Negócios / Empreendedorismo - Novo negócio: como escolher uma franquia?
As pessoas acreditam que, ao se filiar a uma rede de franquias,
diminuem os riscos de não obterem sucesso com o empreendimento. Isso porque elas
contarão com quem já tem experiência, oferecerão produtos e serviços testados e
trabalharão com uma marca já reconhecida.
Para que o sucesso aconteça, o novo empreendedor deve levar em consideração a
franquia que irá contratar. Para a consultora jurídica especializada em
relacionamentos de rede, Melitha Novoa Prado, a etapa inicial é a mais
importante e todo o cuidado é pouco.
Passo a passo
É por isso que a consultora dá os seguintes conselhos para as pessoas que sonham
em ter um negócio próprio e contam com uma franquia:
- O que é uma franquia? Saber como ela funciona é fundamental para iniciar a
procura pela rede ideal. Leia bons livros e revistas especializadas no assunto
para que possa discutir condições na hora da filiação.
- Quando escolher o ramo em que pretende atuar, cheque como anda o mercado.
Neste ponto, deve-se levar em consideração as áreas que o interessam, seus
talentos, aptidões e habilidades inatas.
- Faça primeiro uma seleção entre as franquias do ramo escolhido e depois
analise a idoneidade da rede. Para isso, basta fazer uma pesquisa na
Associação Brasileira de Franchising. A franquia ideal é aquela que se
posiciona de maneira transparente, não sonega informações, escolhe suas
filiadas e que não promete o impossível.
- Não é somente o empresário que escolhe a franquia. As redes realizam
processos de seleção, que variam de análises de perfil comportamental à
avaliação do potencial financeiro dos interessados. Participe de mais de um
destes processos, mas não assine nada antes do franqueador apresentar a
simulação financeira do negócio.
- Após a escolha, apresente os documentos legais, circular de oferta da
franquia, pré-contrato e contrato. Este último inclui licença de uso da marca,
transferência de tecnologia, fornecimento de produtos e prestação de serviços.
- No cotidiano da nova empresa, é preciso que o franqueador ofereça suporte
contínuo e apresentação de inovações. Já o franqueado precisa "vestir a
camisa!".
|