do que vão
receber por isso. Além disso, eles necessitam dos líderes seniores para
demonstrar inspiração, visão e comprometimento.
No Brasil, 55% dos profissionais admitiram possuir excelentes oportunidades na
carreira, ante 57% que demonstram frustração com as decisões da empresa que
impactam na vida profissional.